Cidades

Servidores do Governo RR não receberam PIS/Pasep e denunciam falta de repasse das informações

Servidores do  Governo de Roraima estão sem receber o PIS/Pasep. De acordo com a denúncia feita ao Roraima em Tempo nesta segunda-feira (26), o repasse da Relação Anual de Informações Sociais ao Ministério do Trabalho (Rais) não aconteceu.

O documento Rais, tem o objetivo do controle da atividade trabalhista no país, para identificar os trabalhadores com direito ao recebimento dos seus direitos.

Entenda

Todo ano, o Governo Federal lança o calendário de liberações. O pagamento do PIS/Pasep 2024 ano-base 2022 iniciou em 15 de fevereiro. No caso do Pasep, os pagamentos acontecem em seis lotes baseados no número final de inscrição. Dessa forma, o último dia de pagamento do PIS/Pasep foi no dia 15 de agosto.

Conforme um servidor que não quis ser identificado, ele foi até a Secretaria de Gestão Estratégica e Administração do Estado de Roraima (Segad) em abril.

“Fui na Segad pois eu não recebi. Quando cheguei lá, eles me informaram que houve um problema no eSocial e que eu iria receber na próxima rodada, contudo, não recebi. A última remessa foi paga no dia 15 de agosto, ou seja não terão mais pagamentos”, explicou.

Assim, o servidor retornou na Segad na última semana em busca de mais informações. “Retornei na Segad e me falaram que não tem previsão, pois o esse informativo – rais – o Governo não repassou para o Ministério do Trabalho”, disse.

A reportagem entrou em contato com o Governo de Roraima para posicionamento sobre o assunto. Por meio de nota, negou a denúncia e disse que enviou ao órgão competente, que é o Ministério do Trabalho e Emprego os arquivos de Relação Anual de Informações Sociais referentes ao ano-base de 2022.

Além disso, disse que problemas na declaração podem ocorrer devido divergências de cadastro nos assentos funcionais do servidor.

Outras denúncias sobre o pagamento aos servidores

Em julho, a reportagem também recebeu denúncia sobre a falta do pagamento de direito. Além disso, servidores apontaram que o problema acontece desde 2020.

Uma servidora, chegou a dizer que ao questionar a Segad sobre o Rais para que pudesse receber o PIS-PASEP referente ao ano-base de 2022 o problema não é resolvido.

“Vamos na Segad e eles só dizem que vão mandar. Pedimos documentos que comprovem que eles mandaram o documento e eles dizem que não podem fazer isso. Ou então, que o funcionário que pode nos fornecer não está lá no momento”, disse.

Fonte: Da Redação

Polyana Girardi

Recent Posts

AGU protocola ação por danos climáticos contra a Amazônia

AGU pede ressarcimento de R$ 635 milhões pela criação ilegal de gado na Floresta Nacional…

7 horas ago

Vidraça do Pronto Atendimento do HGR cai com forte chuva, em Boa Vista; veja vídeo

Secretaria de Saúde informou que uma pessoa que estava no local sofreu escoriações mas sem…

7 horas ago

Candidaturas indígenas aumentam 14,13% nas eleições de outubro

Maior número proporcional de candidaturas de indígenas está no estado de Roraima, onde 7,10% do…

8 horas ago

Familiares de grávida com diabetes gestacional e encaminhada para cesariana denunciam demora para realização de cirurgia na maternidade

De acordo com relato, paciente foi para a unidade devido ao seu quadro clínico. Acompanhante…

9 horas ago

Homem aguarda há dois meses Caer ativar serviço de esgoto em residência do Santa Tereza: ‘pago pela taxa de esgoto e não uso’

De acordo com o relato, morador entra em contato com a Companhia e recebe como…

10 horas ago

Eclipse parcial da lua acontece hoje; saiba como assistir pela internet

Observatório Nacional em quem vai transmitir o fenômeno ao vivo. Início do eclipse parcial deve…

11 horas ago