Cidades

Reunião discute mecanismos para melhorar atendimento às ocorrências de violência contra meninas e mulheres em Roraima

O Ministério Público de Roraima (MPRR) se reuniu, nesta quinta-feira (21), com representantes de órgãos de segurança pública e assistência social para discutir mecanismos e melhorar a eficiência no atendimento às ocorrências de violência contra meninas e mulheres no estado.

A Casa da Mulher Brasileira sediou o encontro. Participaram da reunião a Secretaria de Segurança Pública, a Polícia Militar, a Delegacia Geral da Polícia Civil e a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher. Além disso, compareceram representantes da Sejuc, a Setrabes, o Corpo de Bombeiros, a direção da Casa da Mulher Brasileira e o MPRR.

Conforme a promotora de Justiça de Defesa da Mulher, Lucimara Campaner, a ideia é avaliar as diretrizes de uma recomendação expedida pelo MPRR, que trata da transferência de serviços em prol de meninas e mulheres vulneráveis.

“Estamos em uma situação em que Roraima tem configurado nas pesquisas índices elevados de violência contra meninas e mulheres, mortes violentas e estupros de vítimas. Então, precisamos responder a essa demanda de forma mais energética. Mas só vamos conseguir isso se unirmos forças com um propósito comum de combater os casos de forma eficiente”, alertou a promotora.

Um dos pontos tratados na reunião foi o canal de emergência 190, que deve atender a todos os municípios do Estado. De acordo com a promotora, em casos de feminicídio, o tempo pode ser a diferença entre a vida e a morte da vítima.

“As chamadas nesse canal devem ser atendidas com muita presteza. E, logo em seguida, o setor da Rádio Operação, que recebe a chamada, deve dar condições para que uma equipe da Polícia Militar se desloque rapidamente para atender a ocorrência de violência contra a mulher. O propósito dessa reunião é de tornarmos mais eficientes esses serviços de resposta imediata”, apontou Lucimara.

Fonte: Da Redação

Lara Muniz

Recent Posts

Assembleia aprova PL que define Diretrizes Orçamentárias para Roraima em 2025

As Diretrizes Orçamentárias são fundamentais porque estabelecem as regras e prioridades para a elaboração do…

7 horas ago

Moradores do bairro João de Barro usam encanação improvisada por falta de sistema de abastecimento de água

Caer iniciou a construção em maio de 2022 com prazo de conclusão de seis meses,…

9 horas ago

Sustentabilidade: Arthur Henrique inaugura 2º ecoponto de Boa Vista; local incentiva descarte correto de resíduos sólidos

Local vai funcionar no bairro Cidade Satélite. População pode descartar resíduos de construção civil, galhadas…

10 horas ago

Assembleia aprova PL que exige que governador de RR cumpra plano de aplicação de empréstimo de R$ 805,7 milhões

Projeto de Lei nº 105/2024, de autoria do presidente da Casa, Soldado Sampaio (Republicanos), foi…

10 horas ago

Mototaxista é preso com 2 quilos de skunk dentro de bolsa térmica em Boa Vista

Suspeito, de 28 anos, foi abordado no bairro Calungá. Ele era monitorado há uma semana…

12 horas ago