Cidades

Prefeitura de Boa Vista libera 400 toneladas de insumos para produtores da agricultura familiar

Calcário, fósforo, NPK, ureia, cloreto de potássio e sementes estão entre os insumos liberados pela Prefeitura de Boa Vista a produtores rurais inscritos no Plano Municipal de Desenvolvimento do Agronegócio (PMDA), para a safra de inverno 2025.

Assim, a retirada de 400 toneladas de produtos tem ocorrido no Centro de Difusão Tecnológica (CDT). Ele está localizado na região do Bom Intento, zona rural do município.

Com o planejamento da gestão municipal, a agricultura familiar recebe os insumos no período correto para execução do plantio dentro do calendário agrícola. Isso respeitando as condições climáticas da região. De acordo com o prefeito Arthur Henrique, as ações fortalecem a economia local e gera empregos, ao mesmo tempo em que contribui para a redução de desigualdades no campo.

“Incentivamos práticas agrícolas modernas e produtivas, ampliando a capacidade de produção e abastecimento às famílias produtoras. Nosso compromisso é fortalecer a agricultura familiar, oferecendo incentivos como disponibilização de insumos, máquinas, implementos e assistência técnica especializada, garantindo o desenvolvimento sustentável e valorizando o trabalho no campo”, disse.

Apoio a agricultura familiar

Hoje, o PMDA atende 1.615 famílias agricultoras na capital. Ao longo dos anos, a Prefeitura trabalha para humanizar o trabalho no campo e garantir segurança alimentar à população. Além disso, a produtora Sulamita Moreira está há 7 anos na região do Projeto de Assentamento Nova Amazônia, zona rural da capital. Ela retirou fósforo, NPK, ureia e cloreto de potássio para seguir com o cultivo.

“Produzo batata-doce, macaxeira, feijão, milho e melancia na minha propriedade. Sem o PMDA, eu não conseguiria produzir todas as culturas que trabalho. A Prefeitura de Boa Vista está sempre com a gente, seja na correção do solo, no plantio ou na colheita, com máquinas para agilizar todo o processo de produção”, contou.

Incentivos agrícolas

Agricultores fazem a retirada de insumos com subsídio de 50% do valor total. Ao longo do processo, tudo que o produtor paga até a data de vencimento é disponibilizado um desconto de 50% do montante. Os beneficiários dispõem ainda de prazo de carência com tempo para plantar, colher e vender. Assim, com o resultado da produção, as famílias pagam os insumos recebidos.

Por fim, em seis frentes de trabalho, as equipes da Secretaria Municipal de Agricultura estarão finalizando na próxima semana o plantio de aproximadamente 1.200 hectares de soja e milho. O resultado é o atendimento de 280 famílias e distribuição de  510 toneladas de insumos para a agricultura familiar e indígena.

Fonte: Da Redação

Polyana Girardi

Recent Posts

Padronização para horário de entrada e saída de hotéis começa a valer no país

Portaria do Ministério do Turismo deu prazo de 90 dias para adequação às regras

53 minutos ago

Senador diz que vai acionar Conselho de Ética contra Hiran

Parlamentares tiveram uma discussão em sessão da Comissão de Assuntos Sociais por causa de um…

2 horas ago

Mais de 250 mil roraimenses estão endividados, mostra Serasa

Dado, referente ao mês de novembro, é do Mapa da Inadimplência e Negociação de Dívidas…

3 horas ago

Passe Livre Estudantil é aprovado pela Câmara de Vereadores de Boa Vista

Com a aprovação, o Passe Livre Estudantil poderá valer a partir de 1º de fevereiro…

3 horas ago

Câmara Municipal de Boa Vista aprova seletivo da Educação com 3,4 mil vagas

Projeto de Lei, de autoria do prefeito Arthur Henrique, foi votado em caráter de urgência…

4 horas ago

Boa Vista celebra avanço na educação com mais de 70 % de alunos alfabetizados em 2025

Conquista é celebrada com homenageia aos professores da rede municipal

4 horas ago