Cidades

Sistema de videomonitoramento, “bodycams” e integração com a população de Boa Vista contribuem para uma capital mais segura

Boa Vista chega aos 135 anos usando a tecnologia como aliada da segurança pública. Com mais de 90 câmeras de videomonitoramento instaladas em pontos estratégicos (como avenidas de grande circulação, praças e entradas de bairros), a capital tem utilizado recursos modernos para prevenir crimes, apoiar investigações e oferecer mais transparência nas ações da Guarda Civil Municipal (GCM).

A cidade também implantou equipamentos de leitura automática de placas (OCR), que permitem identificar veículos em tempo real. O sistema é utilizado como ferramenta de apoio em ações conjuntas com outros órgãos de segurança, especialmente na identificação de suspeitos e no combate ao crime organizado.

Outro avanço importante foi a adoção das câmeras corporais (bodycams) pelos guardas municipais. Os dispositivos registram áudio e vídeo durante atendimentos e patrulhamentos, trazendo mais segurança jurídica às abordagens e aumentando a confiança da população nas ações da corporação.

“Nos últimos anos, ganhamos em eficiência e transparência. O uso das tecnologias fortalece a atuação da GCM e aproxima o cidadão do trabalho das forças de segurança”, afirma o secretário municipal de Segurança e Ordem Pública, Cláudio Galvão dos Santos.

Integração e resultados práticos

Os dados mostram o impacto da estratégia. Em 2024, a Guarda Civil Municipal deu 236 apoios a outros órgãos de segurança e à população. De janeiro a junho de 2025, foram mais 110 atendimentos, sendo 69 direcionados a cidadãos, 53 à Polícia Civil e 6 a outras instituições. No total, foram 366 nos últimos dois anos, consolidando a atuação integrada entre município e demais esferas da segurança pública.

Transparência com o cidadão

Um diferencial adotado pela Prefeitura de Boa Vista é a disponibilização de imagens à população, mediante solicitação oficial. Moradores e comerciantes podem requisitar registros de câmeras para comprovação de eventos ou apoio em situações específicas.

Reconhecimento nacional

Em julho de 2025, o projeto foi reconhecido nacionalmente. Boa Vista foi uma das vencedoras do Prêmio InovaCidade 2025, durante o congresso Smart City Business América, em São Paulo. A capital recebeu destaque nas categorias “Integração Tecnológica para a Segurança” e “Gestão Inteligente de Municípios Brasileiros”. A premiação valoriza cidades que aplicam tecnologia de forma inovadora e eficiente, com impacto direto na vida da população.

Fonte: Da Redação

Lara Muniz

Recent Posts

Inscrições na residência em Medicina Veterinária seguem até 2 de fevereiro

Vagas são distribuídas nos seis programas de residência

58 segundos ago

Empretec abre inscrições em Boa Vista para nova turma de desenvolvimento empreendedor

Seminário é voltado para quem deseja empreender, já possui negócio ou busca melhorar a gestão

1 hora ago

É falso que beneficiários do Bolsa Família serão impedidos de sacar em dinheiro

Serviço de checagem Senado Verifica alerta para boato sobre mudanças no programa Bolsa Família

2 horas ago

Casos de síndrome respiratória grave estão em queda em quase todo país

Segundo Fiocruz, Região Norte ainda tem aumento de casos de influenza

3 horas ago

Prefeitura de Bonfim rescinde contrato milionário com construtora após investigação do TCE-RR

Contrato foi firmado com a empresa Prosolo no valor de R$ 16,4 milhões para serviços…

4 horas ago

Prefeitura entrega escola no bairro Araceli, com oferta de 840 novas vagas

Nova fase da educação municipal inclui mais unidades de ensino, mais vagas e transporte modernizado

4 horas ago