Cidades

Roraima registra aumento de cobertura vacinal de imunizantes do calendário infantil

Roraima registrou aumento superior a 10 pontos percentuais na cobertura vacinal de cinco das oito vacinas recomendadas no calendário infantil para crianças com um ano de idade.

O destaque é para a meningocócica, que passou de 60,3% em 2022 para 78,3% neste ano. Também houve avanço para hepatite A, que saltou de 55,2% para 70%. A pólio alcançou 60,2% de cobertura, ante os 48,7% do ano passado. A DTP (difteria, tétano e coqueluche) passou de 47,9% para 60,7% e a 1ª dose de tríplice viral subiu de 67% para 79,4%. Os dados do Ministério da Saúde preliminares e correspondem ao período de janeiro a outubro de 2023. Houve comparação com 2022.

Além disso, Roraima aumentou também a cobertura para todas as vacinas recomendadas para bebês de 2 a 6 meses.

Aumento da cobertura em todo o Brasil

A nível nacional, oito vacinas recomendadas do calendário infantil apresentaram aumento nas coberturas vacinais. Para as crianças com um ano, os imunizantes contra hepatite A, poliomielite, pneumocócica, meningocócica, DTP (difteria, tétano e coqueluche) e tríplice viral 1ª dose e 2ª dose (sarampo, caxumba e rubéola). Do mesmo modo, houve aumento na cobertura da vacina contra a febre amarela, indicada aos nove meses.

O resultado aponta para a reversão da queda dos índices vacinais que o Brasil enfrenta há cerca de 7 anos. Mesmo sem a consolidação dos dados para todo 2023. O avanço é fruto do planejamento multiestratégico adotado pelo Ministério da Saúde desde o início da gestão. Houve o lançamento do Movimento Nacional pela Vacinação, a adoção do microplanejamento. Além disso, o Governo Federal fez o repasse de R$ 151 milhões para ações regionais nos estados e municípios.

Mais dados

Como resultado, ao comparar 2022 com 2023, a cobertura vacinal de hepatite A passou de 73% para 79,5%. O primeiro reforço da pneumocócica passou de 71,5% para 78% neste ano. A polio alcançou 74,6% de cobertura, ante os 67,1% do ano passado. Entre as vacinas indicadas para menores de 1 ano, a que protege contra a febre amarela foi a que apresentou o maior crescimento. Ela passou de 60,6% no ano passado para 67,3 neste ano. Sendo que todos os estados registraram aumento de cobertura vacinal.

Outro destaque foi a vacina contra o papiloma vírus humano (HPV), que desde 2014 apresentava queda no número de doses aplicadas. A cobertura vacinal subiu 30% neste ano, mesmo com o incremento na população para a qual a vacina deve ser aplicada nesse período.

Melhora dos índices

O sucesso da estratégia de regionalização, a partir do microplanejamento, levou à melhora dos índices vacinais para a DTP, que protege contra a difteria, tétano e coqueluche, em todos os estados brasileiros e o Distrito Federal. Além disso, 26 unidades federativas aumentaram a cobertura contra a poliomielite e da primeira dose de tríplice viral. Também: 24 estados tiveram alta na cobertura contra a hepatite A meningocócica e segunda dose de tríplice viral; e 23 melhoraram a cobertura da vacina pneumocócica.

Ao longo de todo o ano, as equipes do Programa Nacional de Imunizações (PNI) percorreram o Brasil realizando oficinas com as secretarias de saúde e buscando soluções viáveis para a realidade de cada local. Entre as estratégias realizadas estão a vacinação extramuros, ampliação do horário das salas de imunização e busca ativa de não vacinados.

Por fim, a ideia foi permitir que o município se organizasse e se planejasse considerando a sua realidade local. Neste sentido, a estratégia de imunização foi adaptada conforme a população, a estrutura de saúde, a realidade socioeconômica e geográfica

Fonte: Da Redação

Polyana Girardi

Recent Posts

Anvisa atualiza composição de vacinas contra covid-19

Autorização foi feita hoje na composição das vacinas Spikevax

37 minutos ago

Taxa de desemprego entre mulheres foi 45,3% maior que entre homens

Dados do 3º trimestre do ano foram divulgados pelo IBGE

4 horas ago

Coleta de plasma bate recorde em dez meses de 2024, diz Hemobrás

De acordo com os dados levantados, volume é 7,2% superior ao captado em 2023

6 horas ago

Anvisa atualiza regras sobre implantes hormonais

Medida proíbe uso do produto para fins estéticos

6 horas ago

Julgamento de Bolsonaro e demais indiciados pode ocorrer em 2025

Cabe à PGR decidir se apresenta denúncia ao Supremo pelas acusações

7 horas ago

STF prorroga para 2025 prazo de conciliação sobre marco temporal

Reuniões estavam previstas para terminar em 18 de dezembro

22 horas ago