Cidades

Projeto do MP de Roraima alerta população sobre superendividamento e golpes virtuais

O Ministério Público de Roraima deu início nesta quarta-feira, 12, ao projeto “Meu Dinheiro Blindado”, que alerta a população sobre o superendividamento e golpes virtuais.

Por meio da iniciativa, o órgão vai promover palestras educativas ministradas pelo promotor de Justiça Adriano Ávila, e o delegado de Polícia, Eduardo Patrício. Conforme a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas de São Paulo, o Brasil tinha cerca de 73 milhões de pessoas endividadas em 2024.

A primeira atividade do projeto ocorreu no Fórum do Tribunal do Júri de Bonfim, a 124 km de Boa Vista. O público-alvo foram agentes públicos. Participaram da palestra mais de 70 pessoas de instituições como a Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Civil Municipal, bem como professores, servidores da Secretaria Municipal de Educação, entre outras.

Ávila explicou que a iniciativa resulta da constatação que o índice de consumidores endividados tem aumentado exponencialmente nos últimos anos. “Mais e mais pessoas têm se vitimizado com o alto grau de endividamento e, ao mesmo tempo, diversas pessoas têm sido vítimas de golpes virtuais. Por conta disso, o Ministério Público tomou a iniciativa de promover diversas palestras explicativas, informativas para a população, em especial multiplicadores de ideias”, destacou o promotor.

Conscientização

De acordo com o delegado de defesa do consumidor, Eduardo Patrício, um dos focos é conscientizar as pessoas antes de se tornarem vítimas das armadilhas virtuais.

“Vamos mostrar como os golpes ocorrem e como elas podem se prevenir desses golpes para evitar que se tornem vítimas. Uma orientação importante é procurar a delegacia o mais rápido possível porque nesses casos, como são feitas transferências em dinheiro e transferências por pix, quanto mais rápido iniciar a investigação, a probabilidade de reaver o dinheiro é maior”, afirmou.

Com cronograma já definido, o projeto “Meu Dinheiro Blindado” deve alcançar todos os municípios de Roraima. Dessa forma, a próxima atividade ocorrerá no mês de março, em Rorainópolis.

Fonte: Da Redação



Lara Muniz

Recent Posts

Roraima reúne agricultores e movimentos sociais para debater o futuro do campo

Com o tema “Brasil Rural: Raiz da Vida, Fonte do Bem Viver”, o evento acontece…

2 horas ago

Paciente com doença renal denuncia cancelamento do TFD

Conforme relato, José de Sousa, chegou a viajar para Porto Alegre, no entanto, precisou retornar…

3 horas ago

Vacina contra bronquiolite está disponível em todas as UBS’s de Boa Vista

Imunizante é destinado a gestantes a partir da 28ª semana

3 horas ago

Estudo revela como o consumidor boa-vistense pretende gastar neste Natal

Pesquisa detalha os presentes mais buscados. Entre eles, estão roupas, perfumes, cosméticos e brinquedos

4 horas ago

Avenida Luiz Canuto Chaves recebe obras de recapeamento

Serviço da Prefeitura integra pacote de 81 trechos de ruas em 14 bairros de Boa…

5 horas ago

Divulgado edital do Programa Bolsa Atleta 2025, em Boa Vista

Interessados têm até o dia 30 de dezembro para se inscrever e concorrer a uma…

6 horas ago