Cidades

Projeto seleciona universitários para viver experiência como diplomata

Estão abertas as inscrições para o programa de monitores do projeto MONUEM-ERESP para o segundo semestre de 2021. O programa seleciona estudantes universitários para levar o conceito de Modelo de Nações Unidas para as escolas da rede pública.

Os estudantes selecionados deverão dar aulas sobre o sistema internacional, o funcionamento da ONU, assim como outros assuntos relacionados. A atividade contará como horas complementares demandadas pelas universidades. Assim, uma coordenadora acadêmica e uma professora especialista em relações internacionais acompanharão para auxiliar na programação de cada uma das tarefas e na didática em sala de aula.

O programa tem como propósito estimular a reflexão sobre temas da agenda internacional, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável postulados pelas Nações Unidas. Além disso, tem como propósito desenvolver habilidades socioemocionais, técnicas de negociação e resolução de conflitos.

Para participar é preciso cursar a partir do 2° ano dos cursos de Relações Internacionais, Administração Pública, Economia, Direito ou áreas correlatas de qualquer instituição brasileira. Semelhantemente, candidatos devem ter familiaridade com Modelos de Nações Unidas, que é um pré-requisito para a seleção.

As inscrições podem ser feitas até 31 de agosto de 2021. O candidato precisa acessar a página do MONUEM – ERESP e enviar e- mail para projetos@globalattitude.org.br, com o título “Monitor(a) Voluntário”. É necessário redigir no corpo do e-mail um parágrafo com a motivação para participar do projeto, bem como incluir um currículo como documento anexo.

Sobre o programa

O projeto MONUEM é concebido pelo Escritório de Representação do Ministério das Relações Exteriores em São Paulo (ERESP). Nesse sentido, o objetivo é proporcionar a realização de simulações do modelo das Nações Unidas a alunos da rede pública (estadual e municipal) de ensino de São Paulo.

O projeto teve sua origem na Universidade de Harvard há mais de 40 anos. Ele oferece ao aluno a oportunidade de agir como um diplomata em um ambiente de negociação de temas vitais, representando um país.

A participação dos estudantes no programa proporciona o aprendizado de falar em público, assim como o conhecimento global, reconhecendo eventos atuais e passados do mundo inteiro; o reconhecimento de novas perspectivas de visão; a liberdade da palavra e da expressão; aprender a como se portar em um argumento, como persuadir alguém, como conseguir que alguém lhe escute durante uma discussão; dentre outros benefícios.

Fonte: Agência Educa Mais Brasil

Rosi Martins

Recent Posts

Acidentes de trânsito: Roraima tem 9 registros apenas nesta sexta-feira (5)

Entre os acidentes de trânsito há capotamentos, colisões e atropelamentos

8 horas ago

Corpo de mulher é encontrado no loteamento Caburaí, zona Oeste da capital

Junto ao corpo, policiais encontraram munição de arma de fogo

11 horas ago

Caminhão financiado de forma fraudulenta é localizado; polícia investiga suspeita de estelionato

O caminhão foi financiado utilizando dados de proprietária de uma concessionária

11 horas ago

Obras do primeiro artista Yanomami são expostas no Museu de Artes de São Paulo

Exposição retrata experiências xamânicas da cosmologia Yanomami

12 horas ago

Famílias podem embarcar no Expresso Natalino a partir deste domingo, 7

Programação segue até o dia 14 de dezembro, contemplando locais com a bela iluminação de…

13 horas ago

Mãe de adolescente morta a tiros em Rorainópolis critica liberdade concedida ao réu e pede celeridade para julgamento do caso

Acrízio Silva Leite está solto desde agosto, com medidas cautelares, após decisão que revogou sua…

14 horas ago