Cidades

Quase 13 mil eleitores em Roraima podem ter título cancelado; saiba como regularizar

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RR) divulgou que 12.838 eleitores de Roraima correm o risco de ter o título cancelado por não terem votado nas últimas três eleições nem justificado a ausência ou pago a multa. Para evitar o cancelamento, o cidadão deve fazer a regularização até o dia 19 de maio.

Para saber se o título está regular, basta enviar mensagem para o WhatsApp 2121-7001, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. Além disso, o eleitor pode acessar o site do TRE-RR (tre-rr.jus.br), na aba “Autoatendimento do Eleitor”, para consultar a situação e regularizar o título online. Também é possível comparecer ao cartório eleitoral mais próximo, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.

Para a regularização, é necessário apresentar um documento oficial com foto, título eleitoral ou e-Título e eventuais comprovantes de votação ou justificativa. Caso haja multas pendentes, o cidadão pode fazer o pagamento via boleto, Pix ou cartão, pelo Autoatendimento Eleitoral, e-Título ou diretamente no cartório eleitoral.

Manter o título em situação regular é essencial para participar das eleições e exercer direitos civis, como tomar posse em concursos públicos, obter passaporte ou CPF, renovar matrícula em instituições de ensino e participar de concorrências públicas.

Projeto Raízes facilita atendimento

Com o projeto Raízes, os eleitores podem regularizar o título em qualquer zona eleitoral do estado, sem a necessidade de deslocamento até sua zona de origem.

Quem pode ter o título cancelado?

O cancelamento atinge eleitores que não votaram ou não justificaram a ausência em três eleições consecutivas (cada turno conta como uma eleição). No entanto, são isentos os eleitores facultativos (menores de 18 anos, maiores de 70 anos e pessoas não alfabetizadas); Pessoas com deficiência que tenham dificuldades para votar; Eleitores cuja justificativa foi aceita pela Justiça Eleitoral.

O TRE-RR alerta que a regularização deve ser feita exclusivamente pelos canais oficiais do TSE ou do TRE-RR. Qualquer cobrança fora dessas plataformas pode ser um golpe. Para mais informações, acesse o site do TRE-RR ou entre em contato com sua zona eleitoral.

Fonte: Da Redação

Lara Muniz

Recent Posts

Mega-Sena acumula e prêmio principal vai para R$ 12 milhões

Próximo sorteio acontece neste sábado, 6

27 minutos ago

Sine: veja as 158 oportunidades de emprego para esta sexta-feira, 5

Atendimentos são das 7h30 às 13h30. Interessados também pode acessar o aplicativo do Sine em…

1 hora ago

Acidente: caminhão passa por cima de motocicleta e duas mulheres ficam feridas

Vídeo mostra momento do acidente no cruzamento da Av. Ataíde Teive com a Av. Nossa…

11 horas ago

Tribunal do Júri condena réu a 26 anos por feminicídio em Caracaraí-RR

Diego Pereira de Souza, de 26 anos, matou a própria companheira após uma crise de…

13 horas ago

Feira de soluções sustentáveis incentiva potencial empreendedor de alunos em Boa Vista

Evento em parceria com o Sebrae reúne cerca de 600 estudantes de quatro escolas da…

15 horas ago

Natal deve movimentar mais de R$ 150 milhões no comércio roraimense

Hiper e supermercados, além de vestuário, calçados e acessório, se destacam entre os setores que…

16 horas ago