Cidades

Prefeitura de Boa Vista libera 400 toneladas de insumos para produtores da agricultura familiar

Calcário, fósforo, NPK, ureia, cloreto de potássio e sementes estão entre os insumos liberados pela Prefeitura de Boa Vista a produtores rurais inscritos no Plano Municipal de Desenvolvimento do Agronegócio (PMDA), para a safra de inverno 2025.

Assim, a retirada de 400 toneladas de produtos tem ocorrido no Centro de Difusão Tecnológica (CDT). Ele está localizado na região do Bom Intento, zona rural do município.

Com o planejamento da gestão municipal, a agricultura familiar recebe os insumos no período correto para execução do plantio dentro do calendário agrícola. Isso respeitando as condições climáticas da região. De acordo com o prefeito Arthur Henrique, as ações fortalecem a economia local e gera empregos, ao mesmo tempo em que contribui para a redução de desigualdades no campo.

“Incentivamos práticas agrícolas modernas e produtivas, ampliando a capacidade de produção e abastecimento às famílias produtoras. Nosso compromisso é fortalecer a agricultura familiar, oferecendo incentivos como disponibilização de insumos, máquinas, implementos e assistência técnica especializada, garantindo o desenvolvimento sustentável e valorizando o trabalho no campo”, disse.

Apoio a agricultura familiar

Hoje, o PMDA atende 1.615 famílias agricultoras na capital. Ao longo dos anos, a Prefeitura trabalha para humanizar o trabalho no campo e garantir segurança alimentar à população. Além disso, a produtora Sulamita Moreira está há 7 anos na região do Projeto de Assentamento Nova Amazônia, zona rural da capital. Ela retirou fósforo, NPK, ureia e cloreto de potássio para seguir com o cultivo.

“Produzo batata-doce, macaxeira, feijão, milho e melancia na minha propriedade. Sem o PMDA, eu não conseguiria produzir todas as culturas que trabalho. A Prefeitura de Boa Vista está sempre com a gente, seja na correção do solo, no plantio ou na colheita, com máquinas para agilizar todo o processo de produção”, contou.

Incentivos agrícolas

Agricultores fazem a retirada de insumos com subsídio de 50% do valor total. Ao longo do processo, tudo que o produtor paga até a data de vencimento é disponibilizado um desconto de 50% do montante. Os beneficiários dispõem ainda de prazo de carência com tempo para plantar, colher e vender. Assim, com o resultado da produção, as famílias pagam os insumos recebidos.

Por fim, em seis frentes de trabalho, as equipes da Secretaria Municipal de Agricultura estarão finalizando na próxima semana o plantio de aproximadamente 1.200 hectares de soja e milho. O resultado é o atendimento de 280 famílias e distribuição de  510 toneladas de insumos para a agricultura familiar e indígena.

Fonte: Da Redação

Polyana Girardi

Recent Posts

Acidente: caminhão passa por cima de motocicleta e duas mulheres ficam feridas

Vídeo mostra momento do acidente no cruzamento da Av. Ataíde Teive com a Av. Nossa…

9 horas ago

Tribunal do Júri condena réu a 26 anos por feminicídio em Caracaraí-RR

O Tribunal do Júri da Comarca de Caracaraí condenou, na última quinta-feira, 27 de novembro,…

11 horas ago

Feira de soluções sustentáveis incentiva potencial empreendedor de alunos em Boa Vista

Evento em parceria com o Sebrae reúne cerca de 600 estudantes de quatro escolas da…

13 horas ago

Natal deve movimentar mais de R$ 150 milhões no comércio roraimense

Hiper e supermercados, além de vestuário, calçados e acessório, se destacam entre os setores que…

14 horas ago

Joner Chagas é internado no HGR uma semana após ser preso pela PF

Ex-prefeito foi levado para a Penitenciária Agrícola de Monte Cristo e chegou a sorrir para…

14 horas ago

SUS terá teleatendimento em saúde mental para compulsão por bets

Governo também lança plataforma para usuário bloquear CPF em jogos

15 horas ago