Foto: Divulgação Semuc
O Procon Boa Vista iniciou nesta terça-feira, 1º, as ações de fiscalização do tempo de espera nas agências bancárias.
Por meio de conversas com os consumidores, o objetivo é garantir o cumprimento da Lei das Filas (nº 1.337/2012), que estabelece máximo de 20 minutos (dias normais) e de 30 minutos (vésperas e pós-feriados prolongados, além dos dias de pagamento dos servidores públicos municipais).
Assim, a lei também se aplica nos caixas eletrônicos de autoatendimento dentro das agências bancárias. Os estabelecimentos têm a obrigação de fornecer senhas numéricas, onde será impresso o nome do cliente.
A secretária executiva de Defesa do Consumidor, Sabrina Tricot, ressalta a importância da aplicação da Lei das Filas em relação ao tempo máximo de espera e enfatizou as sanções para as agências que não respeitarem a legislação.
“É crucial que o tempo do consumidor tenha respeito. A Lei das Filas considera o tempo como um valor jurídico, ou seja, ‘tempo é dinheiro’. Embora compreendamos as dificuldades enfrentadas pelos bancos, não podemos negligenciar os direitos do consumidor. A legislação estipula autuações, tempo de espera e tempo de atendimento”, destacou.
A assistente de aluno aposentada Raimunda Nonato, de 77 anos, foi uma das consumidoras que viu de perto a fiscalização. Ela foi à agência para sacar seu benefício e conta que teve dificuldades no tempo de espera em atendimentos anteriores. Mas hoje percebeu diferenças e agradeceu a ação do Procon.
“Já tive que passar mais de uma hora em pé para atendimento. E com a dor do meu joelho fica muito difícil. Hoje notei a diferença, não passei nem 20 minutos esperando. Foi uma benção. Então, acho muito importante a fiscalização e espero que ocorram mais”, disse.
Em caso de descumprimento da Lei das Filas, o Procon Boa Vista orienta o consumidor a solicitar a autenticação da senha de chegada, com o horário do atendimento e levar esse documento ao órgão para formalizar a denúncia. Também pode utilizar os canais virtuais para relatar a situação a ser investigada e punida conforme a legislação vigente. Importante também informar a agência, data e horário de atendimento, se é cliente ou não do banco e a senha de atendimento.
Em caso de dúvidas ou se necessitar de auxílio para resolver qualquer problema relacionado ao comércio, como práticas abusivas, o consumidor pode entrar em contato com o PROCON Boa Vista, por meio do telefone (95) 98400-4441, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, pelo e-mail procon@boavista.rr.gov.br, e pelo Instagram @proconboavista. A sede está localizada na avenida Ville Roy, 6606 – Centro. Há também a opção de buscar atendimento via Portal Cidadão da Prefeitura de Boa Vista – aba Direito do Consumidor.
Evento fez parte do encerramento da 3° Semana Municipal de Conscientização do Autismo
Vídeos com regras para realizar exame de graça podem ser vistos no canal do Inep…
Eles cumprem penas pelos crimes de lesão corporal dolosa, posse irregular de arma de fogo…
Crime aconteceu na madrugada do dia 28 de março, durante uma festa no Centro de…
Vítima desapareceu na última quarta-feira, 2, e foi encontrada no dia seguinte, quando relatou sobre…
Mulher aguarda há mais de 20 dias pelo procedimento conhecimento como "ponte de safena". Segundo…