Cidades

Senado: aprovado Projeto de Lei que obriga SUS a distribuir cordões com girassóis; item identifica pessoas com deficiências ocultas

A Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado, aprovou nesta quarta-feira (21) o Projeto de Lei que obriga o Sistema Único de Saúde (SUS) a distribuir o cordão de fita com desenhos de girassóis. O item identifica pessoas com deficiências ocultas. O projeto agora segue para a Comissão de Assuntos Sociais (CAS).

Dessa forma, o texto, de autoria do deputado federal Capital Alberto Neto (PL-AM), altera o Estatuto da Pessoa com Deficiência. Além disso, o relator da matéria na CDH foi o senador Plínio Valério (PSDB-AM), que apresentou parecer favorável à iniciativa.   

Para Plínio, a pessoa com deficiência que não apresenta características visíveis muitas vezes não é reconhecida enquanto tal pela sociedade. O que a expõe a constrangimentos e limitações quando tenta exercer seus direitos.

Além disso, o senador ressaltou, ainda, que o reconhecimento da deficiência é de grande importância, pois embora o cordão de girassóis já esteja previsto em lei, ele não é acessível a todos.

“Há custo envolvido em sua compra, o que acaba restringindo o alcance da medida justamente entre quem mais precisa dela”, argumentou ele.

A história e o projeto

Tudo começou com a mãe de uma criança autista, Flávia Callafange, que ao descobrir o cordão de girassol, o tornou ferramenta para identificação de uma deficiência oculta e por um pedido de mais empatia que teve um impacto tão positivo que ela buscou a organização responsável pela criação do cordão e difusão pelo mundo, a Hidden Disabiities Sunflower. Atualmente, as casas legislativas de todo país chamam a atenção para conscientização do cordão no Brasil. 

Fonte: Agência Senado

Polyana Girardi

Recent Posts

Obras do primeiro artista Yanomami são expostas no Museu de Artes de São Paulo

Exposição retrata experiências xamânicas da cosmologia Yanomami

19 minutos ago

Famílias podem embarcar no Expresso Natalino a partir deste domingo, 7

Programação segue até o dia 14 de dezembro, contemplando locais com a bela iluminação de…

1 hora ago

Mãe de adolescente morta a tiros em Rorainópolis critica liberdade concedida ao réu e pede celeridade para julgamento do caso

Acrízio Silva Leite está solto desde agosto, com medidas cautelares, após decisão que revogou sua…

2 horas ago

Justiça revoga prisão de Joner Chagas

Ex-prefeito está internado no HGR desde a quinta-feira, 4. Ele foi preso pela PF por…

2 horas ago

Conferência municipal debate futuro do campo e políticas públicas de desenvolvimento rural

Encontro tem como foco a agricultura familiar e o uso sustentável dos recursos

2 horas ago

Prefeitura abre período de matrículas para creches de Boa Vista

Processo inicia na segunda-feira, 8, e será totalmente online

4 horas ago