Roraima foi destaque na pauta do Ministério dos Transportes, nesta terça-feira (16). O órgão assinou a ordem de serviço para recuperar três trechos da BR 174 no Estado. Mas, além de tratar sobre as condições da via, o presidente do MDB RR, Romero Jucá, pediu atenção do Ministério para concluir a ligação com a Guiana.
Conforme Romero Jucá, é preciso pensar no futuro e nas oportunidades de desenvolvimento que a ligação com a Guiana representa para o Estado de Roraima e para toda a Amazônia.
“A ligação com a Guiana é fundamental para Roraima. Porque ela muda a nossa logística de comercialização e de produção. Então, é muito importante que a gente possa resgatar essa situação”.
Segundo o presidente do MDB RR, havia uma colaboração entre os dois países. Desta forma, o trecho no Brasil ficou pronto com a construção da BR 401, bem como, a entrega da ponte que liga os dois países.
Da mesma forma, o Dnit deu suporte técnico até 2018, para a construção dos 380 km que faltam dentro do país vizinho. E para Romero Jucá, o Governo Federal tem que retomar essa relação.
“A estrada da Guiana vai aproximar o Estado de Roraima e a Amazônia Ocidental de novos mercados consumidores. Para se ter uma ideia, isso faz com que de Boa Vista ao Porto do Caribe, fique mais perto que ir até Manaus. E o Governo brasileiro pode dar suporte nisso”.
Ao responder a fala de Romero Jucá, o ministro dos Transportes, Renan Filho anunciou que o Brasil será signatário do maior fórum de transportes do mundo.
Desta forma, o Brasil deve apoiar os demais países da América do Sul com a elaboração de um plano de logística para as rotas portuárias e assim, favorecer o desenvolvimento econômico da região. “O Brasil já tem o seu plano, mas vamos ajudar os outros países com isso”.
O Ministro também anunciou que fará visitas aos Estados do Norte, incluindo Roraima para avaliar as demandas de cada local. “Essas rodovias de integração com o Atlântico são importantes para aproximar dos portos. Porque elas mudam a lógica econômica. Logo, é um investimento importante e vamos investigar a posição da Guiana em relação à estrada”.
No evento desta terça-feira (16), o Ministérios dos Transportes autorizou o início da obra de recuperação de três trechos da BR 174 em Roraima. Desta forma, o Governo Federal vai atender a mais de 251 km da via.
Assim, as obras vão atender trechos nos municípios de Rorainópolis, de Caracaraí e ainda no município de Pacaraima. Este, por sua vez, é o trecho mais precário.
A BR 174 é a única via de ligação de Roraima com o restante do país. E, da mesma forma, com a Venezuela. O país vizinho, por sua vez, é o principal destino dos produtos importados pelo Estado.
Fonte: Da Redação
Itens produzidos serão entregues às famílias dos adolescentes no final do ano
Programa Nacional de Imunizações distribui, anualmente, cerca de 300 milhões de doses para os 5.570…
Rhaysa de Souza, de 10 anos, foi convidada para participar da competição após também vencer…
Questionário deve ser preenchido até o dia 5 de dezembro
Criança nasceu no dia 4 de dezembro de 2023 e passou 13 dias na UTI…
Prola considera situação como inversão de valores, já que o Governo de Roraima não abriu…