

Foto: Divulgação/Ascom DPE-RR
Os indígenas Waimiri Atroari agora podem solicitar a emissão do CPF, regularizar pendências cadastrais e obter orientações tributárias sem sair da região, graças a uma parceria firmada entre a Defensoria Pública de Roraima (DPE-RR) e Receita Federal. O Posto de Atendimento Avançado Virtual (PAV) é a primeira unidade de serviços dentro de uma área indígena no Brasil.
Localizada no Sul de Roraima e ao Norte do Amazonas, a Terra Indígena Waimiri Atroari abriga mais de dois mil indígenas. O povo, até então, enfrentava dificuldades para acessar documentos e serviços devido à distância geográfica.
O serviço é resultado de uma cooperação interinstitucional com a DPE-RR, por meio da Central de Atendimento e Peticionamento Inicial Indígena (CAPI-Indígena), que funciona dentro do Núcleo de Apoio Waimiri Atroari (NAWA) desde 2021, na emissão de documentos civis como certidões de nascimento e carteiras de identidade.
O Tribunal de Justiça, assim como o Instituto de Identificação do estado também já oferecem atendimento na comunidade. “A DPE, o Tribunal de Justiça e o Instituto de Identificação já estavam presentes com serviços na região. Agora, somamos a Receita Federal a essa rede de atendimento”, explicou o defensor público-geral Oleno Matos, ressaltando que “pela primeira vez, os serviços da Receita Federal chegam ao interior de uma terra indígena, promovendo cidadania plena aos Waimiri Atroari”. “Esse é um complemento do trabalho que já vem sendo feito pela Defensoria Pública, pelo Tribunal de Justiça”, pontuou.
O PAV funciona com o apoio de tecnologia digital. A unidade conta com computadores, acesso à internet via satélite, bem como equipamentos fornecidos pela Receita Federal e parceiros. Indígenas da própria comunidade receberam treinamento como agentes de cidadania para operar o sistema de atendimento virtual auxiliando os moradores no uso da plataforma online da Receita e fazem a interface com os servidores do órgão em Boa Vista.
Iaryny Saulo, é colaborador Kinja do PAV Waimiri Atroari, e explica que agora vai compartilhar o que aprendeu durante o treinamento com sua comunidade. “Compartilhando como nós aprendemos, como foi ensinado, né? É mais importante para a gente, para ter continuidade. O serviço é 24 horas aqui”, comemorou.
A superintendente adjunta da Receita Federal na Segunda Região Fiscal, Lurdes Tavares, disse que a inauguração do ponto de atendimento virtual é um marco para a Receita Federal. “Trazer para a população indígena a possibilidade de emissão de CPF, alteração ou até consulta a segunda via do CPF é muito importante, porque é mais um passo da cidadania”, ponderou.
Andréa Ribeiro, coordenadora da equipe regional dos pontos de atendimento da Receita na Região Norte, ressaltou o aspecto de inovação do projeto. “É fantástico. Vem para atender uma reivindicação, uma necessidade da comunidade”.
Conforme ela, com a ação as dificuldades logísticas para deslocamento dos indígenas estarão sanadas. “É importante aqui o trabalho da Defensoria, o trabalho do TJ, e agora o trabalho da Receita no ponto de atendimento”, concluiu.
Fonte: Da Redação
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