Cidades

Prefeitura de Boa Vista libera 400 toneladas de insumos para produtores da agricultura familiar

Calcário, fósforo, NPK, ureia, cloreto de potássio e sementes estão entre os insumos liberados pela Prefeitura de Boa Vista a produtores rurais inscritos no Plano Municipal de Desenvolvimento do Agronegócio (PMDA), para a safra de inverno 2025.

Assim, a retirada de 400 toneladas de produtos tem ocorrido no Centro de Difusão Tecnológica (CDT). Ele está localizado na região do Bom Intento, zona rural do município.

Com o planejamento da gestão municipal, a agricultura familiar recebe os insumos no período correto para execução do plantio dentro do calendário agrícola. Isso respeitando as condições climáticas da região. De acordo com o prefeito Arthur Henrique, as ações fortalecem a economia local e gera empregos, ao mesmo tempo em que contribui para a redução de desigualdades no campo.

“Incentivamos práticas agrícolas modernas e produtivas, ampliando a capacidade de produção e abastecimento às famílias produtoras. Nosso compromisso é fortalecer a agricultura familiar, oferecendo incentivos como disponibilização de insumos, máquinas, implementos e assistência técnica especializada, garantindo o desenvolvimento sustentável e valorizando o trabalho no campo”, disse.

Apoio a agricultura familiar

Hoje, o PMDA atende 1.615 famílias agricultoras na capital. Ao longo dos anos, a Prefeitura trabalha para humanizar o trabalho no campo e garantir segurança alimentar à população. Além disso, a produtora Sulamita Moreira está há 7 anos na região do Projeto de Assentamento Nova Amazônia, zona rural da capital. Ela retirou fósforo, NPK, ureia e cloreto de potássio para seguir com o cultivo.

“Produzo batata-doce, macaxeira, feijão, milho e melancia na minha propriedade. Sem o PMDA, eu não conseguiria produzir todas as culturas que trabalho. A Prefeitura de Boa Vista está sempre com a gente, seja na correção do solo, no plantio ou na colheita, com máquinas para agilizar todo o processo de produção”, contou.

Incentivos agrícolas

Agricultores fazem a retirada de insumos com subsídio de 50% do valor total. Ao longo do processo, tudo que o produtor paga até a data de vencimento é disponibilizado um desconto de 50% do montante. Os beneficiários dispõem ainda de prazo de carência com tempo para plantar, colher e vender. Assim, com o resultado da produção, as famílias pagam os insumos recebidos.

Por fim, em seis frentes de trabalho, as equipes da Secretaria Municipal de Agricultura estarão finalizando na próxima semana o plantio de aproximadamente 1.200 hectares de soja e milho. O resultado é o atendimento de 280 famílias e distribuição de  510 toneladas de insumos para a agricultura familiar e indígena.

Fonte: Da Redação

Polyana Girardi

Recent Posts

Cinco homens tentam transportar diesel irregularmente e PRF apreende 12 mil litros do combustível em Pacaraima

Suspeitos fugiram pela mata durante abordagem na BR-174 e não foram localizados

29 minutos ago

Escola São José inicia ano letivo sem copa, centrais de ar e com banheiro em reforma, diz denúncia

Alunos relatam calor, salas de aula sem estrutura básica e banheiro improvisado

2 horas ago

Licença-paternidade pode chegar a 20 dias; projeto aguarda votação no Senado

Matéria está pronta para entrar na pauta do Plenário, que retoma as atividades neste mês

4 horas ago

Pix passa a ser rastreado em todos os bancos para evitar golpes a partir desta segunda

Medida permite o bloqueio de valores em contas intermediárias e a devolução de recursos em…

5 horas ago

Ovo mais barato: preços atingem menor patamar de janeiro em seis anos

Em janeiro, valores estavam até 27% inferiores aos registrados há um ano atrás

6 horas ago