Cidades

Programa do Ministério das Comunicações evita descarte de 9 mil toneladas de lixo eletrônico no meio ambiente

O Ministério das Comunicações na última semana, celebrou o Dia Mundial do Meio Ambiente com uma ação de impacto visual e educativo no coração de Brasília (DF). Um gigantesco “monitor” de 500 m² na Esplanada dos Ministérios, confeccionado com resíduos de equipamentos eletroeletrônicos recolhidos pelo programa Computadores para Inclusão estava instalado.

Objetivo do Ministério

Conforme o Ministério, o objetivo foi chamar a atenção da população para os riscos do descarte irregular de lixo eletrônico e reforçar o compromisso do governo federal com a inclusão digital sustentável.
 

Preservar o meio ambiente não é um tema do futuro. É uma urgência do presente! Neste 5 de junho, Dia do Meio Ambiente, o Ministério das Comunicações reforça o compromisso com a preservação ambiental. Nós acreditamos que a inovação sustentável é aquela que serve às pessoas e respeita o planeta. E o Governo Federal seguirá trabalhando para que a conectividade esteja aliada à consciência ambiental e à justiça social. Esse é o nosso compromisso”, destacou o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho.
 

Além da instalação artística, um ponto de coleta de resíduos eletrônicos, foi disponibilizado no estacionamento do Ministério, onde a população pode entregar itens como celulares, carregadores, mouses, teclados, cabos, fones de ouvido e notebooks. Em troca, cada participante recebeu uma muda de suculenta — ação realizada em parceria com o Viveiro Pau-Brasil e o Instituto Arvoredo.
 

“A comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente também é um momento de reconhecer o impacto positivo do Computadores para Inclusão. Cada equipamento recondicionado representa menos lixo no meio ambiente e mais oportunidades para quem precisa”, destacou Gustavo André, coordenador-geral de Inclusão Digital do Ministério das Comunicações.

Resultados ambientais e sociais

Como resultado, em uma década, o programa evitou que 9,2 mil toneladas de lixo eletrônico e descarte incorreto. Só em 2025, ocorreu 1,2 mil toneladas tratadas.

Do mesmo modo, todo esse material passou por recondicionamento em Centros de Recondicionamento de Computadores (CRCs). Onde também há cursos gratuitos de capacitação em tecnologia para pessoas em situação de vulnerabilidade social. Os equipamentos recuperados vão para escolas públicas, postos de saúde, bibliotecas, telecentros, aldeias indígenas, comunidades quilombolas…E outras instituições que atuam na ponta da inclusão digital.

Inclusão

O programa é de 2005, transforma equipamentos ociosos de órgãos públicos em ferramentas para educação, conectividade e formação profissional. Assim, a proposta vai além da sustentabilidade ambiental: promove economia circular, redução das desigualdades digitais e o uso consciente da tecnologia. Por fim, para a campanha deste ano, parte dos resíduos utilizados na instalação foi reaproveitada dentro da Política Nacional de Desfazimento e Recondicionamento de Equipamentos Eletroeletrônicos, reafirmando o protagonismo do MCom em práticas sustentáveis no setor público.

Fonte: Da Redação

Polyana Girardi

Recent Posts

Concurso público: Câmara Municipal de Boa Vista publica edital com salário superior a R$11.500,00

O concurso público é para o cargo de procurador legislativo da Câmara Municipal de Boa…

2 horas ago

Acesso à internet na primeira infância mais do que dobrou desde 2015

Crianças de famílias de baixa renda são as mais expostas

4 horas ago

Drones ajudam a identificar criminosos e apoiam operações da GCM em Boa Vista

Equipamentos também serão usados para patrulhamento aéreo e monitoramento de grandes eventos na capital

5 horas ago

Padronização para horário de entrada e saída de hotéis começa a valer no país

Portaria do Ministério do Turismo deu prazo de 90 dias para adequação às regras

6 horas ago

Senador diz que vai acionar Conselho de Ética contra Hiran

Parlamentares tiveram uma discussão em sessão da Comissão de Assuntos Sociais por causa de um…

6 horas ago

Mais de 250 mil roraimenses estão endividados, mostra Serasa

Dado, referente ao mês de novembro, é do Mapa da Inadimplência e Negociação de Dívidas…

8 horas ago