Nesta quarta-feira (5), é o aniversário de Roraima que completa 34 anos de criação. Porém, a sua história começou bem antes. Ainda em 1639, o explorador Pedro Teixeira, conhecido como o conquistador da Amazônia, batizou o Rio Branco.
Mas foi só em 5 de outubro de 1988 que o Território virou Estado. E há 34 anos, já haviam municípios. Porém, a organização da infraestrutura e dos serviços públicos avançou com o apoio de Romero Jucá.
Ele foi o primeiro governador do Estado, nomeado pelo então presidente José Sarney. E veio para criar as bases do novo Estado. “Eu já conhecia o Estado. Mas, eu decidi viver Roraima e por isso, não sai mais daqui. Assim, trabalhei pelo seu desenvolvimento e pela melhoria da condição de vida das pessoas”.
Romero Jucá teve muito trabalho como o primeiro governador do Estado. Em menos de um ano e meio, ele fez grandes ações, como a organização da geração e distribuição de energia na capital e no interior.
“Quando eu cheguei há 34 anos, o que tinha aqui era a CERR. Ou seja, uma empresa do próprio Estado que não dava conta de gerar energia para todos os municípios. Então, todo dia faltava luz”.
A solução foi buscar apoio do Governo Federal. Assim, a EletroNorte assumiu a geração na capital e a CERR passou a atender o interior. Na época, isso resolveu a falta de luz.
Romero Jucá também ajudou a criar novos bairros na capital, investindo em programas habitacionais e trouxe a soja para o Estado. De maneira semelhante, ele levou água tratada para mais de 100 mil famílias com o programa Água para Todos.
E ainda organizou a saúde do Estado com a construção do HGR, a ampliação da Maternidade e a construção do primeiro Hospital de Rorainópolis. Na época, o município ainda era a Vila do Incra.
Contudo, foi na educação que Romero Jucá deixou um dos seus legados mais importantes: a criação da Universidade Federal de Roraima (UFRR). Segundo ele, os jovens terminavam os estudos e, quem tinha condição financeira, ia para outro Estado. Mas, ao se formarem, muitos nem voltavam.
“Nós enfrentamos muitos desafios para realizar esse sonho. No entanto, hoje eu vejo que eu estava inspirado quando pedi ao presidente Sarney que ajudasse na criação da nossa Universidade. E ela é muito importante até hoje para o Estado”
Uma outra ação de Romero Jucá que trouxe muitos resultados foi o enquadramento. Assim, mais de 12 mil pessoas passaram para o quadro da União. E isso ajudou a organizar a folha de pagamento além de gerar renda para o Estado.
Já no Senado Federal, Romero Jucá se tornou o parlamentar que trouxe mais recursos para Roraima. Dessa forma, ele ajudou com muitas obras e ações que mudaram para melhor a vida das pessoas.
Em Boa Vista, por exemplo, a parceria com a ex- prefeita Teresa Surita fez a capital virar referência nacional. Hoje, Boa Vista é destaque na educação, na qualidade de vida e na primeira infância.
“É um orgulho ser parte da construção e da transformação do nosso Estado. Eu amo Roraima. É a terra que eu escolhi viver e onde quero continuar a fazer”.
Fonte: Da Redação
Interessados devem se inscrever no período de 12 a 30 de novembro
Encontro promovido pela Cáritas Brasileira e Sesc Roraima acontece na próxima segunda-feira, 11
Número de mortes após picadas passou de 92 para 134 em um ano
Vilson da Silva Souza foi assassinado com uma flechada no peito na manhã deste sábado,…
Televisores e ar condicionados foram furtados no mês de outubro. Foram mais de 300 produtos…
Dupla verificação evita golpes e fraudes ao acessar plataforma