Cidades

Prefeitura de Boa Vista conduz pesquisas com usuários de transporte público coletivo para entender demandas

A Prefeitura de Boa Vista continua a série de pesquisas para a elaboração do primeiro Plano de Mobilidade Urbana Sustentável (PMUS) da cidade. Desta vez, o foco está nos usuários do transporte público coletivo. Entre os dias 24 e 28 de junho, ocorrerão duas pesquisas principais: a Pesquisa “Sobe e Desce” nas linhas de transporte público. E a Pesquisa de “Origem e Destino” nos Terminais de Integração.

Pesquisa “Sobe e Desce”

Será conduzida nos horários de pico, das 7h às 9h, das 11h30 às 14h e das 17h às 19h. Conforme o arquiteto, urbanista e membro do comitê gestor do PMUS, Ricardo Freitas, o objetivo é entender quais paradas de ônibus estão mais sobrecarregadas e como ocorre a demanda em cada linha. Este estudo permitirá a estimativa de parâmetros importantes para a análise do sistema de transporte público, como. por exemplo, o Índice de Passageiro por Quilômetro (IPK).

“Os pesquisadores, devidamente treinados e identificados, estarão embarcados nos veículos e registrarão, a cada ponto de parada, a quantidade de passageiros que embarcam e desembarcam. Este levantamento é essencial para identificar pontos de maior demanda e ajustar a oferta de serviços de acordo com as necessidades reais dos usuários”, explicou.

Pesquisa de origem e destino nos terminais de integração

Ao mesmo tempo, ocorrerá a Pesquisa de “Origem e Destino” nos Terminais de Integração Luiz Canuto Chaves e José Campanha Wanderley, também entre os dias 24 e 28 de junho, nos períodos das 7h às 11h e das 14h às 18h. Esta pesquisa seguirá a mesma metodologia das pesquisas anteriores sobre o tema, utilizando questionários digitais.

Os entrevistadores coletarão dados sobre a origem e destino dos usuários do transporte coletivo, com foco nas paradas de transferência e nos motivos das viagens. Este levantamento ajudará a mapear os trajetos mais utilizados e as necessidades dos usuários, contribuindo para um planejamento mais eficiente e inclusivo.

Importância das pesquisas

A prefeitura já conduziu diversas outras pesquisas como parte deste esforço. Entre os dias 27 de maio e 14 de junho, ocorreu a pesquisa de origem e destino com ciclistas em 31 pontos estratégicos da cidade.

Além disso, entre os dias 10 e 15 de junho, a Pesquisa de Linha de Contorno coletou informações sobre a origem e destino de veículos de passeio e de transporte de carga nas rodovias utilizadas como entrada e saída de Boa Vista.

Essas pesquisas são parte integral do PMUS, que visa compreender os principais desafios enfrentados no transporte urbano e estabelecer diretrizes para um sistema de mobilidade seguro e inclusivo. O plano busca promover a mobilidade sustentável, melhorar a qualidade de vida urbana, reduzir os impactos ambientais e aumentar a eficiência dos deslocamentos.

Fonte: Da Redação

Lara Muniz

Recent Posts

Governo cria grupo de trabalho para evitar uso do Bolsa Família com apostas online

Nota técnica elaborada pelo Banco Central (BC) mostrou que os beneficiários do auxílio gastaram R$…

3 horas ago

Comerciante é preso no Amazonas suspeito de estuprar duas crianças de 6 e 9 anos que atraiu com bombons em Rorainópolis

Testemunhas presenciaram o acusado chamando crianças para dentro de sua casa ofertando bombons

4 horas ago

Servidora da Maternidade de RR relata falta de vagas em blocos e alimentação para pacientes e acompanhantes: ‘está um caos’

Print de uma mensagem enviada a servidores do local na manhã deste sábado, 28, diz…

5 horas ago

Na maternidade reformada: pacientes ficam em cadeiras após o parto e acompanhantes dormem no chão; veja vídeo

Maternidade foi inaugitada às pressas em campanha eleitoral, antes mesmo da compra dos móveis

7 horas ago

Mulheres ganham 18,7% a menos que homens em Roraima, aponta relatório

Documento reúne informações de 88 empresas roraimenses com 100 ou mais funcionários

8 horas ago

Morre candidato a prefeito de Amajari vítima de atentado

Antonio Etelvino Almeida, o Toinho da Aderr, estava internado na UTI do HGR após ter…

9 horas ago