Os dados mais recentes do Censo 2022 revelaram que Roraima ocupa a liderança entre os estados da região Norte em relação à proporção de moradores vivendo em imóveis alugados. De acordo com a pesquisa divulgada nesta sexta-feira, 13, pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de Roraima (Sinduscon-RR), 24,92% da população roraimense reside em propriedades alugadas. O que corresponde a aproximadamente 1 a cada 4 habitantes do estado.
Esse índice coloca Roraima como o estado com a maior proporção de pessoas vivendo de aluguel na região Norte. O estado também fica na sexta posição no ranking nacional. Em termos comparativos, os estados com maior percentual de moradores em imóveis alugados no Brasil são: Distrito Federal (35,75%), Mato Grosso (34,12%) e Goiás (32,89%).
A pesquisa também apontou que a maior parte da população roraimense vive em domicílios próprios. De acordo com o Censo, 65,08% dos domicílios em Roraima são de propriedade dos moradores. A pesquisa revelou ainda que 7,89% dos imóveis são cedidos ou emprestados, enquanto 2,11% estão em outras condições.
No contexto da região Norte, Rondônia ocupa a liderança no percentual de domicílios próprios, com 73,25%, seguido por Tocantins, com 71,84%. Nacionalmente, os estados com as maiores proporções de domicílios próprios são Piauí (82,56%), Maranhão (81,34%) e Paraíba (80,98%), evidenciando uma tendência mais consolidada nas regiões Nordeste e Norte.
Outro dado relevante da pesquisa é o percentual de domicílios cedidos ou emprestados. Em Roraima, essa categoria representa 7,89% dos imóveis, um número superior à média nacional de 6,12%. Além disso, Roraima supera o Distrito Federal (5,98%) nesse aspecto.
No cenário da região Norte, estados como Tocantins (8,56%) e Acre (8,12%) apresentam percentuais um pouco mais altos, enquanto o Amazonas registra 7,65%.
Conforme o Sinduscon-RR, esses números refletem a dinâmica do mercado imobiliário e das condições de moradia em Roraima, além de evidenciar a crescente demanda por imóveis alugados no estado, que continua a ser um reflexo da mobilidade urbana e das particularidades socioeconômicas locais.
A pesquisa do Censo 2022 traz à tona informações essenciais para o entendimento do perfil habitacional de Roraima, oferecendo subsídios importantes para o planejamento e a atuação de setores como a construção civil, mercado imobiliário e políticas públicas voltadas à moradia.
Fonte: Da Redação
Professora teme que crianças fiquem ansiosas
Com o tema “Uma aventura de Noel”, o espetáculo surpreendeu trouxe importantes reflexões sobre o…
Com quase R$ 20 milhões em recurso articulado por Romero Jucá (MDB), a via recebeu…
Número equivale a cerca de 25% do total dos 26 mil médicos em atividade no…
Resolução entra em vigor no dia 3 de fevereiro
CadÚnico registrava 116,7 mil indivíduos nessa condição há seis anos