Foto: Divulgação PMBV
Em alusão ao Dia do Empreendedor, celebrado em 5 de outubro, a Prefeitura de Boa Vista promoveu nesta quinta-feira, 31, um evento para evidenciar o trabalho e as produções dos integrantes do Projeto Crescer.
Na programação teve desfile de moda e feira expositiva dos produtos confeccionados nas oficinas, o que permite que os jovens mostrem todo o talento e esforço de todo o ano.
O evento homenageia e prestigia os futuros empreendedores. “Hoje é um dia especial, uma mostra que valoriza o trabalho e a vida deles. As peças são lindas e de qualidade, comparáveis a qualquer loja de Boa Vista, e carregam um valor social importante, pois ajudam na transformação de vidas”, afirmou a secretária de Gestão Social, Nathália Cortez.
Assim, o desfile de moda levou uma pequena mostra da oficina de Design de Corte, Costura e Criações. Teve peças criadas e customizadas pelos integrantes. Na feira expositiva, os jovens comercializaram diversos itens como camisetas, ecobags, plantas, telas, artefatos em madeira, itens de panificação e muito mais.
Beatriz Serrão, de 16 anos, está no projeto há quase um ano e já demonstra talento, destacando-se entre os integrantes da oficina de Design de Corte, Costura e Criações. Junto com seus colegas, Beatriz criou uma bolsa customizada em formato de coração e estrela, inspirada por uma ideia da internet, que se tornou um grande sucesso entre os jovens.
“Desde a minha primeira bolsa, consegui vender todas as que produzi, o que me proporcionou uma renda fixa, pois comecei a vender na escola, entre amigas e outros clientes. É muito gratificante ver meu trabalho dando frutos. A ideia surgiu de uma inspiração que vi na internet, e agora estou pensando em comprar minha própria máquina de costura para expandir meu negócio. Amo participar do projeto e venho todos os dias, realmente mudou minha vida”, compartilhou Beatriz.
Quem administra o projeto, é a Secretaria Municipal de Gestão Social (SEMGES). O Projeto Crescer tem como objetivo ajudar jovens em situações de vulnerabilidade. O que possibilita que tenham um futuro próspero ao ingressar no mercado de trabalho ou no empreendedorismo. Atualmente, conta com cerca de 320 integrantes, entre 15 e 21 anos, e já atendeu 7.925 jovens desde 2001.
Os participantes têm acesso a 10 oficinas: Convivência; Esporte, Cultura e Lazer; Sinalização e Educação para o Trânsito. Bem como Inclusão Digital; Artefatos em Madeira e MDF; Design de Corte, Costura e Criações; Artesanato; Culinária e Panificação; Produtos Personalizados e Serigráficos; e Educação Ambiental e Compostagem.
“Em dois anos, percebo que realmente cresci aqui. O projeto me ajudou e continua ajudando no meu desenvolvimento pessoal e profissional. Busquei minha independência participando do projeto, e comecei a realizar meus sonhos e ajudar minha mãe. O Crescer mudou tudo em mim”, contou Maria Clara Matos, 18 anos, integrante da Oficina de Artesanato.
Por fim, o valor da comercialização dos produtos é para aos integrantes, que também recebem uma bolsa mensal de R$230, além de vale-alimentação e vale-transporte. Por meio do projeto, os jovens de Boa Vista têm a oportunidade de se tornarem cidadãos independentes com caminhos promissores.
Fonte: Da Redação
Evento é gratuito e vai acontecer entre os dias 25 e 27 de abril
Gestão de Métodos de Acesso e Recuperação de conta é uma das novas funcionalidades para…
Apesar da alta dos juros, em dezembro de 2023, o Conselho Monetário Nacional determinou um…
Escolha foi feita em reunião do comitê gestor do Programa Selo Verde Brasil
Genomas foram extraídos de esqueletos encontrados no abrigo rochoso de Takarkori, no sudoeste da Líbia
Atenção aos preços, qualidade dos produtos e outras medidas importantes vão garantir boas relações de…