Cidades

Projeto do MP de Roraima alerta população sobre superendividamento e golpes virtuais

O Ministério Público de Roraima deu início nesta quarta-feira, 12, ao projeto “Meu Dinheiro Blindado”, que alerta a população sobre o superendividamento e golpes virtuais.

Por meio da iniciativa, o órgão vai promover palestras educativas ministradas pelo promotor de Justiça Adriano Ávila, e o delegado de Polícia, Eduardo Patrício. Conforme a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas de São Paulo, o Brasil tinha cerca de 73 milhões de pessoas endividadas em 2024.

A primeira atividade do projeto ocorreu no Fórum do Tribunal do Júri de Bonfim, a 124 km de Boa Vista. O público-alvo foram agentes públicos. Participaram da palestra mais de 70 pessoas de instituições como a Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Civil Municipal, bem como professores, servidores da Secretaria Municipal de Educação, entre outras.

Ávila explicou que a iniciativa resulta da constatação que o índice de consumidores endividados tem aumentado exponencialmente nos últimos anos. “Mais e mais pessoas têm se vitimizado com o alto grau de endividamento e, ao mesmo tempo, diversas pessoas têm sido vítimas de golpes virtuais. Por conta disso, o Ministério Público tomou a iniciativa de promover diversas palestras explicativas, informativas para a população, em especial multiplicadores de ideias”, destacou o promotor.

Conscientização

De acordo com o delegado de defesa do consumidor, Eduardo Patrício, um dos focos é conscientizar as pessoas antes de se tornarem vítimas das armadilhas virtuais.

“Vamos mostrar como os golpes ocorrem e como elas podem se prevenir desses golpes para evitar que se tornem vítimas. Uma orientação importante é procurar a delegacia o mais rápido possível porque nesses casos, como são feitas transferências em dinheiro e transferências por pix, quanto mais rápido iniciar a investigação, a probabilidade de reaver o dinheiro é maior”, afirmou.

Com cronograma já definido, o projeto “Meu Dinheiro Blindado” deve alcançar todos os municípios de Roraima. Dessa forma, a próxima atividade ocorrerá no mês de março, em Rorainópolis.

Fonte: Da Redação



Lara Muniz

Recent Posts

Mais três integrantes de facção são presos em Roraima e Santa Catarina; sobe para 21 mandados de prisão cumpridos

Prisões ocorreram neste sábado, dia 13. A PCRR vem cumprindo 77 ordens judiciais, incluindo 22…

9 horas ago

Videogame brasileiro tem menino yanomami como herói

Jogo foi baseado no livro A Queda do Céu: Palavras de um Xamã Yanomami

10 horas ago

Homem morre na madrugada deste sábado na BR-401, em Bonfim

Segundo a PMRR, o homem ainda estava com sinais vitais, mas não resistiu e morreu…

11 horas ago

Motociclista morre após colidir contra um poste de energia no Operário

Jovem teria perdido o controle da motocicleta, batido no meio-fio e, em seguida, se chocou…

11 horas ago

Médicos alertam para riscos de prescrição de testosterona para mulher

Utilização do hormônio sem indicação é potencialmente danosa, afirmam

13 horas ago

Mondragon, campeão de MMA e subsecretário de Segurança Pública no interior do Amazonas, desaparece no Rio Negro

Irmão confirmou o desaparecimento neste sábado; as buscas foram encerradas na madrugada, sendo retomadas na…

15 horas ago