Cidades

Programa Família que Acolhe completará 10 anos de compromisso e cuidado com a 1ª infância em Boa Vista

O programa Família que Acolhe (FQA) é uma das principais políticas públicas de atenção à primeira infância desenvolvidas em Roraima. Criado em 2013 já ocorreu quase 30 mil acompanhamento de gestações. Em cada uma delas, histórias que envolvem desafios, inseguranças, alegrias, tristezas e todos os sentimentos que fazem da maternidade um momento único e especial.

Uma dessas histórias que traduzem a essência do FQA é da jovem Alice Oliveira, de 20 anos, mãe do pequeno Lucas, de 1 ano e 8 meses. Ela ficou grávida aos 17 e encontrou no programa o suporte que precisava em meio a muitos conflitos da maternidade na adolescência. Por indicação de sua comadre, conheceu o FQA aos quatro meses de gestação, buscando orientações e, acima de tudo, um ombro amigo, visto que toda a família mora em Manaus (AM). Além disso, no quinto mês de gravidez, rompeu com o marido, mas seguiram amigos.

“Não queria engravidar com dezessete anos. Me achava muito nova para ter um filho. Não estava preparada. Quando cheguei ao FQA fui bem acolhida e com muito diálogo passei a aceitar minha gravidez. […] Não me sentia mais sozinha! Então, o programa é como se fosse uma segunda família para mim”, disse.

‘Aprendizado valioso no programa’

Assim, Alice contou, ainda, que o aprendizado obtido durante esses anos de acompanhamento foi valioso e será aplicado durante toda a vida. “É uma equipe muito sensível. Desde o início me recebeu de braços abertos, com sorriso no rosto, preocupada com meu bem-estar e do meu bebê. O programa me deu todo o amor e carinho que eu precisava durante a minha gestação”, relatou.

De acordo com a Prefeitura, em setembro, o Programa Família que Acolhe completa 10 anos. E reforça o compromisso da Prefeitura de Boa Vista em oferecer atendimento humanizado às gestantes e crianças com até seis anos de idade. Além dos encontros da Universidade do Bebê (UBB), que acontecem a cada 15 dias, as beneficiárias recebem enxovais no final da gravidez, 3 latas de leite por mês para crianças de 1 aos 4 anos de idade completos e a creche é garantida conforme a assiduidade da família.

Descentralização do programa

Além disso, em maio de 2021, ocorreu a descentralização do programa. Os Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) distribuídos na capital ofertam o programa. Fator que permitiu mais comodidade às beneficiárias, com atendimentos próximos de casa. Além disso, o programa passou a contar com visitas domiciliares.

Referência

Por desenvolver um trabalho pioneiro no país, Boa Vista tem o título de capital da Primeira Infância. Desde então, já recebeu prêmios e visitas técnicas de comitivas de vários estados brasileiros e do mundo, que querem ver de perto o que é desenvolvido aqui.

A capital sediou em 2022 o 1° Encontro da Rede Urban 95 no Brasil, contando com a participação de todos os prefeitos do Brasil, momento em que Boa Vista foi apresentada como modelo de gestão que investe e prioriza a primeira infância. O município também conta com a parceria com a Fundação Bernard Van Leer, instituição holandesa que se uniu à prefeitura em 2018, visando projetos urbanísticos, ações e serviços voltados aos pequenos.

Virou Lei

Em julho deste ano, o presidente Lula instituiu, por meio da Lei n° 14.617, o mês de agosto como “O Mês da Primeira Infância”. A ideia é mobilizar todo o país para que promova ações de conscientização sobre a importância da atenção integral às gestantes e às crianças de 0 aos 6 (seis) anos de idade e a suas famílias, em todo o território nacional.

Além disso, dentre os objetivos da Lei estão: amplo conhecimento sobre o significado da primeira infância à família, à sociedade, aos órgãos do poder público, aos meios de comunicação social, aos setores empresarial e acadêmico, entre outros; ênfase nas ações de promoção de vínculos afetivos saudáveis, de nutrição, de imunização, do direito de brincar e de prevenção de acidentes e doenças na primeira infância; educação continuada e valorização dos profissionais que atuam com crianças na primeira infância e com suas famílias.

Fonte: Da Redação

Polyana Girardi

Recent Posts

Família de jovem assassinado denuncia dificuldades para liberação do corpo em IML de Roraima

Família aguarda desde o dia 1 de outubro para sepultar Jeferson Alves, morto na região…

24 minutos ago

Dupla é presa com R$ 66,2 mil e materiais de campanha da vereadora Juliana Garcia, em Boa Vista

De acordo com as investigações, suspeita é que dinheiro seria usado na compra de votos.…

37 minutos ago

Entidade antecipa proibição de cartão de crédito para pagamento de apostas online

Presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, estimou a participação dos cartões em 10%…

3 horas ago

Combate ao crime eleitoral: PF realiza operações no interior de RR neste sábado

Polícia Federal realizou ações em Pacaraima, Alto Alegre, São Luiz e Mucajaí. informações relacionadas à…

5 horas ago

Preço da gasolina sobe 9,2% e atinge R$ 6,68 em Roraima, aponta pesquisa

Monitor de Preços de Combustíveis indicam que, na região Norte, o abastecimento de um tanque…

5 horas ago

Polícia Federal deflagra operação e cumpre mandados na casa de Chiquinho Rufino, candidato a prefeito em Mucajaí

Investigação foi iniciada a partir de uma operação de combate a corrupção eleitoral que apreendeu…

5 horas ago