Cidades

Prefeitura de Boa Vista faz primeira silagem de girassol em RR e ensina processo para acadêmicos, produtores e profissionais do campo

A Prefeitura de Boa Vista iniciou a silagem de girassol nesta terça-feira, 3. Antes do processo, os acadêmicos, produtores e profissionais do campo participaram de uma palestra para entender as etapas. É a primeira vez que ocorre a silagem do girassol em Roraima.

Além da planta, a Secretaria Municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas (SMAAI) também faz a silagem do cultivo de milho. O processo consiste em preservar forragens que garantem alimento nutritivo para os animais em períodos de grandes secas e situações que podem afetar a pastagem de forma a comprometer a vida dos animais.

“Essa é uma novidade para Roraima, o primeiro Dia de Campo sobre silagem de girassol. Aprender esse método é fundamental, especialmente após a seca e o ataque de lagartas que danificaram pastagens. Em parceria com a UFRR (Universidade Federal de Roraima), estamos aprendendo a fazer a silagem, abordando técnicas de corte, análise de nutrientes e armazenamento para garantir alimentos durante o verão”, disse o secretário responsável pela SMAAI, Guilherme Adjuto.

Aula teórica antes da prática

Quem ministrou a palestra para explicar sobre as etapas e os benefícios da silagem do girassol foi o doutor e professor do curso de Zootecnia da UFRR, Jalison Lopes. Ele é pesquisador da área de forragens conservadas, produção de bovino, bem como conservação de forrageiras.

“Posso afirmar que trabalhar com girassol é uma realização profissional. Nas vezes em que visitei o CDT com a minha família, para acompanhar a AgroBV, ficava admirando o campo de girassóis, imaginando tudo que poderíamos fazer para aproveitar a plantação. É uma possibilidade de ajudar os produtores a enfrentarem a seca sem grandes prejuízos”, contou Jalison.

O acadêmico Adriel Montelo tem 24 anos e está no 8° semestre de Zootecnia. “A primeira silagem de girassol acontece aqui no campo da prefeitura e eu fico feliz de fazer parte desse momento. É muito importante que a academia se junte aos órgãos governamentais em busca de melhorias para os produtores. Principalmente durante o período de estiagem”, afirmou.

Zenilde Dias, de 53 anos, mora na região do Bom Intento e é produtora rural. “Já estou planejando cultivar girassol e fazer a silagem, até porque tem muito rendimento. Sou produtora de rosa-do-deserto e amo flores. A palestra despertou a minha curiosidade”, relatou.

Recursos agrícolas

Além do CDT, a Prefeitura de Boa Vista, por meio da SMAAI, fornece a máquina para cortar os girassóis, o trator para compactar, assim como a caçamba para o transporte da silagem. É um trabalho de ampliação de informações e conhecimentos, visando dar ainda mais suporte aos produtores rurais. Logo após a finalização do processo, todo o material da silagem será distribuído para parceiros do município, como a UFRR.

Fonte: Da Redação

Lara Muniz

Recent Posts

Acidente: caminhão passa por cima de motocicleta e duas mulheres ficam feridas

Vídeo mostra momento do acidente no cruzamento da Av. Ataíde Teive com a Av. Nossa…

9 horas ago

Tribunal do Júri condena réu a 26 anos por feminicídio em Caracaraí-RR

O Tribunal do Júri da Comarca de Caracaraí condenou, na última quinta-feira, 27 de novembro,…

11 horas ago

Feira de soluções sustentáveis incentiva potencial empreendedor de alunos em Boa Vista

Evento em parceria com o Sebrae reúne cerca de 600 estudantes de quatro escolas da…

14 horas ago

Natal deve movimentar mais de R$ 150 milhões no comércio roraimense

Hiper e supermercados, além de vestuário, calçados e acessório, se destacam entre os setores que…

15 horas ago

Joner Chagas é internado no HGR uma semana após ser preso pela PF

Ex-prefeito foi levado para a Penitenciária Agrícola de Monte Cristo e chegou a sorrir para…

15 horas ago

SUS terá teleatendimento em saúde mental para compulsão por bets

Governo também lança plataforma para usuário bloquear CPF em jogos

16 horas ago