Cidades

Prefeitura empossa novos guardas civis municipais para fortalecer segurança da população em Boa Vista

A Prefeitura de Boa Vista realizou a cerimônia de posse de 30 Guardas Civis Municipais aprovados no concurso de 2023. O evento ocorreu no auditório da Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Trânsito (SMST), no bairro 31 de Março. Com esta convocação, o efetivo da GCM passará de 315 para 345 agentes.

“Nos últimos três anos, o município investiu muito na Guarda Civil Municipal. Aumentar o efetivo significa reforçar a segurança nas praças, nas vias públicas e trazer mais proteção a toda a população. Foi um compromisso da gestão e estamos honrando”, destacou o secretário de Segurança Urbana e Trânsito, Felipe Menezes.

Os recém-empossados passaram por um rigoroso processo seletivo, incluindo prova objetiva, teste de aptidão física, avaliação psicológica, exame médico e um curso de formação profissional. Além disso, as principais atribuições dos novos GCMs serão patrulhar, inspecionar, vigiar e proteger instalações, serviços e bens municipais.

Para o guarda Matheus Machado, de 28 anos, o sentimento é de gratidão. “A gente olha para trás e relembra todo o processo, desde a preparação e chegar hoje aqui e de fato, se tornar um servidor por algo que a gente tanto lutou, é motivo de gratidão a Deus e aos familiares que sempre estão nos apoiando”, disse.

Investimentos na segurança municipal pela Prefeitura

Em janeiro de 2024, a Prefeitura investiu em novos armamentos para a GCM, adquirindo 200 pistolas 9mm – Taurus TS9 e 10 carabinas CTT40mm. Com resultado, foram entregues 210 novos equipamentos. Além disso, em março deste ano, foram entregues 16 motocicletas BMW 750 cilindradas, com um investimento total de R$ 1,5 milhão.

Esses veículos tiveram divisão entre a GCM e a SMTRAN, aumentando a frota da SMST para 46 motocicletas. Em 2023, a Prefeitura também fez outros investimentos significativos na segurança pública, incluindo a entrega de 5 espingardas Pump Military 3.0 cal 12, 5 carabinas CTT 40, 18 capacetes balísticos, 3 escudos balísticos, e uma grande quantidade de munições e sprays lacrimogêneos.

Além disso, foram adquiridas 23 viaturas, sendo 16 destinadas à Guarda Civil e 7 para a SMTRAN. Assim, a segurança na capital foi reforçada com a instalação de 90 câmeras em pontos estratégicos da cidade, gerenciadas pela Central de Monitoramento.

Por fim, a Prefeitura promoveu um concurso público com 150 vagas e a promoção de 150 guardas civis. Essas ações demonstram o compromisso da Prefeitura de Boa Vista com a segurança pública e o aprimoramento das condições de trabalho e equipamentos da Guarda Civil Municipal.

Fonte: Da Redação

Polyana Girardi

Recent Posts

Está aberta consulta ao lote da malha fina do Imposto de Renda

De acordo com a Receita Federal, cerca de 220 mil contribuintes receberão R$ 558,8 milhões

2 horas ago

Homem tenta fugir da polícia, perde controle do veículo, cai em lago e acaba preso com 2 kg de cocaína no Cantá

Suspeito tentou fugir para Bonfim. Prisão aconteceu nesta quinta-feira, 21

6 horas ago

Jovem condenado por estuprar a sobrinha de 5 anos é preso em RR

Crime ocorreu em 2019, quando a vítima estava sozinha com o tio. Ele ainda tentou…

6 horas ago

Construa Mais RR: Arthur Henrique destaca mais de 500 obras de infraestrutura em Boa Vista e desburocratização de alvarás em feira

Foram mais de 4 mil alvarás de construção emitidos, o que rendeu à capital como…

8 horas ago

Sesau não paga clínicas conveniadas e pacientes têm exames suspensos, diz denúncia

Paciente que procurou a reportagem disse que precisa fazer um procedimento, mas que exames estão…

9 horas ago