Cidades

Prefeitura promove campanhas de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes em Boa Vista

Maio tem muitas datas importantes. Uma delas em especial carrega a cor laranja em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que acontece neste domingo, 18.

Por isso, a Prefeitura de Boa Vista, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), reforça o tema ao longo desse mês, com ações de conscientização. Um exemplo foi a caminhada, ocorrida na quarta-feira, 14, no Centro Comercial Caxambu.

Com o tema “Faça Bonito: Proteja nossas crianças e adolescentes”, equipes da SMAS e do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) distribuíram panfletos e adesivos com orientações para visitantes e comerciantes sobre como denunciar e quais canais podem ser acessados. A secretária Nathália Cortez destacou o Disque 100 e a Central 156 como fundamentais para essa luta.  

“Esses são os canais da prefeitura para as denúncias. Além disso, temos as sedes do Conselho Tutelar em Boa Vista que também irão tomar as medidas cabíveis. Todos nós somos responsáveis como comunidade para proteger as crianças e adolescentes. Contamos com todos nessa batalha”, disse.

Raimunda Araújo, de 40 anos, aprovou a ação. Ela, que é mãe de dois filhos com idades de 9 e 20 anos, enxerga a campanha como algo de extrema importância. “Para mim, essas informações são muito necessárias. Eu passo o dia fora. Nós temos que sempre estar de olho em todos os locais por onde nossos filhos passam. Então, saber da campanha e dos meios de denúncia me faz perceber o suporte que temos”, finalizou.

Suporte às vítimas pela Prefeitura

Além de receber denúncias da população, a Prefeitura atua diretamente contra o abuso e a exploração infantil. Isso por meio dos projetos e programas sociais à infância e às famílias. O Centro de Referência Especializado em Assistência Social, por exemplo, é essencial para o suporte e cuidado às vítimas de qualquer tipo de violência.

Assim, o centro dispõe de serviços especializados como Proteção à Família e Indivíduos (PAEFI) e Enfrentamentos à Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (SEV), com uma equipe psicossocial composta por psicólogos, assistentes sociais e pedagogos.

“A importância do CREAS é justamente trabalhar o pós-violência com atendimento psicossocial, de forma individualizada, com familiares ou em grupos. Atuamos para que essa violação de direitos não impeça a criança ou adolescente de continuar a vivência de atividades diárias”, disse a gerente do CREAS Centro, Ana Gabriela Bento.

Confira as programações dos próximos dias:

Blitzen Educativas – Marcadas para acontecer nesta sexta-feira, 16, na Av. Nazaré Filgueiras com Laura Pinheira de Maia, e na próxima terça, 20, no CREAS Centro, ambas a partir das 9h.

Caminhada  – Neste domingo, 18 (Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes), uma caminhada especial ocorrerá no Mirante Edileusa Lóz e na Selvinha Amazônica, Parque do Rio Branco, a partir das 9h.

Fonte: Da Redação

Polyana Girardi

Recent Posts

Suspeito de ameaçar com faca e estuprar mulher em terreno baldio no bairro dos Estados é preso

A investigação apontou que o homem, 22 anos, é morador de rua

4 horas ago

Clínica Renal de Roraima reduzirá atendimentos por atraso de pagamentos da Sesau

Com dívida de aproximadamente R$ 10 milhões, empresa reduzirá atendimentos a partir desta semana

6 horas ago

Nova Carteira de Identidade alcança 45 milhões de pessoas

Documento substitui o antigo RG e conta com QRCode de segurança que aumenta a precisão…

7 horas ago

Ministério Público prorroga fiscalização em escola estadual de São Luiz do Anauá

Colégio Estadual Professor Darcy Ribeiro, passou mais de 10 anos sem receber nenhum tipo de…

8 horas ago

Consulta ao Abono Salarial estará disponível a partir de amanhã

Primeiro lote de pagamento sairá dia 16 de fevereiro: R$ 2,5 bilhões

9 horas ago

Abertas as matrículas para a Educação de Jovens e Adultos em Boa Vista

A modalidade, oferecida em 12 escolas da rede, é destinada a pessoas que não concluíram…

10 horas ago