A Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) aprovou, nesta terça-feira (5), o Projeto de Lei que altera o nome do município de São Luiz para São Luiz do Anauá.
Conforme a justificativa do projeto, essa é uma demanda antiga dos moradores, que votaram em plebiscito pela alteração durante as Eleições Municipais 2024.
Além disso, o objetivo é apenas formalizar o nome, uma vez que a cidade é chamada de São Luiz do Anauá desde sua criação.
Entre as providências, fica determinado que a alteração do nome do município deverá ser implementada em todos os órgãos oficiais e documentos públicos no prazo de 180 dias, a partir da publicação da lei.
São Luiz foi emancipado pela Lei Federal n⁰ 7.009 de 1⁰ de julho de 1982 e nasceu nesta data a partir do desmembramento de Caracaraí.
Acredita-se que a maior parte dos pioneiros que colonizaram essas terras eram de São Luís, capital do estado do Maranhão. E, por isso, o local recebeu o nome de São Luiz para homenagear esses moradores.
Mas para diferenciar as cidades, nomearam a palavra “Luís” com “Z” e adicionaram “do Anauá” por causa do rio que corta a região.
Entretanto, no momento de registro do nome da cidade, a escritura foi emitida com o nome de São Luiz.
“Eu acredito que não é uma questão apenas de normas, leis, regras, mas também de respeitar a vontade da comunidade, de fortalecer o sentimento daqueles que lá estão, que é o sentimento de pertencimento”, frisou o pesquisador Maurício Zouein. “A cultura e a história são o poder de um povo, então esse reconhecimento da Casa Legislativa vai ao encontro da necessidade da população”, acrescentou.
Fonte: Da Redação
ALE abriu consulta on-line com 21 áreas temáticas sugeridas. Link está disponível até 25 de…
Foram cumpridos 24 mandados em Boa Vista, Caracaraí e São Luiz do Anauá
Evento acontece a partir das 09h de forma presencial e terá transmissão ao vivo pelo…
Mais de 40 negócios de empreendedores refugiados serão expostos na feira
Um morador da rua CC-31 reclamou que, apesar de pagar as contas em dia, dificilmente…
Serviços eleitorais, suspensos desde o dia 9 de maio para a preparação das eleições, volta…