Cidades

Quarta edição da Campanha “Carnaval sem Violência” finaliza com resultado positivo

A quarta edição da Campanha “O MPRR e o Carnaval Sem Violência” foi concluída com sucesso e proporcionou aos foliões de Boa Vista orientações lúdicas e descontraídas sobre o protocolo “Não é Não”. A equipe, coordenada pela promotora de justiça de Defesa da Mulher, Lucimara Campaner percorreu as praças e blocos de Carnaval da cidade. Isso para entregar leques, panfletos, adesivos e fazer um grande carimbaço com a frase “não é não” no público presente.

A ação teve como objetivo conscientizar e prevenir do assédio no período do Carnaval. E contou com o apoio da Polícia Militar e da Assembleia Legislativa de Roraima, por meio da Secretaria Especial da Mulher e do Chame.

Durante os três dias foram entregues mais de 4.500 materiais informativos, além da exibição do vídeo da campanha durante as apresentações de carnaval. Conforme o MPRR, até o encerramento da campanha, não houve registro oficial de importunação contra as mulheres nas praças onde ocorreram os eventos.

Adesão do público

A promotora afirma que o público demonstrou apoio à iniciativa com adesão e retorno positivo sobre a importância de campanha.

“Ações como esta em eventos e manifestações culturais são importantes para alcançar maior número de pessoas e para que tenham conhecimento de que existem leis e organismos de proteção. Além de que, reforçamos que a importunação e o assédio contra meninas e mulheres é crime, e também divulgamos as medidas de proteção e de segurança para atendimento qualificado e solidário da vítima em caso de violência”, explicou Lucimara Campaner.

Conforme a promotora, a luta por mais segurança e pelo fim da violência contra as mulheres nos lares, nas ruas, nos transportes, nos espaços de lazer e em outros locais é incessante.

“Lamentavelmente, todos os dias mulheres de todas as camadas sociais sofrem com situações hostis e agressivas. E, por isso, é tão importante a união de esforços e o fortalecimento do sistema protetivo”, reiterou a promotora.

Para Glaucineide Ferreira, diretora da Secretaria Especial da Mulher da ALE-RR, o carnaval é uma época de festa e alegria. Mas também de responsabilidade e levar o protocolo “Não é Não” para as ruas durante o carnaval é fundamental para garantir a segurança.

“Podemos também destacar a importância da união das instituições parceiras, levando legitimidade e credibilidade que ajuda a dar peso a mensagem do “Não é Não” e assim promover um ambiente respeitoso”, ressaltou a diretora.

Já a foliã Sâmia Lopes, de 30 anos, afirmou que se sentiu mais segura com a ação “O MPRR e o Carnaval Sem Violência”. “Toda essa movimentação, pessoas repassando informações, colando adesivo e carimbando, inclusive homens, faz com que a gente se sinta mais à vontade para curtir o carnaval sem medo e consciente dos nossos direitos”, finalizou.

Protocolo Não é Não

O protocolo “Não é Não” está previsto na Lei Federal 14.786/2023. Ele visa garantir o direito da mulher de ter segurança durante o lazer nos espaços públicos privados.

A Lei tem por objetivo coibir atos de constrangimento e de violência contra a mulher e impõe medidas de proteção à vítima. Por isso, trata-se de mais uma ferramenta para reforçar o sistema protetivo para preservação da dignidade, honra e integridade física, moral e psicológica da mulher.

Fonte: Da Redação

Rosi Martins

Recent Posts

Mulher morre após ser atingida por caminhonete na Ville Roy

Testemunhas relataram que a mulher vinha em alta velocidade e aparentava ter ingerido bebida alcoólica;…

20 minutos ago

Fim da escala 6×1 pode eliminar ao menos 600 mil empregos, diz entidade

Segundo instituição, impacto no PIB com redução da jornada de trabalho no país seria de…

30 minutos ago

Carnaval de Boa Vista celebra cultura, alegria e valorização de artistas locais

A programação ocorrerá em pontos estratégicos da cidade

1 hora ago

Sine: Roraima oferta mais de 80 vagas de emprego nesta quinta-feira, 5

Atendimentos são das 7h30 às 13h30. Interessados também pode acessar o aplicativo do Sine em…

2 horas ago

Homem é preso suspeito de estuprar mulher em terreno baldio no bairro dos Estados

Segundo investigação da Polícia Civil, o suspeito teria ameaçado a mulher com uma faca

12 horas ago

Clínica Renal de Roraima reduzirá atendimentos por atraso de pagamentos da Sesau

Com dívida de aproximadamente R$ 10 milhões, empresa reduzirá atendimentos a partir desta semana

14 horas ago