A Prefeitura de Boa Vista vai lançar a campanha de prevenção contra queimadas e incêndios. A partir desta quarta-feira, (11) vão ocorrer diversas ações na área urbana da cidade.
Amazônia está passando por uma forte estiagem, que vem agravando a estação seca na região Norte, causando um volume de chuvas muito abaixo do normal para o período, e é nessa época que a incidência de queimadas cresce consideravelmente.
A iniciativa é coordenada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) e tem parceria com as Secretariais Municipais de Finanças (SEPF), de Projetos Especiais (SMPE) e a equipe do Prevfogo do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).
Assim, a primeira ação será a partir das 16h, com uma blitz educativa no cruzamento da Avenida Ene Garcez com Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, no bairro Aeroporto. Ela vai seguir com visitas de equipes do programa Braços Abertos aos bairros mais afetados com queimadas na cidade, e vai levar informações sobre prevenção aos moradores dessas localidades.
De acordo com o secretário da SEMMA, Alexandre dos Santos, os bairros mais citados nas denúncias de queimadas registradas na Central 156 este ano, são: Caçari, Paraviana, 13 de Setembro, São Bento, Jóquei Clube, Operário e Senador Hélio Campos.
Dessa forma, ele destacou que a principal intenção dessa campanha é levar a conscientização para as pessoas sobre o grave momento de estiagem que a região Norte está vivendo. E alertá-las para o perigo das queimadas.
“A proposta é diminuir o índice de queimadas na área urbana da cidade. Sensibilizando e conscientizando para não atear fogo em quintais, terrenos baldios, matas. Bem como não cortar árvores e deixar galhadas nas ruas. Porque tudo isso facilita a ocorrência de incêndios devido às altas temperaturas registradas neste período. Qualquer pessoa pode denunciar a prática desses crimes ambientais, ligando para a central 156”, enfatizou o secretário.
Atualmente, está em vigor a lei federal de Crimes Ambientais. Ela proíbe qualquer dano causado ao meio ambiente, e sujeita o infrator a responder nas esferas civil, administrativa e criminal. Além disso, em Boa Vista, temos a lei municipal que proíbe a queima de quaisquer resíduos orgânicos ou inorgânicos na zona urbana da cidade.
Fonte: Da Redação
Reuniões estavam previstas para terminar em 18 de dezembro
Maior queda foi observada na Bahia, com recuo de 1,4 ponto percentual
Trabalhos reafirmam o papel transformador da educação de Boa Vista na construção de um futuro…
Ação ocorre neste sábado, 23, no CRAS do bairro, oferecendo diversos serviços municipais à população…
A iniciativa busca garantir segurança jurídica, valorização dos imóveis e melhoria na qualidade de vida…
Sites recebiam dinheiro de apostadores e não pagavam prêmio prometido