Cidades

Programa Rumo Certo da Prefeitura facilita rotina de estudos e estágios profissionais de adolescentes

Há mais de 30 anos, a Prefeitura de Boa Vista investe na formação profissional de adolescentes entre 15 e 18 anos através do Programa Rumo Certo. Além da oferta de vagas de estágios, a iniciativa também garante capacitação profissional, bolsa remunerada e apoio psicossocial.

Atualmente, o programa conta com 135 participantes, que estagiam em órgãos importantes, como o Tribunal de Justiça (TJRR), Tribunal de Contas do Estado (TCE-RR), e nas secretarias municipais. A iniciativa visa a preparar os jovens para o mercado de trabalho.

“O Rumo Certo traz inúmeros benefícios aos jovens que participam. Pois, além de preparar para o mercado de trabalho, o projeto visa a proteção do adolescente. Mensalmente promovemos encontros com a equipe do projeto para tratar sobre temáticas relevantes para a adolescência, além de incentivá-los a serem os protagonistas das suas próprias vidas”, explicou Karuliny Maia, gerente de programas e projetos municipais.

Os participantes também recebem uma bolsa de R$ 500, vale-transporte e uniforme. Para ingressar no programa, é necessário ter excelentes notas na escola e, preferencialmente, ter passado por outros projetos sociais da prefeitura.

‘Oportunidade’

Maria Clara Pimentel, de 16 anos, é uma das estagiárias do Tribunal de Justiça. Dessa forma, ela conta que o Rumo Certo está sendo uma ótima oportunidade para seu crescimento pessoal e profissional. Com a experiência, ela se sente motivada a seguir carreira da psicologia criminal.

“Antes eu não sabia muita coisa, principalmente em relação ao computador. Mas estão me orientando.  Ter a oportunidade de trabalhar diretamente com questões jurídicas está sendo muito importante para mim. Tudo o que eu sei hoje em dia eu aprendi com pessoas mais velhas e mais sábias”, relata Maria Clara.

Da mesma forma, a estudante Samilly dos Reis, 16, começou a estagiar em uma secretaria municipal em 2022 e pretende continuar a aprender coisas novas através do projeto.

“A experiência do estágio está sendo incrível para mim. Vou prestar vestibular para o curso de contabilidade, porque tenho me identificado muito com a parte administrativa”, conta.

Mais de 30 anos

O projeto Rumo Certo foi implantado em 1992 com o nome “Guarda Mirim” e passou a ter o atual nomenclatura por meio da Lei Nº1.604/2015. Este é um exemplo de iniciativa que incentiva a formação de jovens para o mercado de trabalho e o desenvolvimento de habilidades que podem ser aplicadas em diferentes áreas da vida. Com o apoio da prefeitura, os jovens estagiários têm a oportunidade de se preparar para o futuro promissor e construir uma carreira de sucesso.

Fonte: Da Redação

Lara Muniz

Recent Posts

Tio é preso por estuprar a própria sobrinha no Cantá

Vítima relatou que a violência sexual acontecia pelo menos uma vez na semana enquanto sua…

10 horas ago

É falsa informação que imigrantes invadiram Hospital da Criança durante tiroteio

Imigrantes levaram um ferido ao hospital infantil em busca de atendimento, mas foram orientados a…

10 horas ago

HGR pede comparecimento com urgência de familiares de paciente

Claudiane Alencar Barbosa de 43 anos, está internada no setor de psiquiatria do hospital

10 horas ago

Ministério Público vai apurar denúncias relacionadas à falta de estrutura na maternidade reinaugurada do Governo

No início desta semana, uma família denunciou a morte de um bebê por falta de…

11 horas ago

Festejo Intercultural que celebra as tradições indígenas inicia neste sábado, 21, na Comunidade Canauanim, no Cantá

Serão três dias de festa para reunir os povos indígenas e não indígenas. Haverá competições,…

11 horas ago

TSE define regras para atuação da Polícia Rodoviária nas eleições

Portaria proíbe operações de bloqueio de trânsito

13 horas ago