Cidades

TJRR é referência nacional ao investir em ações de sustentabilidade

Quando se fala em gerar energia limpa e renovável, Roraima se destaca. O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) publicou uma reportagem e citou o Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) como uma das Cortes que investe em ações importantes no campo da sustentabilidade.

“O projeto Lumen, elencado no PLS do TJRR e associado ao indicador referente a energia elétrica, permitiu que o órgão opere hoje com 100% de uso de energia solar”, diz um trecho na íntegra da reportagem do CNJ. 

Os tribunais brasileiros têm implementado ações onde consideram o que é ambientalmente correto e socialmente justo. Logo, os Planos de Logística Sustentável (PLS) estão previstos na Política de Sustentabilidade do Judiciário, conforme a Resolução CNJ n. 400/2021.

Eles possibilitam a coordenação do fluxo de materiais, serviços, ações e informações que circulam nas instituições. No plano, há objetivos e responsabilidades definidas, indicadores, metas, prazos de execução, mecanismos de monitoramento e avaliação de resultados.

Protagonismo

Conforme o presidente da Comissão Permanente de Sustentabilidade e Responsabilidade Social do CNJ, conselheiro Giovanni Olsson, a Política de Sustentabilidade no âmbito do Poder Judiciário, coloca a Justiça como protagonista.

“A sustentabilidade é mais do que um conceito transgeracional da nossa responsabilidade no presente para com as gerações futuras. É um referencial civilizatório, que afirma a dignidade da pessoa humana na vida em sociedade em perfeita sintonia com o planeta”, destaca.

O PLS de cada um dos 92 tribunais deve estar alinhado à Estratégia Nacional do Judiciário e, também, aos próprios Planos Estratégicos dos órgãos. Esse alinhamento inclui especialmente a Política de Governança de Contratações do órgão que, em conjunto com os demais planos institucionais e de Gestão de Pessoas, determina o caminho para que os tribunais sejam instituições eficazes, responsáveis e transparentes.

Portanto, o plano traz também a designação das unidades gestoras responsáveis pelo levantamento dos dados. Isso além da série histórica de gastos e consumos relativos aos indicadores mínimos, a metodologia de implementação, de avaliação do plano e monitoramento dos resultados. A cada ano, os órgãos consolidam seus resultados em relatórios específicos e informam ao CNJ a execução dos planos.

Energia limpa

Em Roraima, o projeto Lumen permitiu que o órgão opere hoje com 100% de uso de energia solar. Essa potência é gerada por 3.300 painéis solares instalados em todos os prédios das comarcas da capital e do interior do estado. De acordo com o Relatório Anual de Desempenho do TJRR, publicado no ano passado, a economia gerada pelo uso da energia solar equivale a menos 756 toneladas de gás carbônico (CO2) lançados à atmosfera e à preservação de 13.386 árvores.

Conscientização e sustentabilidade

A chefe do setor de Gestão Socioambiental do TJRR, Ana Lívia Sá, atribuiu os resultados à conscientização e sensibilização de magistrados, servidores, bem como estagiários e terceirizados do tribunal.

“É necessário combater o desinteresse e a falta de informação. Enquanto algumas pessoas possuem noção da importância da preservação ambiental, outras não se importam. Ou não agem para mudar o meio ambiente, pois não se sentem afetados pelas mudanças. Além disso, há quem não compreenda a urgência de repensar hábitos de consumo e métodos de produção, pois o conhecimento sobre o assunto infelizmente não é disseminado amplamente”, afirmou.

Fonte: Da Redação

Polyana Girardi

Recent Posts

Família de jovem assassinado denuncia dificuldades para liberação do corpo em IML de Roraima

Família aguarda desde o dia 1 de outubro para sepultar Jeferson Alves, morto na região…

27 minutos ago

Dupla é presa com R$ 66,2 mil e materiais de campanha da vereadora Juliana Garcia, em Boa Vista

De acordo com as investigações, suspeita é que dinheiro seria usado na compra de votos.…

39 minutos ago

Entidade antecipa proibição de cartão de crédito para pagamento de apostas online

Presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, estimou a participação dos cartões em 10%…

3 horas ago

Combate ao crime eleitoral: PF realiza operações no interior de RR neste sábado

Polícia Federal realizou ações em Pacaraima, Alto Alegre, São Luiz e Mucajaí. informações relacionadas à…

5 horas ago

Preço da gasolina sobe 9,2% e atinge R$ 6,68 em Roraima, aponta pesquisa

Monitor de Preços de Combustíveis indicam que, na região Norte, o abastecimento de um tanque…

5 horas ago

Polícia Federal deflagra operação e cumpre mandados na casa de Chiquinho Rufino, candidato a prefeito em Mucajaí

Investigação foi iniciada a partir de uma operação de combate a corrupção eleitoral que apreendeu…

5 horas ago