Cidades

Projetos sociais da Prefeitura de Boa Vista retomam atividades após recesso

Os projetos sociais da Prefeitura de Boa Vista retornaram após o período de recesso nesta segunda-feira (5). São mais de 3 mil beneficiários divididos entre Cabelos de Prata, Conviver, Dedo Verde, Crescer e ArtCanto. Recreação, atividades físicas, acolhimento e bate-papo marcaram o reencontro dos integrantes.

Um dos reencontros mais aguardados foi o do Cabelos de Prata. Projeto voltado especialmente para a terceira idade, conta com 1.473 integrantes e desenvolve atividades que contribuem para um envelhecimento saudável. Além disso, é um grande marco de cuidado da gestão.

“Nós procuramos fazer momentos em grupo, para que eles mantenham contato e interajam uns com os outros. Todos estão muito felizes por estarem voltando às ações, é muito importante para eles”, disse a superintendente de Desenvolvimento Social da Secretaria Municipal de Gestão Social, Sheyla Santana.

Duas décadas

Eva Magalhães, de 77 anos, está no Cabelos de Prata há 20 anos e faz questão de compartilhar a experiência. “Eu estava com muitas saudades desses momentos. É tão bom estar aqui, rever meus colegas. Não deixo de vir nas atividades. Me sinto acolhida e tudo isso já é parte de quem eu sou. Afinal, são duas décadas que participo diariamente”.

Irmandade

Os projetos sociais também promovem boas amizades. Expedita Vicente, de 85 anos, é atendida no CRAS Centenário e, para ela, todos são como uma família. “Nós somos uma turma de irmandade e só tenho a agradecer. Elogio nosso prefeito, por ter tanto compromisso com a gente. Às vezes chego cansada, mas aqui danço e pulo. Não existe doença ou nada de ruim. Só felicidade”, contou.

Conheça os projetos:

Conviver – Seu objetivo é complementar o trabalho social com as famílias com o objetivo de prevenir ocorrências de situações de risco social e fortalecer os vínculos familiares e comunitários. As atividades ocorrem nos Centros de Referência em Assistência Social (Cras). Atende atualmente 953 crianças e adolescentes, entre 7 e 17 anos.

Dedo Verde – As ações são focadas na proteção social, defesa de direitos, prevenção de riscos, fortalecimento dos vínculos sociais e familiares e no protagonismo juvenil com ênfase na cidadania ambiental, com ações educativas, atendendo 151 jovens de 14 a 17 anos.

Cabelos de Prata – Tem como desenvolvimento de atividades para a terceira idade que contribuam no processo de envelhecimento saudável, desenvolvimento da autonomia e de sociabilidade, atendendo atualmente 1.473 idosos.

ArtCanto – Promove a educação musical com acompanhamento social e pedagógico para crianças e adolescentes entre 7 e 17 anos. O projeto ensina a prática do canto coral infanto-juvenil, música popular brasileira, erudita e regional, atendendo 220 integrantes.

Rumo Certo –  O Programa oferece capacitação, cursos e orientações sobre mercado de trabalho e vivenciam na prática o dia a dia de empresas e instituições parceiras durante a permanência no programa, e atende atualmente 100 jovens.

Crescer – O projeto incentiva jovens a despertarem seus talentos e transformam vida. São oferecidas oficinas profissionalizantes que ajudam os 296 alunos a terem uma percepção de mercado de trabalho, além de questões educacionais e sociais.

Fonte: Da Redação

Polyana Girardi

Recent Posts

Sorteio da promoção “Cesta Mágica de Natal” do Grupo Égia acontece nesta sexta-feira e sábado

O sorteio premiará três famílias com itens para a ceia de natal

8 minutos ago

Sine: veja as mais de 209 oportunidades de emprego para esta quinta-feira, 11

Atendimentos são das 7h30 às 13h30. Interessados também pode acessar o aplicativo do Sine em…

18 minutos ago

Duas pessoas são presas pela Polícia Federal por grilagem de terras no interior de Roraima

De acordo com as investigações, as ocupações ocorreram entre 2019 e 2023

48 minutos ago

Famílias ameaçadas de despejo conseguem decisão liminar para permanecerem no local

As seis famílias vivem há 15 anos no bairro São Vicente; decisão liminar garantiu que os moradores tenham…

12 horas ago

Governo confirma salário mínimo de R$ 1.621 em 2026

Novo valor vale a partir de janeiro a ser pago no salário de fevereiro

13 horas ago

Em Roraima mais de 170 mil pessoas têm dívidas e não sabem; descubra se você é um deles

Mais de 62,2 milhões de consumidores no Brasil têm dívidas disponíveis para negociação, mas nunca…

14 horas ago