Foto: Divulgação
A Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) de Roraima confirmou na sexta-feira, 25 a morte por dengue de uma mulher de 48 anos, de Pacaraima. Este é o primeiro óbito pela doença deste ano, no estado. A morte teve confirmação por exame laboratorial do Laboratório Central. (Lacen).
O caso já tinha investigação desde o dia 15 de abril. É que a paciente faleceu após dar entrada no Hospital Geral de Roraima. (HGR). Os sintomas começaram em 9 de abril e incluíam febre, mialgia (dor muscular), dor abdominal, cefaleia (dor de cabeça), vômitos e dor retroorbitária.
Do mesmo modo, a paciente buscou atendimento pela primeira vez em 12 de abril, no Hospital Délio Tupinambá, em Pacaraima, onde foi medicada. No dia 14, com agravamento do quadro, a equipe encaminhou a paciente ao HGR, onde o quadro evoluiu e avançou para o óbito no dia seguinte.
Sendo assim, a confirmação do óbito ocorreu nove dias após a notificação inicial. O Núcleo de Vigilância Epidemiológica Hospitalar do HGR comunicou então, o caso ao Núcleo de Controle de Febre Amarela e Dengue, da CGVS (Coordenação Geral de Vigilância em Saúde), que iniciou o protocolo de investigação.
De acordo com o painel de monitoramento da CGVS, atualizado em 14 de abril, Roraima contabilizava 720 notificações de dengue, com 77 casos confirmados, 136 casos prováveis e 584 descartados. O último óbito por dengue no Estado foi registrado em 2022.
Fonte: Da Redação
Programação segue até o dia 14 de dezembro, contemplando locais com a bela iluminação de…
Acrízio Silva Leite está solto desde agosto, com medidas cautelares, após decisão que revogou sua…
Ex-prefeito está internado no HGR desde a quinta-feira, 4. Ele foi preso pela PF por…
Encontro tem como foco a agricultura familiar e o uso sustentável dos recursos
Processo inicia na segunda-feira, 8, e será totalmente online
Ações ocorreram em todos os municípios do estado, sob o pretexto de “prestação de contas…