Cidades

Prefeitura inicia processo de emissão de Certidões de Cadastro Imobiliário para moradores do Jardim Satélite em Boa Vista

Na manhã deste sábado, dia 22, os moradores de cerca de 300 lotes do Jardim Satélite, no bairro Murilo Teixeira, deram o primeiro passo em direção à tão sonhada regularização fundiária de suas casas. A Prefeitura de Boa Vista montou uma estrutura na entrada do loteamento, onde servidores da Empresa de Desenvolvimento Urbano e Habitacional (Emhur) receberam a documentação dos proprietários para a emissão da Certidão de Cadastro Imobiliário.

A emissão das certidões é respaldada pela Lei nº 2.538, de 14 de março de 2024, que autoriza a Emhur a regularizar, de forma não onerosa, ocupações e loteamentos irregulares já consolidados, proporcionando dignidade às famílias que moram na localidade.

“Agora, essas famílias terão a segurança quanto à propriedade de seus lotes. Em breve, com a regularização definitiva, poderemos utilizar recursos da Prefeitura para investir na infraestrutura e melhorar a qualidade de vida de todos os moradores. Isso valorizará os imóveis, beneficiando os moradores que estavam desacreditados”, declarou o prefeito Arthur Henrique.

Moradores celebram início da regularização

Morador do Jardim Satélite há dois anos, o autônomo José Inácio Pereira, de 66 anos, não vê a hora de ter a certidão nas mãos para que ele solicite finalmente a ligação regular do fornecimento de energia. Por não possuir inscrição imobiliária, os lotes não existiam oficialmente para a concessionária de energia. Ele também comemorou a segurança jurídica que o documento vai proporcionar.

“Terei um documento que prova que a casa é realmente minha. Ainda não é o título definitivo, mas já é uma garantia. Na minha casa moramos eu, minha esposa, filhos e até netos. Coloquei piso em toda ela e construí um muro ao redor. Ela está bem arrumadinha. É um lugarzinho para ficar sossegado e viver o resto da vida”, contou.

O designer gráfico Danilo Soares, de 43 anos, mora no Jardim Satélite há seis anos. Para ele, o sentimento é de felicidade. “Todo o sofrimento que passamos durante esses anos, sem energia regularizada e sem garantia quanto à posse dos nossos lotes, finalmente acabou. A partir de agora, podemos sonhar com melhorias na infraestrutura e com todos os benefícios que esse documento nos proporcionará”, afirmou.

Benefícios proporcionados pela certidão

Além disso, o presidente da Emhur, Sérgio Pillon, explicou que “além de reconhecer o direito de posse dos moradores sobre seus lotes, a certidão também permite a geração de inscrição imobiliária, Código de Endereçamento Postal (CEP) e numeração oficial das casas”.

Próximas etapas da Prefeitura

Por fim, após o recolhimento da documentação, a Emhur irá trabalhar na instrução dos processos para emissão da certidão e, assim que o documento estiver pronto, será marcada uma ação para entrega aos moradores.

Fonte: Da Redação

Polyana Girardi

Recent Posts

Mega-Sena acumula novamente após ninguém acertas as seis dezenas e prêmio vai a R$ 110 milhões

Próximo sorteio ocorre no sábado (29); apostas podem ser realizadas até às 19h, no horário…

4 horas ago

Adolescente é apreendido por traficar drogas no meio da rua em Rorainópolis

Menino de 14 anos vendia drogas em um terreno abandonado; a Polícia também encontrou com…

5 horas ago

UFRR encerra nesse domingo, 30, inscrições para mestrado e doutorado em Recursos Naturais

São ofertadas 15 vagas para a modalidade Mestrado e 10 vagas para Doutorado, distribuídas entre…

6 horas ago

Sebrae-RR promove missão empresarial internacional na Guiana para empreendedores do comércio

Empresários poderão conhecer inovações, tendências e fazer networking com líderes do setor. Inscrições ocorrem até…

7 horas ago

‘Prefeitura com Você’ atende moradores da Comunidade Indígena Campo Alegre neste sábado, 29

Meta é atender os 3.800 moradores da região do baixo São Marcos. Veja os serviços…

8 horas ago

Homem é preso após ameaçar a própria esposa com espingarda no Uiramutã

Vítima pediu medida protetiva contra o marido e ficou abrigada na Casa da Mulher Brasileira

9 horas ago