Cidades

Semana do Meio Ambiente reúne integrantes de projetos sociais para troca de saberes em Boa Vista

O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado no dia 5 de junho, mas no programa Dedo Verde, da Prefeitura de Boa Vista, o cuidado com a natureza ocorre o ano todo. Por isso, nessa quarta-feira, 28, iniciou a Semana do Meio Ambiente no Horto Municipal.

O evento abre as portas para integrantes do Conviver e Cabelos de Prata, alunos de escolas indígenas e população em geral com o objetivo de promover troca de experiências até o dia 3 de junho.

Com o tema “A força silenciosa da natureza: Entre folhas e raízes”, o evento é feito pelos 185 integrantes do programa. Os visitantes conferiram uma exposição de plantas medicinais e participaram de um quiz que teve mudas produzidas pelo programa como premiação. Segundo a gerente do Dedo Verde, Elohana Cavalcante, a semana é uma extensão do trabalho feito pelos integrantes o ano inteiro, visando fortalecer a consciência ambiental.

“O Dedo Verde forma guardiões do futuro da natureza. Ensinamos aos jovens a protegerem o meio ambiente. Assim, os integrantes levam o conhecimento ambiental. Então, estamos de portas abertas durante esta semana para receber visitantes e a todos os que amam a natureza e desejam um mundo melhor”, disse.

Trocas de experiência

Isabelle Emanuelly, de 16 anos, recebeu os visitantes para a abertura do evento. Há 2 anos no Dedo Verde, a jovem adora ações como a troca experiências com visitantes e a doação de mudas produzidas. Para ela, a consciência ambiental é única e, no futuro, pretende seguir como educadora ambiental no programa.

“Me tornar uma integrante ajudou a aprofundar o meu interesse por plantas e o meio ambiente como um todo. O conhecimento que adquiri aqui é único. Aprendi coisas que não conhecia na escola. Para o futuro, espero voltar como educadora ambiental e ajudar na formação de outros jovens. Eu adoro o Dedo Verde”, disse.

O evento também é um espaço onde pessoas de todas as idades podem trocar experiências sobre plantas. A integrante do Cabelos de Prata, Ana Maria Luz, de 65 anos, adorou a amostra de plantas medicinais feita pelos jovens do Dedo Verde. Como amante da natureza, ela elogiou e enfatizou a importância do projeto na proteção do meio ambiente.

“A natureza agradece. Esse projeto é muito importante, porque aqui os integrantes saem com consciência. No Dedo verde, mudas e compostos orgânicos são produzidos. Então, isso ajuda cuidar do nosso planeta, algo essencial para a humanidade”, finalizou.

Dedo Verde e meio ambiente

 Com foco na proteção social, o Dedo Verde conta com ações educativas, ambientais, de saúde e atividades recreativas. Atualmente, conta com 185 integrantes, que dispõem de acompanhamento psicossocial e pedagógico para a prevenção de riscos, além de fortalecimento dos vínculos sociais e familiares e voltados ao protagonismo juvenil com ênfase na cidadania ambiental.

Fonte: Da Redação

Polyana Girardi

Recent Posts

Roraima reúne agricultores e movimentos sociais para debater o futuro do campo

Com o tema “Brasil Rural: Raiz da Vida, Fonte do Bem Viver”, o evento acontece…

2 horas ago

Paciente com doença renal denuncia cancelamento do TFD

Conforme relato, José de Sousa, chegou a viajar para Porto Alegre, no entanto, precisou retornar…

3 horas ago

Vacina contra bronquiolite está disponível em todas as UBS’s de Boa Vista

Imunizante é destinado a gestantes a partir da 28ª semana

3 horas ago

Estudo revela como o consumidor boa-vistense pretende gastar neste Natal

Pesquisa detalha os presentes mais buscados. Entre eles, estão roupas, perfumes, cosméticos e brinquedos

4 horas ago

Avenida Luiz Canuto Chaves recebe obras de recapeamento

Serviço da Prefeitura integra pacote de 81 trechos de ruas em 14 bairros de Boa…

5 horas ago

Divulgado edital do Programa Bolsa Atleta 2025, em Boa Vista

Interessados têm até o dia 30 de dezembro para se inscrever e concorrer a uma…

6 horas ago