A Prefeitura de Boa Vista continua a série de pesquisas para a elaboração do primeiro Plano de Mobilidade Urbana Sustentável (PMUS) da cidade. Desta vez, o foco está nos usuários do transporte público coletivo. Entre os dias 24 e 28 de junho, ocorrerão duas pesquisas principais: a Pesquisa “Sobe e Desce” nas linhas de transporte público. E a Pesquisa de “Origem e Destino” nos Terminais de Integração.
Será conduzida nos horários de pico, das 7h às 9h, das 11h30 às 14h e das 17h às 19h. Conforme o arquiteto, urbanista e membro do comitê gestor do PMUS, Ricardo Freitas, o objetivo é entender quais paradas de ônibus estão mais sobrecarregadas e como ocorre a demanda em cada linha. Este estudo permitirá a estimativa de parâmetros importantes para a análise do sistema de transporte público, como. por exemplo, o Índice de Passageiro por Quilômetro (IPK).
“Os pesquisadores, devidamente treinados e identificados, estarão embarcados nos veículos e registrarão, a cada ponto de parada, a quantidade de passageiros que embarcam e desembarcam. Este levantamento é essencial para identificar pontos de maior demanda e ajustar a oferta de serviços de acordo com as necessidades reais dos usuários”, explicou.
Ao mesmo tempo, ocorrerá a Pesquisa de “Origem e Destino” nos Terminais de Integração Luiz Canuto Chaves e José Campanha Wanderley, também entre os dias 24 e 28 de junho, nos períodos das 7h às 11h e das 14h às 18h. Esta pesquisa seguirá a mesma metodologia das pesquisas anteriores sobre o tema, utilizando questionários digitais.
Os entrevistadores coletarão dados sobre a origem e destino dos usuários do transporte coletivo, com foco nas paradas de transferência e nos motivos das viagens. Este levantamento ajudará a mapear os trajetos mais utilizados e as necessidades dos usuários, contribuindo para um planejamento mais eficiente e inclusivo.
A prefeitura já conduziu diversas outras pesquisas como parte deste esforço. Entre os dias 27 de maio e 14 de junho, ocorreu a pesquisa de origem e destino com ciclistas em 31 pontos estratégicos da cidade.
Além disso, entre os dias 10 e 15 de junho, a Pesquisa de Linha de Contorno coletou informações sobre a origem e destino de veículos de passeio e de transporte de carga nas rodovias utilizadas como entrada e saída de Boa Vista.
Essas pesquisas são parte integral do PMUS, que visa compreender os principais desafios enfrentados no transporte urbano e estabelecer diretrizes para um sistema de mobilidade seguro e inclusivo. O plano busca promover a mobilidade sustentável, melhorar a qualidade de vida urbana, reduzir os impactos ambientais e aumentar a eficiência dos deslocamentos.
Fonte: Da Redação
Evento é aberto ao público e ocorre no estacionamento da praça Fábio Marques Paracat, às…
De acordo com a Receita Federal, cerca de 220 mil contribuintes receberão R$ 558,8 milhões
Denunciante pede ajuda das autoridades para verificar situação
Suspeito tentou fugir para Bonfim. Prisão aconteceu nesta quinta-feira, 21
Crime ocorreu em 2019, quando a vítima estava sozinha com o tio. Ele ainda tentou…
Foram mais de 4 mil alvarás de construção emitidos, o que rendeu à capital como…