Cidades

Trânsito: 90% dos acidentes são causados por falha humana; desatenção e estresse estão entre os principais da lista

Com o tema “Desacelere: seu bem maior é a vida”, o movimento Maio Amarelo de 2025 chama a atenção para a necessidade urgente de um trânsito mais seguro e consciente no Brasil. Neste cenário, especialistas apontam um fator muitas vezes negligenciado, mas fundamental: a saúde mental dos condutores.
 

De acordo com a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (ABRAMET), 90% dos acidentes de trânsito no país têm como causa principal a falha humana. Desatenção, imprudência e imperícia são apontadas como os principais fatores. “Dirigir exige atenção constante, controle emocional e resposta rápida a estímulos diversos. Em um ambiente tão estressante quanto o trânsito brasileiro, especialmente nas grandes cidades, é essencial olharmos para a saúde mental como parte integrante da segurança viária”, afirma Ricardo Mattos, CEO da Vetor Editora, empresa referência em psicologia do trânsito no Brasil.
 

Segundo a Pesquisa de Mobilidade Urbana 2022, brasileiros que vivem em grandes centros chegam a passar, em média, 21 dias por ano presos no trânsito. Esse tempo elevado de exposição a congestionamentos, ruídos e pressão por produtividade impacta diretamente o bem-estar emocional e, por consequência, o comportamento ao volante. “Estresse, ansiedade e irritabilidade afetam diretamente a capacidade de atenção, julgamento e reação dos motoristas. A saúde mental em dia é uma aliada direta na prevenção de acidentes”, reforça Mattos.
 

Importância dos testes para um trânsito mais seguro

Assim, a avaliação psicológica para obtenção ou renovação da CNH é uma etapa importante para garantir condutores mais preparados. Entre as habilidades exigidas, estão aspectos cognitivos como memória, inteligência e três tipos de atenção: a concentrada, importante para avaliar o foco do motorista no ato de dirigir, a dividida, fundamental para avaliar a atenção a diferentes estímulos simultâneos; e por último a atenção alternada, vinculada a importância de se conseguir alternar o foco quando está conduzindo um veículo. Além desses aspectos, são avaliados a capacidade de juízo crítico, comportamento e traços de personalidade.
 

Avaliação de personalidade no trânsito

Um dos testes mais conhecidos para a avaliação da personalidade, no trânsito, é o teste Palográfico. “Quem já tem a carteira de habilitação, já conhece essa avaliação. No entanto, o que poucas pessoas sabem é que se trata de uma avaliação de personalidade. O tamanho do risco, a grossura, o espaçamento, tudo isso revela traços de personalidade que vão ter impacto na forma de dirigir. Por isso esse é um teste essencial para quem vai começar a conduzir um veículo”, explica
 

Fundamental para a introdução da avaliação psicológica no processo de avaliações compulsórias como a de CNH e porte de arma no Brasil, a Vetor Editora desde a sua fundação tem desenvolvido testes de qualidade e conta com instrumentos psicológicos atualizados com pesquisas nacionais. Tais instrumentos ajudam a melhorar não apenas a qualidade de vida no trânsito, mas contribuem com uma sociedade mais responsável, dentro e fora das estradas.

Fonte: Da Redação

Polyana Girardi

Recent Posts

Salário mínimo de R$ 1.621 começa a ser pago nesta segunda

INSS, seguro-desemprego e contribuições têm novos valores

34 minutos ago

Ossada humana é encontrada por crianças no Jóquei Clube

Crianças estavam brincando quando encontraram os restos da ossada ao lado da pista de cavalos

43 minutos ago

Embaixo de lonas, espaços improvisados e promessas: alunos da rede estadual esperam há anos por entrega de reformas de escolas na capital

Em Roraima, a realidade de algumas escolas estaduais vai na contramão do que é considerado…

2 horas ago

Sine: confira quase 80 vagas de emprego disponíveis para Roraima nesta segunda-feira, 2

Atendimentos são das 7h30 às 13h30. Interessados também podem acessar os aplicativos do Sine em…

3 horas ago

Idoso é preso por tráfico de drogas e cultivo ilegal de maconha em zona rural de Rorainópolis

Equipes apreenderam 50 pés de maconha, 416 gramas de maconha prensada e seca, 70 gramas…

17 horas ago

MEC lança edital para apoio a cursinhos populares no Brasil

Inscrições podem ser feitas até 27 de fevereiro pelo site gov.br/mec

19 horas ago