A Prefeitura de Boa Vista está promovendo nesta terça-feira (25) o 1º Workshop com o tema “Desafios Institucionais no Combate aos Maus-Tratos de Animais no município”.
O evento reúne autoridades municipais, estaduais, jurídica e representantes da sociedade civil organizada. A proposta é discutir e planejar políticas públicas para criar um protocolo de autuação em rede para combater este tipo de crime.
Dessa forma, o evento acontece durante todo o dia no auditório da Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Trânsito (SMST) e está sendo transmitido no canal oficial da Prefeitura no Youtube (assista aqui). Assim, o prefeito Arthur Henrique esteve presente na abertura. Ele então destacou que a conscientização não deve ser apenas das pessoas que atuam na proteção dos animais, mas da sociedade como um todo.
“A prefeitura através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), da Guarda Civil Municipal vem atuando de forma incisiva em relação aos maus-tratos de animais, mas vemos esses números aumentando, visto que é a terceira maior demanda que o município recebe pela Central 156, e esse processo de educação e conscientização é importante”, disse o prefeito.
Além disso, o prefeito também ressaltou que é importante o trabalho envolvendo outros órgãos fiscalizadores. “Com os parceiros que temos hoje nesse evento, temos a certeza que vamos criar uma política pública sólida, que conscientize a população para que possamos de fato deixar os animais protegidos”, disse.
Conforme a prefeitura, o evento marca o encerramento do Abril Laranja. O mês faz alusão ao combate aos maus tratos de animais.
“Para atuarmos efetivamente, precisamos traçar um planejamento estratégico e unir forças com os três poderes: judiciário, legislativo e executivo. Assim, levaremos mais esclarecimentos para a sociedade e faremos com que todos entendam qual é a sua parcela de responsabilidade ao assumir um compromisso com um animal”, frisou o secretário municipal de Meio Ambiente, Alexandre dos Santos.
Para o promotor de Justiça do Meio Ambiente do Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR), Zedequias de Oliveira Junior, o evento vem num momento oportuno para que a sociedade repense a sua relação com os animais.
“Essa ação faz com que o próprio poder público no geral, pense em estratégias no sentido de fazer com que a proteção do animal seja efetiva. Sem falar nas instituições e a sociedade que tem um papel muito importante nesse processo”, destacou o promotor.
Entre os palestrantes, estava Vanessa Negrini, Diretora do Depto, de Proteção e Direitos dos Animais do Ministério do Meio Ambiente. Ela participou direto de Brasília por uma transmissão online. No decorrer do dia devem participar representantes da Comissão de Bem Estar Animal da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) Conselho Regional de Medicina Veterinária de Roraima (CRMV-RR) médicos veterinários e o Ministério Público Estadual de Roraima (MPRR).
Ainda de acordo com a prefeitura, a Central 156 do município, casos relacionados aos maus-tratos de animais é a terceira maior demanda da central. Seja por acidente de trânsito ou abandono. Do mesmo modo, em 2021 a central registrol 407 denúncias de maus-tratos de animais. Já em 2022, esse número foi para 288. E em 2023, houve 83 denúncias até o momento.
Fonte: Da Redação
Reuniões estavam previstas para terminar em 18 de dezembro
Maior queda foi observada na Bahia, com recuo de 1,4 ponto percentual
Trabalhos reafirmam o papel transformador da educação de Boa Vista na construção de um futuro…
Ação ocorre neste sábado, 23, no CRAS do bairro, oferecendo diversos serviços municipais à população…
A iniciativa busca garantir segurança jurídica, valorização dos imóveis e melhoria na qualidade de vida…
Sites recebiam dinheiro de apostadores e não pagavam prêmio prometido