A ex-prefeita de Boa Vista, Teresa Surita vai receber a medalha ‘Amigo da Primeira Infância 2023’. A condecoração é concedida a cinco pessoas ou instituições que se destacaram pela contribuição ao desenvolvimento, à atenção, à proteção ou à garantia de direitos da criança nos seus primeiros cinco primeiros anos de vida, cruciais para o desenvolvimento cognitivo e social.
Assim, a cerimônia de entrega da medalha vai acontecer no dia 23 de agosto, às 16 horas no Salão Nobre emBrasília, em alusão ao Dia da Infância, celebrado no dia 24 de agosto.
Serão também agraciados:
O trabalho realizado por Teresa em Boa Vista ficou conhecido no Brasil e no mundo e se tornou referência até para a criação de um programa do Governo Federal, o Criança Feliz. Assim, em 2011, quando Teresa se tornou deputada Federal, participou de capacitação sobre a 1ª infância em Harvard, nos Estados Unidos, e implantou seus conhecimentos em Boa Vista a partir de 2013, quando retornou à Prefeitura de Boa Vista.
Com a criação do programa Família Que Acolhe, em Boa Vista, milhares de mães passaram a ser beneficiadas com atendimento de pré-natal, leite da família, treinamentos sobre os cuidados com o bebê, a maneira correta da introdução alimentar, o fortalecimento do vínculo entre pais e filhos, dentre outras ações.
Além disso, a partir de então, a cidade passou a ser reconstruída com o olhar para as crianças. Onde elas pudessem ter o seu lugar garantido em uma praça, posto de saúde, na calçada, nos brinquedos específicos para cada idade. E que então incentivavam pais e mães a participarem das brincadeiras. Nas festas tradicionais da cidade, as crianças também tinham o seu espaço, com o cantinho da amamentação, espaços recreativos.
De maneira idêntica, na Educação, Teresa criou o currículo infantil voltado para a primeira infância. Com base no currículo nacional, do Ministério da Educação, reestruturou escolas, criou mais de 15 mil vagas em escolas e creches. E assim, implementou o ensino de robótica, fez parceria com a LEGO, capacitou todos os mais de 5 mil profissionais da Educação municipal com foco no desenvolvimento da criança.
Boa Vista é a única cidade brasileira, dos mais de 5.500 municípios do país, que oferece 7 meses de licença maternidade para servidoras públicas da prefeitura. Uma ação da gestão de Teresa enquanto prefeita. Esses 30 dias a mais da mãe com a criança são importantíssimos, porque é quando o bebê entra na fase da introdução alimentar. Logo, a presença da mãe também torna o bebê mais seguro, confiante e um adolescente e adulto mais compreensível e sensato em suas decisões.
“Com o conhecimento ao longo dos anos e da experiência, passamos a ampliar esse olhar, esse cuidado e a trabalhar na infraestrutura da cidade, pensando também nos pequenos. Em cada praça construída ou reformada, escolas, postos de saúde, calçadas e em todos os demais lugares públicos instalamos equipamentos interativos, fontes, playgrounds com pisos emborrachados, selvinhas amazônicas.“, afirmou Teresa.
Fonte: Da Redação
Reuniões estavam previstas para terminar em 18 de dezembro
Maior queda foi observada na Bahia, com recuo de 1,4 ponto percentual
Trabalhos reafirmam o papel transformador da educação de Boa Vista na construção de um futuro…
Ação ocorre neste sábado, 23, no CRAS do bairro, oferecendo diversos serviços municipais à população…
A iniciativa busca garantir segurança jurídica, valorização dos imóveis e melhoria na qualidade de vida…
Sites recebiam dinheiro de apostadores e não pagavam prêmio prometido