Cidades

Semana do Meio Ambiente reúne integrantes de projetos sociais para troca de saberes em Boa Vista

O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado no dia 5 de junho, mas no programa Dedo Verde, da Prefeitura de Boa Vista, o cuidado com a natureza ocorre o ano todo. Por isso, nessa quarta-feira, 28, iniciou a Semana do Meio Ambiente no Horto Municipal.

O evento abre as portas para integrantes do Conviver e Cabelos de Prata, alunos de escolas indígenas e população em geral com o objetivo de promover troca de experiências até o dia 3 de junho.

Com o tema “A força silenciosa da natureza: Entre folhas e raízes”, o evento é feito pelos 185 integrantes do programa. Os visitantes conferiram uma exposição de plantas medicinais e participaram de um quiz que teve mudas produzidas pelo programa como premiação. Segundo a gerente do Dedo Verde, Elohana Cavalcante, a semana é uma extensão do trabalho feito pelos integrantes o ano inteiro, visando fortalecer a consciência ambiental.

“O Dedo Verde forma guardiões do futuro da natureza. Ensinamos aos jovens a protegerem o meio ambiente. Assim, os integrantes levam o conhecimento ambiental. Então, estamos de portas abertas durante esta semana para receber visitantes e a todos os que amam a natureza e desejam um mundo melhor”, disse.

Trocas de experiência

Isabelle Emanuelly, de 16 anos, recebeu os visitantes para a abertura do evento. Há 2 anos no Dedo Verde, a jovem adora ações como a troca experiências com visitantes e a doação de mudas produzidas. Para ela, a consciência ambiental é única e, no futuro, pretende seguir como educadora ambiental no programa.

“Me tornar uma integrante ajudou a aprofundar o meu interesse por plantas e o meio ambiente como um todo. O conhecimento que adquiri aqui é único. Aprendi coisas que não conhecia na escola. Para o futuro, espero voltar como educadora ambiental e ajudar na formação de outros jovens. Eu adoro o Dedo Verde”, disse.

O evento também é um espaço onde pessoas de todas as idades podem trocar experiências sobre plantas. A integrante do Cabelos de Prata, Ana Maria Luz, de 65 anos, adorou a amostra de plantas medicinais feita pelos jovens do Dedo Verde. Como amante da natureza, ela elogiou e enfatizou a importância do projeto na proteção do meio ambiente.

“A natureza agradece. Esse projeto é muito importante, porque aqui os integrantes saem com consciência. No Dedo verde, mudas e compostos orgânicos são produzidos. Então, isso ajuda cuidar do nosso planeta, algo essencial para a humanidade”, finalizou.

Dedo Verde e meio ambiente

 Com foco na proteção social, o Dedo Verde conta com ações educativas, ambientais, de saúde e atividades recreativas. Atualmente, conta com 185 integrantes, que dispõem de acompanhamento psicossocial e pedagógico para a prevenção de riscos, além de fortalecimento dos vínculos sociais e familiares e voltados ao protagonismo juvenil com ênfase na cidadania ambiental.

Fonte: Da Redação

Polyana Girardi

Recent Posts

Cães da GCM se despedem do serviço ativo e iniciam nova etapa em família

Luke e Stark foram adotados por condutores do grupamento devido ao vínculo já existente entre…

23 minutos ago

STF julga nesta quarta regras para juízes usarem redes sociais

Caso começou a ser analisado em 2022, mas foi paralisado após pedido de destaque

1 hora ago

Ebserh alerta para site falso de concurso da instituição

Segundo Ebserh, medidas estão sendo adotadas para a retirada imediata do site fraudulento

2 horas ago

Coronel investigado por bater e ameaçar esposa de morte é nomeado comandante do Comando de Policiamento da Capital em Roraima

Policial Weslley Santos foi promovido ao posto mais alto da corporação em dezembro do ano…

3 horas ago

Homem é amarrado em árvore por populares após furtar templo da Maçonaria em Alto Alegre

Suspeito teria furtado cabos de cobre e fiação de ar-condicionado e ainda oferecido o material…

4 horas ago

Mega-Sena acumula e prêmio vai a R$ 144 milhões

Apostadores não acertaram as seis dezenas do concurso 2.968

4 horas ago