Cidades

Quase 13 mil eleitores em Roraima podem ter título cancelado; saiba como regularizar

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RR) divulgou que 12.838 eleitores de Roraima correm o risco de ter o título cancelado por não terem votado nas últimas três eleições nem justificado a ausência ou pago a multa. Para evitar o cancelamento, o cidadão deve fazer a regularização até o dia 19 de maio.

Para saber se o título está regular, basta enviar mensagem para o WhatsApp 2121-7001, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. Além disso, o eleitor pode acessar o site do TRE-RR (tre-rr.jus.br), na aba “Autoatendimento do Eleitor”, para consultar a situação e regularizar o título online. Também é possível comparecer ao cartório eleitoral mais próximo, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.

Para a regularização, é necessário apresentar um documento oficial com foto, título eleitoral ou e-Título e eventuais comprovantes de votação ou justificativa. Caso haja multas pendentes, o cidadão pode fazer o pagamento via boleto, Pix ou cartão, pelo Autoatendimento Eleitoral, e-Título ou diretamente no cartório eleitoral.

Manter o título em situação regular é essencial para participar das eleições e exercer direitos civis, como tomar posse em concursos públicos, obter passaporte ou CPF, renovar matrícula em instituições de ensino e participar de concorrências públicas.

Projeto Raízes facilita atendimento

Com o projeto Raízes, os eleitores podem regularizar o título em qualquer zona eleitoral do estado, sem a necessidade de deslocamento até sua zona de origem.

Quem pode ter o título cancelado?

O cancelamento atinge eleitores que não votaram ou não justificaram a ausência em três eleições consecutivas (cada turno conta como uma eleição). No entanto, são isentos os eleitores facultativos (menores de 18 anos, maiores de 70 anos e pessoas não alfabetizadas); Pessoas com deficiência que tenham dificuldades para votar; Eleitores cuja justificativa foi aceita pela Justiça Eleitoral.

O TRE-RR alerta que a regularização deve ser feita exclusivamente pelos canais oficiais do TSE ou do TRE-RR. Qualquer cobrança fora dessas plataformas pode ser um golpe. Para mais informações, acesse o site do TRE-RR ou entre em contato com sua zona eleitoral.

Fonte: Da Redação

Lara Muniz

Recent Posts

Brasil lança 1º foguete comercial nesta quarta-feira, no Maranhão

Ele está programado para ser lançado do Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão às…

13 minutos ago

Jovem furta casa de idosos duas vezes em menos de cinco dias e acaba preso em Boa Vista

Suspeito chegou a ser identificado na primeira vez, mas passou a responder em liberdade porque…

59 minutos ago

Justiça reconhece que reajuste de 23,77% aplicado pela Caer em 2024 foi abusivo e obriga empresa a restituir consumidores

Valores cobrados em excesso devem ser devolvidos por meio de compensação em faturas futuras

2 horas ago

Sine: veja mais de 120 oportunidades de emprego para esta terça-feira, 16

Atendimentos são das 7h30 às 13h30. Interessados também pode acessar o aplicativo do Sine em…

2 horas ago

Nunes Marques pede mais 30 dias para analisar processo de cassação do governador de Roraima

Processo está parado desde o dia 11 de novembro, quando o ministro fez o segundo…

12 horas ago

Roraima reúne agricultores e movimentos sociais para debater o futuro do campo

Com o tema “Brasil Rural: Raiz da Vida, Fonte do Bem Viver”, o evento acontece…

15 horas ago