Cidades

Roraima registrou mais de 230 focos de fogo em 15 dias

Roraima registrou 237 focos de fogo nos primeiros 15 dias de outubro de 2023. Os dados são do Boletim Hidrometeorológico da Fundação Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Femarh) desta segunda-feira (16).

Conforme os dados, o município com maior incidência é Pacaraima, na fronteira com a Venezuela que registrou 39 focos neste período. O número representa 16,5% do total.

Logo em seguida vem o município de Normandia com 36 focos de fogo, o que equivale a 15,2%. O terceiro município com mais registros de queimadas é Caroebe com o total de 29 focos este mês, ou seja, 12,3%.

Acima da média

De acordo com o Boletim Hidrometeorológico, o número de queimadas em Roraima neste mês está acima da média e já é maior que todo o mês de outubro em 2022. Além disso, a previsão de fogo para os próximos três dias é de alto a crítico.

“A média de outubro em Roraima é de 106 focos; e a média anual é 2031. Já em outubro de 2022 registrou-se 117 focos de um total anual de 1223”.

Temporal

Apesar da forte ação do fenômeno El Niño, que causa aquecimento da costa e, consequentemente, a ausência de chuva na Amazônia, Roraima enfrentou um forte temporal neste fim de semana.

Conforme dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden/MCTI), o volume de água chegou a 54 mm de chuva, em menos de uma hora, e ventos intensos de 30km/h. O previsto pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), era de chuva de até 50 mm para o dia todo.

Além disso, segundo a Roraima Energia, foram mais de 700 ocorrências de danos causados por descargas atmosféricas, e ventos fortes que levaram árvores e objetos sobre a rede elétrica.

Na manhã de hoje a empresa afirmou que o tempo de atendimento ficou bastante elevado devido a alta demanda e a complexidade dos danos ocorridos como quebra de postes e redes rompidas.

Disse ainda que até o final do dia, todos os pontos críticos onde ainda falta luz devem estar reestabelecidos.

Inmet mantém alerta

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) manteve o alerta para chuvas intensas com perigo potencial até às 10h desta terça-feira (17).

Segundo o instituto, o alerta vale para os municípios que estão localizados nas regiões Norte e Sul de Roraima. O órgão prevê possibilidade de chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm por dia, além de ventos intensos entre 40 e 60 km/h

Fonte: Da Redação

Rosi Martins

Recent Posts

STF prorroga para 2025 prazo de conciliação sobre marco temporal

Reuniões estavam previstas para terminar em 18 de dezembro

5 horas ago

Taxa de desemprego recua em 7 estados no terceiro trimestre, diz IBGE

Maior queda foi observada na Bahia, com recuo de 1,4 ponto percentual

7 horas ago

Escolas municipais conquistam 1º e 2º lugar no Prêmio Sebrae Tamanduá Bandeira

Trabalhos reafirmam o papel transformador da educação de Boa Vista na construção de um futuro…

9 horas ago

Prefeitura com Você reforça cuidado com a saúde do homem no Silvio Leite

Ação ocorre neste sábado, 23, no CRAS do bairro, oferecendo diversos serviços municipais à população…

9 horas ago

Arthur Henrique entrega 260 títulos definitivos para moradores de 35 bairros

A iniciativa busca garantir segurança jurídica, valorização dos imóveis e melhoria na qualidade de vida…

9 horas ago

Apostas enganosas: Ministério denuncia 25 canais online no YouTube

Sites recebiam dinheiro de apostadores e não pagavam prêmio prometido

11 horas ago