Cidades

Roraima registrou mais de 230 focos de fogo em 15 dias

Roraima registrou 237 focos de fogo nos primeiros 15 dias de outubro de 2023. Os dados são do Boletim Hidrometeorológico da Fundação Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Femarh) desta segunda-feira (16).

Conforme os dados, o município com maior incidência é Pacaraima, na fronteira com a Venezuela que registrou 39 focos neste período. O número representa 16,5% do total.

Logo em seguida vem o município de Normandia com 36 focos de fogo, o que equivale a 15,2%. O terceiro município com mais registros de queimadas é Caroebe com o total de 29 focos este mês, ou seja, 12,3%.

Acima da média

De acordo com o Boletim Hidrometeorológico, o número de queimadas em Roraima neste mês está acima da média e já é maior que todo o mês de outubro em 2022. Além disso, a previsão de fogo para os próximos três dias é de alto a crítico.

“A média de outubro em Roraima é de 106 focos; e a média anual é 2031. Já em outubro de 2022 registrou-se 117 focos de um total anual de 1223”.

Temporal

Apesar da forte ação do fenômeno El Niño, que causa aquecimento da costa e, consequentemente, a ausência de chuva na Amazônia, Roraima enfrentou um forte temporal neste fim de semana.

Conforme dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden/MCTI), o volume de água chegou a 54 mm de chuva, em menos de uma hora, e ventos intensos de 30km/h. O previsto pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), era de chuva de até 50 mm para o dia todo.

Além disso, segundo a Roraima Energia, foram mais de 700 ocorrências de danos causados por descargas atmosféricas, e ventos fortes que levaram árvores e objetos sobre a rede elétrica.

Na manhã de hoje a empresa afirmou que o tempo de atendimento ficou bastante elevado devido a alta demanda e a complexidade dos danos ocorridos como quebra de postes e redes rompidas.

Disse ainda que até o final do dia, todos os pontos críticos onde ainda falta luz devem estar reestabelecidos.

Inmet mantém alerta

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) manteve o alerta para chuvas intensas com perigo potencial até às 10h desta terça-feira (17).

Segundo o instituto, o alerta vale para os municípios que estão localizados nas regiões Norte e Sul de Roraima. O órgão prevê possibilidade de chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm por dia, além de ventos intensos entre 40 e 60 km/h

Fonte: Da Redação

Rosi Martins

Recent Posts

Tio é preso por estuprar a própria sobrinha no Cantá

Vítima relatou que a violência sexual acontecia pelo menos uma vez na semana enquanto sua…

9 horas ago

É falsa informação que imigrantes invadiram Hospital da Criança durante tiroteio

Imigrantes levaram um ferido ao hospital infantil em busca de atendimento, mas foram orientados a…

9 horas ago

HGR pede comparecimento com urgência de familiares de paciente

Claudiane Alencar Barbosa de 43 anos, está internada no setor de psiquiatria do hospital

9 horas ago

Ministério Público vai apurar denúncias relacionadas à falta de estrutura na maternidade reinaugurada do Governo

No início desta semana, uma família denunciou a morte de um bebê por falta de…

10 horas ago

Festejo Intercultural que celebra as tradições indígenas inicia neste sábado, 21, na Comunidade Canauanim, no Cantá

Serão três dias de festa para reunir os povos indígenas e não indígenas. Haverá competições,…

10 horas ago

TSE define regras para atuação da Polícia Rodoviária nas eleições

Portaria proíbe operações de bloqueio de trânsito

12 horas ago