Cidades

Prefeitura de Boa Vista prorroga campanha de recadastramento para usuários do transporte público até 17 de abril

Para garantir que todos os usuários do transporte público coletivo consigam fazer o recadastramento para habilitação da biometria facial, a Prefeitura de Boa Vista prorrogou até o dia 17 de abril os atendimentos ao público. Após esse prazo, quem não atualizar o cadastro não poderá mais utilizar o cartão nos novos validadores de bilhetagem eletrônica, equipados com a nova tecnologia.

O atendimento ocorre na sala de fiscalização de transportes, no Terminal de Ônibus Urbano José Campanha Wanderley, no Centro, das 7h às 17h. Além disso, o recadastramento é gratuito e o cidadão deve apresentar cópias e originais do RG, CPF e comprovante de residência.

Estudantes devem apresentar comprovante de matrícula ou declaração de vínculo com a instituição de ensino. Por outro lado, para pessoas com deficiência (PCDs), além dos documentos pessoais, devem estar com o laudo atualizado. Quem utiliza o Cartão Cidadão deve apresentar apenas os documentos pessoais.

Desde o início da campanha, em janeiro, menos da metade dos usuários atualizaram o cadastro. De acordo com Tiago Lima, gerente da Cidade de Boa Vista Transportes Urbanos Ltda., empresa com a concessão do transporte público coletivo na capital, após 17 de abril ainda será possível fazer o recadastramento.

“Removeremos os validadores antigos e, para voltar a utilizar o cartão, o cidadão deverá atualizar o cadastro. Não faremos mais recargas nos cartões antigos para agilizar o processo”, pontua.

Campanha de recadastramento

Iniciada em janeiro, a campanha priorizou inicialmente o público preferencial com gratuidade total, começando pelos idosos, com cerca de 3 mil beneficiários, e pessoas com deficiência (PCD), com aproximadamente 3 mil passageiros.

Posteriormente, no mês seguinte, os estudantes, com cerca de 10 mil cadastrados, que têm desconto de 50% na tarifa, receberam atendimento. Em março, iniciou-se o atendimento aos 3 mil passageiros do público geral que utilizam o cartão cidadão.

Mais segurança

O novo sistema reconhece a identidade da pessoa a partir de uma imagem capturada pela câmera integrada ao aparelho. Dessa forma, a imagem é comparada com a foto do cadastro do usuário, e se houver compatibilidade, o acesso é liberado. Caso contrário, o cartão pode ser bloqueado, e o usuário pode ser notificado.

Fonte: Da Redação

Ian Vitor Freitas

Recent Posts

Nunes Marques pede mais 30 dias para analisar processo de cassação do governador de Roraima

Processo está parado desde o dia 11 de novembro, quando o ministro fez o segundo…

6 horas ago

Roraima reúne agricultores e movimentos sociais para debater o futuro do campo

Com o tema “Brasil Rural: Raiz da Vida, Fonte do Bem Viver”, o evento acontece…

10 horas ago

Paciente com doença renal denuncia cancelamento do TFD

Conforme relato, José de Sousa, chegou a viajar para Porto Alegre, no entanto, precisou retornar…

10 horas ago

Vacina contra bronquiolite está disponível em todas as UBS’s de Boa Vista

Imunizante é destinado a gestantes a partir da 28ª semana

11 horas ago

Estudo revela como o consumidor boa-vistense pretende gastar neste Natal

Pesquisa detalha os presentes mais buscados. Entre eles, estão roupas, perfumes, cosméticos e brinquedos

12 horas ago

Avenida Luiz Canuto Chaves recebe obras de recapeamento

Serviço da Prefeitura integra pacote de 81 trechos de ruas em 14 bairros de Boa…

13 horas ago