Cidades

Projeto seleciona universitários para viver experiência como diplomata

Estão abertas as inscrições para o programa de monitores do projeto MONUEM-ERESP para o segundo semestre de 2021. O programa seleciona estudantes universitários para levar o conceito de Modelo de Nações Unidas para as escolas da rede pública.

Os estudantes selecionados deverão dar aulas sobre o sistema internacional, o funcionamento da ONU, assim como outros assuntos relacionados. A atividade contará como horas complementares demandadas pelas universidades. Assim, uma coordenadora acadêmica e uma professora especialista em relações internacionais acompanharão para auxiliar na programação de cada uma das tarefas e na didática em sala de aula.

O programa tem como propósito estimular a reflexão sobre temas da agenda internacional, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável postulados pelas Nações Unidas. Além disso, tem como propósito desenvolver habilidades socioemocionais, técnicas de negociação e resolução de conflitos.

Para participar é preciso cursar a partir do 2° ano dos cursos de Relações Internacionais, Administração Pública, Economia, Direito ou áreas correlatas de qualquer instituição brasileira. Semelhantemente, candidatos devem ter familiaridade com Modelos de Nações Unidas, que é um pré-requisito para a seleção.

As inscrições podem ser feitas até 31 de agosto de 2021. O candidato precisa acessar a página do MONUEM – ERESP e enviar e- mail para projetos@globalattitude.org.br, com o título “Monitor(a) Voluntário”. É necessário redigir no corpo do e-mail um parágrafo com a motivação para participar do projeto, bem como incluir um currículo como documento anexo.

Sobre o programa

O projeto MONUEM é concebido pelo Escritório de Representação do Ministério das Relações Exteriores em São Paulo (ERESP). Nesse sentido, o objetivo é proporcionar a realização de simulações do modelo das Nações Unidas a alunos da rede pública (estadual e municipal) de ensino de São Paulo.

O projeto teve sua origem na Universidade de Harvard há mais de 40 anos. Ele oferece ao aluno a oportunidade de agir como um diplomata em um ambiente de negociação de temas vitais, representando um país.

A participação dos estudantes no programa proporciona o aprendizado de falar em público, assim como o conhecimento global, reconhecendo eventos atuais e passados do mundo inteiro; o reconhecimento de novas perspectivas de visão; a liberdade da palavra e da expressão; aprender a como se portar em um argumento, como persuadir alguém, como conseguir que alguém lhe escute durante uma discussão; dentre outros benefícios.

Fonte: Agência Educa Mais Brasil

Rosi Martins

Recent Posts

STF prorroga para 2025 prazo de conciliação sobre marco temporal

Reuniões estavam previstas para terminar em 18 de dezembro

5 horas ago

Taxa de desemprego recua em 7 estados no terceiro trimestre, diz IBGE

Maior queda foi observada na Bahia, com recuo de 1,4 ponto percentual

8 horas ago

Escolas municipais conquistam 1º e 2º lugar no Prêmio Sebrae Tamanduá Bandeira

Trabalhos reafirmam o papel transformador da educação de Boa Vista na construção de um futuro…

9 horas ago

Prefeitura com Você reforça cuidado com a saúde do homem no Silvio Leite

Ação ocorre neste sábado, 23, no CRAS do bairro, oferecendo diversos serviços municipais à população…

9 horas ago

Arthur Henrique entrega 260 títulos definitivos para moradores de 35 bairros

A iniciativa busca garantir segurança jurídica, valorização dos imóveis e melhoria na qualidade de vida…

9 horas ago

Apostas enganosas: Ministério denuncia 25 canais online no YouTube

Sites recebiam dinheiro de apostadores e não pagavam prêmio prometido

11 horas ago