Cidades

Primeiro Comitê das Crianças conclui mandato em Boa Vista

Imagine se você fosse criança e o prefeito te chamasse para cuidar da sua cidade. Foi com essa proposta que a Prefeitura de Boa Vista criou o 1º Comitê das Crianças, que após dois anos encerrou o mandato. A cerimônia aconteceu nesta quinta-feira, 19. Ela contou com a entrega de certificados e marcou um momento histórico de participação infantil nas decisões que contribuíram para o desenvolvimento da capital.

Os integrantes do Comitê se reuniram com o prefeito Arthur Henrique (PL) e com a primeira-dama e secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SEMMADS), Nathália Cortez, além de outros secretários municipais. Além disso, o encontro teve apresentação do novo mascote do grupo, a Capi Brasil — criado pelas próprias crianças.

A programação também contou com a leitura da 2ª Carta de Propostas para a Cidade de Boa Vista, documento elaborado pelos integrantes com base nas sugestões coletadas ao longo das reuniões no ano de 2025. Conforme o prefeito Arthur, o Comitê das Crianças é uma política pública fundamental que envolve as crianças no planejamento da cidade.

“O mais importante é formar jovens mais conscientes, que entendam como funciona a gestão, a aplicação dos recursos públicos e o papel do cidadão. Queremos que cresçam sabendo exercer a cidadania, tanto na cobrança do poder público quanto na construção de uma cidade melhor”, destacou o prefeito.

Representatividade e construção coletiva

De acordo com a secretária Nathália Cortez, o comitê surgiu a partir da iniciativa “Crianças na Prefs”, onde cada encontro contava com um grupo diferente. O projeto foi reavaliado e, assim, transformado em um colegiado fixo, com mandato de dois anos, para possibilitar a construção contínua de políticas públicas a partir das ideias apresentadas.

“Encerramos esse ciclo com crianças de diversas regiões da cidade, garantindo representatividade de crianças PCD, com autismo, da comunidade indígena, da área rural e urbana. A proposta foi dar voz a todas essas realidades para que pudessem sugerir melhorias e construir conosco a evolução da cidade”, ressaltou a secretária.

Histórias que transformam

Um dos integrantes do 1º comitê foi Henrique Gabriel, de 10 anos, aluno do 5º ano da Escola Municipal Laucides Inácio de Oliveira. A mãe, Daiane Vieira, de 29 anos, contou que o filho participa de projetos municipais desde bebê, por meio do programa Família Que Acolhe, e desde então acompanha de perto a gestão municipal.

“Durante um dos encontros, ele pediu o asfaltamento de uma rua próxima à nossa casa, no Conjunto Pérola, no bairro Dr. Airton Rocha. O pedido foi atendido e a via recebeu iluminação pública e a comunidade ainda ganhou uma creche. É muito importante ver essa oportunidade que eles têm de se expressar e participar”, afirmou Daiane.

Outra integrante foi a estudante Ana Letícia Falcão, também de 10 anos, aluna do 5º ano do Ensino Fundamental. Entre as experiências vividas, ela destacou o aprendizado sobre leis de trânsito e preservação ambiental. “Esses dois anos foram ótimos. Fiz amigos, participei de atividades e até plantamos uma árvore no Bosque dos Papagaios. Vou levar esse projeto com muito carinho”, disse.

Novas inscrições abertas

Na ocasião, também foram anunciadas as inscrições para o próximo mandato do colegiado, que estarão abertas de 20 a 27 de fevereiro. Podem participar crianças residentes em Boa Vista, com idades entre 6 e 10 anos, matriculadas nas redes municipal ou privada de ensino, contemplando representantes das áreas urbana, rural e indígena.

Ao todo, a prefeitura vai sortear 48 crianças — sendo 24 titulares e 24 suplentes — respeitando a densidade populacional das zonas territoriais da cidade, promovendo representatividade e equilíbrio entre as regiões.

Como surgiu o Comitê das Crianças

Criado em 2024, com posse dos integrantes em março do mesmo ano, o Comitê das Crianças de Boa Vista tem como objetivo fortalecer o protagonismo infantil, garantindo espaço para que crianças contribuam com propostas para melhorar a cidade.

A iniciativa consolida a capital como referência em participação social e cidadania desde a infância, reafirmando o compromisso da gestão municipal com o desenvolvimento humano e a construção de uma cidade mais democrática e acolhedora.

Fonte: Da Redação

Lara Muniz

Recent Posts

Roraima tem seu primeiro Tradutor Juramentado de Língua Espanhola

A atuação do Tradutor e Intérprete Público, mais conhecido como Tradutor Juramentado, ajuda a reduzir…

2 minutos ago

Carnaval registrou 130 mortos e 1,48 mil feridos nas rodovias federais de todo Brasil

PRF fiscalizou 326.548 veículos e fez 118.321 testes de alcoolemia

3 minutos ago

Cantor de Roraima condenado por estupro de vulnerável é preso no interior do Amazonas

Gleiton Martins de Oliveira, conhecido por Cleytton Rasec, estava na lista dos criminosos procurados mais…

56 minutos ago

Idoso é sequestrado e agredido por dois bandidos armados, após ter casa roubada em Boa Vista

Bandidos chegaram a invadir a casa do senhor quando a esposa foi jogar o lixo…

5 horas ago

Homem é preso por violência doméstica e ameaças de morte em Boa Vista

Suspeito estava armado com uma faca, ele teria ameaçado matar todos na casa, incluindo mulheres…

6 horas ago

Seleção complementar do serviço militar feminino termina nesta sexta, 20

Voluntárias devem acompanhar processo de alistamento no site oficial

6 horas ago