Cidades

Prefeitura empossa novos guardas civis municipais para fortalecer segurança da população em Boa Vista

A Prefeitura de Boa Vista realizou a cerimônia de posse de 30 Guardas Civis Municipais aprovados no concurso de 2023. O evento ocorreu no auditório da Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Trânsito (SMST), no bairro 31 de Março. Com esta convocação, o efetivo da GCM passará de 315 para 345 agentes.

“Nos últimos três anos, o município investiu muito na Guarda Civil Municipal. Aumentar o efetivo significa reforçar a segurança nas praças, nas vias públicas e trazer mais proteção a toda a população. Foi um compromisso da gestão e estamos honrando”, destacou o secretário de Segurança Urbana e Trânsito, Felipe Menezes.

Os recém-empossados passaram por um rigoroso processo seletivo, incluindo prova objetiva, teste de aptidão física, avaliação psicológica, exame médico e um curso de formação profissional. Além disso, as principais atribuições dos novos GCMs serão patrulhar, inspecionar, vigiar e proteger instalações, serviços e bens municipais.

Para o guarda Matheus Machado, de 28 anos, o sentimento é de gratidão. “A gente olha para trás e relembra todo o processo, desde a preparação e chegar hoje aqui e de fato, se tornar um servidor por algo que a gente tanto lutou, é motivo de gratidão a Deus e aos familiares que sempre estão nos apoiando”, disse.

Investimentos na segurança municipal pela Prefeitura

Em janeiro de 2024, a Prefeitura investiu em novos armamentos para a GCM, adquirindo 200 pistolas 9mm – Taurus TS9 e 10 carabinas CTT40mm. Com resultado, foram entregues 210 novos equipamentos. Além disso, em março deste ano, foram entregues 16 motocicletas BMW 750 cilindradas, com um investimento total de R$ 1,5 milhão.

Esses veículos tiveram divisão entre a GCM e a SMTRAN, aumentando a frota da SMST para 46 motocicletas. Em 2023, a Prefeitura também fez outros investimentos significativos na segurança pública, incluindo a entrega de 5 espingardas Pump Military 3.0 cal 12, 5 carabinas CTT 40, 18 capacetes balísticos, 3 escudos balísticos, e uma grande quantidade de munições e sprays lacrimogêneos.

Além disso, foram adquiridas 23 viaturas, sendo 16 destinadas à Guarda Civil e 7 para a SMTRAN. Assim, a segurança na capital foi reforçada com a instalação de 90 câmeras em pontos estratégicos da cidade, gerenciadas pela Central de Monitoramento.

Por fim, a Prefeitura promoveu um concurso público com 150 vagas e a promoção de 150 guardas civis. Essas ações demonstram o compromisso da Prefeitura de Boa Vista com a segurança pública e o aprimoramento das condições de trabalho e equipamentos da Guarda Civil Municipal.

Fonte: Da Redação

Polyana Girardi

Recent Posts

Sine: veja as 158 oportunidades de emprego para esta sexta-feira, 5

Atendimentos são das 7h30 às 13h30. Interessados também pode acessar o aplicativo do Sine em…

50 minutos ago

Acidente: caminhão passa por cima de motocicleta e duas mulheres ficam feridas

Vídeo mostra momento do acidente no cruzamento da Av. Ataíde Teive com a Av. Nossa…

10 horas ago

Tribunal do Júri condena réu a 26 anos por feminicídio em Caracaraí-RR

O Tribunal do Júri da Comarca de Caracaraí condenou, na última quinta-feira, 27 de novembro,…

13 horas ago

Feira de soluções sustentáveis incentiva potencial empreendedor de alunos em Boa Vista

Evento em parceria com o Sebrae reúne cerca de 600 estudantes de quatro escolas da…

15 horas ago

Natal deve movimentar mais de R$ 150 milhões no comércio roraimense

Hiper e supermercados, além de vestuário, calçados e acessório, se destacam entre os setores que…

16 horas ago

Joner Chagas é internado no HGR uma semana após ser preso pela PF

Ex-prefeito foi levado para a Penitenciária Agrícola de Monte Cristo e chegou a sorrir para…

16 horas ago