Recursos foram trazidos pelo ex-senador Romero Jucá - Foto: Divulgação
A saúde em Caracaraí ganhou reforço com a nova Unidade Básica do bairro Santo Antônio. Antes, o local era uma invasão e, para ter acesso aos serviços de saúde, os moradores iam até outros bairros.
A dona de casa Laura Moraes, por exemplo, viveu essa dificuldade. Em alguns casos, ela não conseguiu o atendimento porque na Unidade fora do seu bairro, já não tinha mais vaga.
“Não ter acesso à saúde é desumano. Porque é um desrespeito à vida. E isso está na Constituição Federal. Ou seja, é um direito nosso”.
Porém, agora ela tem uma UBS perto da sua casa. “Eu vou no posto e sempre tem ficha. Então, eu sou muito bem atendida e isso traz a sensação de que houve uma preocupação com a gente aqui do bairro”.
Para construir a nova Unidade no bairro Santo Antônio, a Prefeitura usou os recursos que Romero Jucá trouxe. Por mês, a UBS atende 1.300 pessoas.
“Cuidar da saúde tem que ser prioridade. E é muito importante que as UBSs funcionem para que as pessoas tenham o seu atendimento perto da sua casa. Assim, elas não precisam sair de onde vivem ou mesmo ir para a capital”.
Nos últimos anos, Romero Jucá ajudou a construir e reformar 13 UBSs nos municípios do Sul de Roraima. Dessa forma, as prefeituras melhoraram o atendimento à população.
Assim também, ele garantiu mais dinheiro para a saúde com o Piso de Atenção Básica (PAB). Portanto, entre 2017 e 2019, os municípios receberam recursos extras para comprar material e equipamentos, bem como, atender outras necessidades da rede de saúde.
“A gente tem que melhorar os serviços nos municípios. Não adianta a capital ter uma boa estrutura se os municípios não têm. Porque isso faz com que as pessoas lotem as Unidades da capital. Então, quem vive no interior tem que ter a mesma atenção de quem mora na capital. E eu trabalho para isso”.
Romero Jucá conseguiu R$ 2,2 milhões para o PAB de Caracaraí, em 2017 e 2018. Da mesma forma, ele trouxe os recursos para a prefeitura comprar uma ambulância e uma van para o transporte de pacientes.
E a Laura, que usa os serviços do município, reconhece a importância desse trabalho. “Eu agradeço muito ao Romero Jucá. E, além disso, espero que venham mais recursos investidos onde há necessidade”.
Nos últimos anos, Romero Jucá também trouxe recursos para a Prefeitura melhorar a infraestrutura do município. Contudo, depois que os recursos estão na conta, é a Prefeitura que tem a responsabilidade de fazer as obras.
Asfalto em 21 ruas, sendo que 16 já estão recuperadas
Construção da Praça de Vista Alegre
Iluminação de LED na Orla e bairro Santo Antônio
Entrega de 11 veículos, entre caminhão de lixo, Van para a saúde e micro-ônibus para a assistência social
Revitalização da Orla
Veículos para a Guarda Municipal
Recuperação das vicinais 23, 29 e 31 da Vila Baruana
Recursos para as vicinais 1 e 2 de Serra Dourada
1 e 4 do Apuruí
Vicinal do Arco-Íris
1, 2 e 3 do Cujubim
Vicinal 5 de Petrolina
1 e 2 da Travessão do Novo Paraíso
Vicinal Bem-Querer
Fonte: Da Redação
Acrízio Silva Leite está solto desde agosto, com medidas cautelares, após decisão que revogou sua…
Ex-prefeito está internado no HGR desde a quinta-feira, 4. Ele foi preso pela PF por…
Encontro tem como foco a agricultura familiar e o uso sustentável dos recursos
Processo inicia na segunda-feira, 8, e será totalmente online
Ações ocorreram em todos os municípios do estado, sob o pretexto de “prestação de contas…
Ação ocorre de 9 a 12 de dezembro e orienta produtores sobre o descarte correto,…