Foto: Jonathas Oliveira/Semuc/PMBV
Boa Vista chega aos 135 anos usando a tecnologia como aliada da segurança pública. Com mais de 90 câmeras de videomonitoramento instaladas em pontos estratégicos (como avenidas de grande circulação, praças e entradas de bairros), a capital tem utilizado recursos modernos para prevenir crimes, apoiar investigações e oferecer mais transparência nas ações da Guarda Civil Municipal (GCM).
A cidade também implantou equipamentos de leitura automática de placas (OCR), que permitem identificar veículos em tempo real. O sistema é utilizado como ferramenta de apoio em ações conjuntas com outros órgãos de segurança, especialmente na identificação de suspeitos e no combate ao crime organizado.
Outro avanço importante foi a adoção das câmeras corporais (bodycams) pelos guardas municipais. Os dispositivos registram áudio e vídeo durante atendimentos e patrulhamentos, trazendo mais segurança jurídica às abordagens e aumentando a confiança da população nas ações da corporação.
“Nos últimos anos, ganhamos em eficiência e transparência. O uso das tecnologias fortalece a atuação da GCM e aproxima o cidadão do trabalho das forças de segurança”, afirma o secretário municipal de Segurança e Ordem Pública, Cláudio Galvão dos Santos.
Os dados mostram o impacto da estratégia. Em 2024, a Guarda Civil Municipal deu 236 apoios a outros órgãos de segurança e à população. De janeiro a junho de 2025, foram mais 110 atendimentos, sendo 69 direcionados a cidadãos, 53 à Polícia Civil e 6 a outras instituições. No total, foram 366 nos últimos dois anos, consolidando a atuação integrada entre município e demais esferas da segurança pública.
Um diferencial adotado pela Prefeitura de Boa Vista é a disponibilização de imagens à população, mediante solicitação oficial. Moradores e comerciantes podem requisitar registros de câmeras para comprovação de eventos ou apoio em situações específicas.
Em julho de 2025, o projeto foi reconhecido nacionalmente. Boa Vista foi uma das vencedoras do Prêmio InovaCidade 2025, durante o congresso Smart City Business América, em São Paulo. A capital recebeu destaque nas categorias “Integração Tecnológica para a Segurança” e “Gestão Inteligente de Municípios Brasileiros”. A premiação valoriza cidades que aplicam tecnologia de forma inovadora e eficiente, com impacto direto na vida da população.
Fonte: Da Redação
Vídeo mostra momento do acidente no cruzamento da Av. Ataíde Teive com a Av. Nossa…
O Tribunal do Júri da Comarca de Caracaraí condenou, na última quinta-feira, 27 de novembro,…
Evento em parceria com o Sebrae reúne cerca de 600 estudantes de quatro escolas da…
Hiper e supermercados, além de vestuário, calçados e acessório, se destacam entre os setores que…
Ex-prefeito foi levado para a Penitenciária Agrícola de Monte Cristo e chegou a sorrir para…
Governo também lança plataforma para usuário bloquear CPF em jogos