Cidades

Prefeitura busca novas técnicas de agricultura em Minas Gerais para o Centro de Difusão Tecnológica de Boa Vista

A Prefeitura de Boa Vista, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas (SMAAI) visitou a Embrapa Milho e Sorgo, em Sete Lagoas (MG), para conhecer o portfólio de ativos com tecnologia da empresa que possam ser usados em Boa Vista. E, dessa forma, melhorar a vida das famílias do campo e das comunidades indígenas.

De acordo com o secretário Guilherme Adjuto, a viagem teve o objetivo de conhecer mais a fundo o Sistema Antecipe, que está sendo estudado no Centro de Difusão de Tecnologia (CDT), na região do Bom Intento.

“Queremos estruturar o CDT, que possui uma área de 50 hectares, com tecnologias de pesquisa da Embrapa Milho e Sorgo. Em Roraima, a empresa já atua na modalidade de cooperação técnica com o Sistema Antecipe, onde estamos no terceiro ano de implantação com 2/5 hectares e buscamos viabilizar uma segunda safra de cultura de milho”, disse.

Nova safra em Boa Vista

O pesquisador da Embrapa Sorgo e Milho, Décio Karam, explicou que o Sistema Antecipe está atualmente em fase de adaptação para as diferentes regiões do país. Além disso, ele destacou que em Roraima, por exemplo, o produtor ainda não consegue fazer uma segunda safra.

“Antecipando o plantio do milho em até 20 dias, produtores poderão viabilizar uma segunda safra, ou seja, uma janela será aberta pelo Antecipe. Em áreas experimentais de Roraima, com a implantação desse Sistema, conseguimos incrementos de até 21 sacas de milho por hectare”, afirmou.

Sistema Antecipe e tecnologia integrada

Como o próprio nome diz, o sistema busca antecipar a instalação da segunda safra, conhecida como “safrinha”. De acordo com o engenheiro agrônomo da SMAAI, Fábio Guths, esse ano, a pesquisa conta com uma máquina de plantio intercalado. A Embrapa desenvolveu o equipamento, que consegue semear uma segunda cultura na entrelinha da que já está instalada.

A expectativa de 2024 é utilizar a máquina em uma área maior no campo experimental, com diversos ensaios diferentes como: a soja, milho, sorgo, capim e outras culturas que possam se tornar interessantes para o agricultor.

“No CDT, temos a cultura de soja instalada e estamos semeando a de milho na entrelinha. Em Minas Gerais, eles já conseguiram antecipar em até 20 dias a ‘safrinha’, sem causar nenhum prejuízo para soja e milho. Já em Roraima, vamos verificar quantos dias conseguimos antecipar essa cultura de safrinha, se ela será viável ou qual outra se adaptará a nossa região”, explicou.

Dessa forma, Fábio ressalta ainda que a colheita da soja no Campo Experimental de Boa Vista está prevista para o final de agosto. E o resultado da colheita do milho pelo Sistema Antecipe será após 120 dias, onde mostrará as parcelas da pesquisa.

Fonte: Da Redação

Ian Vitor Freitas

Recent Posts

Escolas municipais conquistam 1º e 2º lugar no Prêmio Sebrae Tamanduá Bandeira

Trabalhos reafirmam o papel transformador da educação de Boa Vista na construção de um futuro…

24 minutos ago

Prefeitura com Você reforça cuidado com a saúde do homem no Silvio Leite

Ação ocorre neste sábado, 23, no CRAS do bairro, oferecendo diversos serviços municipais à população…

35 minutos ago

Arthur Henrique entrega 260 títulos definitivos para moradores de 35 bairros

A iniciativa busca garantir segurança jurídica, valorização dos imóveis e melhoria na qualidade de vida…

44 minutos ago

Apostas enganosas: Ministério denuncia 25 canais online no YouTube

Sites recebiam dinheiro de apostadores e não pagavam prêmio prometido

3 horas ago

Veja 10 dicas para fazer compras seguras na Black Friday

Federação dos Bancos alerta que golpistas aproveitam período para criar lojas falsas em redes sociais…

4 horas ago

II Feira de Resultados de projetos sociais do TJ/RR acontece neste sábado, 23

Evento é aberto ao público e ocorre no estacionamento da praça Fábio Marques Paracat, às…

5 horas ago