Agente de combate ao mosquito/Foto: divulgação Ascom/Sesau
Quatro municípios de Roraima, apresentam alto indíce de infestação pelo mosquito Aedes aegypti. São eles: São João da Baliza (9%); São Luiz (8,9%); Cantá (6,6%); e também Mucajaí (5,6%).
Todas essas localidades obtiveram índice igual ou superior a 4,0%. O levantamento é do Levantamento Rápido de Índice para o Aedes aegypti (LIRAa).
O mosquito causa doenças como: dengue, chikungunya e o zika vírus. Conforme explicado pela a gerente do Núcleo de Controle da Febre Amarela e Dengue (NCFAD) Rosângela Santos, o objetivo é então direcionar as ações de controle.
“Esse levantamento serve para avaliar a infestação do Aedes aegypti. Com o objetivo de direcionar as ações cabíveis para a intensificação das atividades nos municípios conforme a classificação de risco que apresentarem.”, disse.
Ainda segundo o LIRAa, Pacaraima apresentou um levantamento de 0,8%. Já Alto Alegre (3%); Amajari (2,6%); Boa Vista (2,1%); Bonfim (1,3%); Caracaraí (3%); Caroebe (3,8%); Iracema (2,9%); e Uiramutã (1,4%); apresentaram médio risco de transmissão para arboviroses.
Além disso, a população também pode ajudar no controle do mosquito. é importante que todo objeto que possa ser usado para proliferação, seja descartado da maneira correta.
Fonte: Da Redação
Processo inicia na segunda-feira, 8, e será totalmente online
Ações ocorreram em todos os municípios do estado, sob o pretexto de “prestação de contas…
Ação ocorre de 9 a 12 de dezembro e orienta produtores sobre o descarte correto,…
Com o impacto, carro acabou capotando e o senhor tendo um corte superficial na testa…
Seed afirmou que o caso foi encaminhado para a Corregedoria da Polícia Militar de Roraima
Decisão recebe críticas de entidade de direitos do consumidor