Cidades

Roraima lidera na região Norte em percentual de moradores em imóveis alugados

Os dados mais recentes do Censo 2022 revelaram que Roraima ocupa a liderança entre os estados da região Norte em relação à proporção de moradores vivendo em imóveis alugados. De acordo com a pesquisa divulgada nesta sexta-feira, 13, pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de Roraima (Sinduscon-RR), 24,92% da população roraimense reside em propriedades alugadas. O que corresponde a aproximadamente 1 a cada 4 habitantes do estado.

Esse índice coloca Roraima como o estado com a maior proporção de pessoas vivendo de aluguel na região Norte. O estado também fica na sexta posição no ranking nacional. Em termos comparativos, os estados com maior percentual de moradores em imóveis alugados no Brasil são: Distrito Federal (35,75%), Mato Grosso (34,12%) e Goiás (32,89%).

Domicílios próprios em Roraima

A pesquisa também apontou que a maior parte da população roraimense vive em domicílios próprios. De acordo com o Censo, 65,08% dos domicílios em Roraima são de propriedade dos moradores. A pesquisa revelou ainda que 7,89% dos imóveis são cedidos ou emprestados, enquanto 2,11% estão em outras condições.

No contexto da região Norte, Rondônia ocupa a liderança no percentual de domicílios próprios, com 73,25%, seguido por Tocantins, com 71,84%. Nacionalmente, os estados com as maiores proporções de domicílios próprios são Piauí (82,56%), Maranhão (81,34%) e Paraíba (80,98%), evidenciando uma tendência mais consolidada nas regiões Nordeste e Norte.

Domicílios cedidos ou emprestados

Outro dado relevante da pesquisa é o percentual de domicílios cedidos ou emprestados. Em Roraima, essa categoria representa 7,89% dos imóveis, um número superior à média nacional de 6,12%. Além disso, Roraima supera o Distrito Federal (5,98%) nesse aspecto.

No cenário da região Norte, estados como Tocantins (8,56%) e Acre (8,12%) apresentam percentuais um pouco mais altos, enquanto o Amazonas registra 7,65%.

Conforme o Sinduscon-RR, esses números refletem a dinâmica do mercado imobiliário e das condições de moradia em Roraima, além de evidenciar a crescente demanda por imóveis alugados no estado, que continua a ser um reflexo da mobilidade urbana e das particularidades socioeconômicas locais.

A pesquisa do Censo 2022 traz à tona informações essenciais para o entendimento do perfil habitacional de Roraima, oferecendo subsídios importantes para o planejamento e a atuação de setores como a construção civil, mercado imobiliário e políticas públicas voltadas à moradia.

Fonte: Da Redação

Rosi Martins

Recent Posts

Sine: veja as 153 oportunidades de emprego para esta sexta-feira, 19

Atendimentos são das 7h30 às 13h30. Interessados também pode acessar o aplicativo do Sine em…

23 minutos ago

Mecânico é preso pelo desaparecimento da ex-companheira

A família denunciou o desaparecimento após o homem supostamente usar as redes sociais da mulher…

9 horas ago

Smtran integra operação nacional de fiscalização e segurança no trânsito

Ação segue até o carnaval de 2026, abrangendo as festas de fim e início de…

13 horas ago

Prefeitura de Caroebe vai gastar mais de R$ 1 milhão em aluguel de estrutura para eventos

São João da Baliza também vai contratar os serviços pelo valor milionário. Informações constam em…

14 horas ago

Justiça obriga banco a suspender cobranças de cartões de crédito consignado não contratados

Medida é resultado de uma Ação Civil Pública movida pelo Ministério Público de Roraima

15 horas ago

Aprovado financiamento de imóveis maior para famílias de baixa renda

Principal deliberação envolve a atualização do teto dos imóveis nas faixas 1 e 2 do…

15 horas ago