Cidades

Sem ar-condicionado, falta de professores e mato tomando conta de terreno: pais de alunos denunciam precariedade de escola no Cantá

Pais de alunos da Escola Municipal Antônio Rodrigues Pinto, localizada na Vicinal 11, no município do Cantá, interior do estado, denunciaram ao Roraima em Tempo, a precariedade da estrutura e a falta de professores para atender a demanda da unidade.

De acordo com o relato de um pai que preferiu não ser identificado, o terreno foi tomado pelo mato. Do mesmo modo, existe apenas uma professora, que conta com a ajuda de uma assistente de aluno para ensinar sete turmas. As crianças ficam em duas salas pois o espaço é pequeno.

“A outra professora foi afastada e existe apenas duas pessoas tomando conta de sete turmas. As crianças estão dentro da sala só desenhando e assistindo, pois somente uma professora não dá conta de tantas salas. É assim que está a situação. Quando a gente questiona a Secretaria [ de Educação], ela diz que não pode por outro professor sem o seletivo porque está em época de eleições”, explicou.

O pai também explicou que há uma criança autista na turma e que não recebe o suporte adequado. “Tem uma criança autista que não tem acompanhante profissional.”

Estrutura da escola

Do mesmo modo, o homem explicou que a estrutura é tão precária que já ocorreu problema de  curto-circuito na escola. Além disso, as crianças permanecem em um espaço sem centrais de ar instaladas. Um das janelas têm apenas a grande sem o vidro de proteção.

“Já teve até um problema de  curto-circuito na escola. Toda o prédio precisa de uma reforma. Os matos tomaram de conta. A escola não tem muro, antes tinha uma cerca, mas se acabou. A escola só funciona pela parte da manhã com quatro ventiladores na parede e assim vai. Ate queriam mudar o horário para a parte da tarde […] nenhum dos pais concordou pois já é quente de manhã, imagina pela tarde”, explicou.

Veja imagens:

Assim, o homem também ressaltou a falta de material e até merenda na unidade. Por fim, explicou que já procurou a direção da escola para tentar resolver a situação, contudo, nada é feito.

Funcionários as vezes tem que fazer ‘vaquinha’ pra comprar folhas pra imprimir atividades e pra comprar alimentos pra merenda das crianças […] a direção só diz que vai resolver e semanas e mais semanas se passam e nada.”

Citado

O Roraima em Tempo procurou a Prefeitura do Cantá para posicionamento sobre o assunto. A Secretaria de Educação do município disse à reportagem que já ocorreu o reparo na rede elétrica da unidade e que as centrais de ar já estão na unidade para a instalação. Disse também que vai substituir os vidros que faltam nas janelas. Já sobre a falta de professores, esclareceu que segue o chamamento do processo seletivo, contudo, os profissionais não permanecem. E por fim, disse que vai colocar um cuidador na unidade para atender a demanda do aluno com autismo.

Fonte: Da Redação

Polyana Girardi

View Comments

Recent Posts

Voto não valerá como prova de vida nas Eleições de 2024, alerta TSE

Justiça Eleitoral esclarece que são falsos informes que vêm circulando sobre acordo com o INSS

29 minutos ago

Sine: confira as vagas de emprego desta quarta-feira para Roraima

Há cargos para candidatos com ou sem experiência registrada na carteira, além de vagas exclusivas…

2 horas ago

Enquanto empresa do senador Hiran recebe milhões do Estado, pacientes precisam recorrer à rede privada

Após anos de espera por uma cirurgia de catarata pela Sesau, uma paciente decidiu realizar…

3 horas ago

AGU protocola ação por danos climáticos contra a Amazônia

AGU pede ressarcimento de R$ 635 milhões pela criação ilegal de gado na Floresta Nacional…

15 horas ago

Vidraça do Pronto Atendimento do HGR cai com forte chuva, em Boa Vista; veja vídeo

Secretaria de Saúde informou que uma pessoa que estava no local sofreu escoriações mas sem…

15 horas ago

Candidaturas indígenas aumentam 14,13% nas eleições de outubro

Maior número proporcional de candidaturas de indígenas está no estado de Roraima, onde 7,10% do…

16 horas ago