O Governo Federal por meio do Ministério das Comunicações (MCom) atuou em 2023 para estabelecer as diretrizes de implantação e evolução do Sistema Brasileiro de Televisão Digital Terrestre, a TV 3.0. Ela vai garantir a disponibilidade de espectro de radiofrequências para a sua inserção no Brasil.
Dessa forma, a nova tecnologia promete aumentar a qualidade da imagem, que irá saltar de Full HD para 4K ou até 8K. Ou seja, a imagem terá, no mínimo, quatro vezes mais pixels, além de melhorias na cor e na nitidez. O contraste também vai ser aprimorado, por meio de tecnologias de High Dynamic Range. (HDR). Com som imersivo, a tecnologia permite, ainda, que o telespectador tenha a sensação de imersão no ambiente virtual.
O ministro das Comunicações, Juscelino Filho falou sobre a importância do serviço. “A nova geração de TV Digital integrará o conteúdo transmitido pelo serviço de radiodifusão à internet, criando novos modelos de negócios e empregos“.
Do mesmo modo, em abril do ano passado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou o Decreto nº 11.484 sobre as diretrizes para o avanço da tecnologia no país e que garante a disponibilidade de radiofrequências para a sua implantação.
Seguindo o estabelecido no decreto, o MCom instituiu Grupo de Trabalho para propor um padrão tecnológico para a nova geração de TV digital no país, incluindo regulamentação, modelo de implantação no território nacional e cronograma de implantação para a TV 3.0. Esta foi uma etapa de preparação para a chegada da TV 3.0 no País, prevista para 2025.
Assim, o grupo é presidido pelo secretário de Comunicação Social Eletrônica do MCom, Wilson Wellisch. E reúne especialistas, cientistas, técnicos, acadêmicos e representantes da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), dos ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), da Fazenda e de entidades representativas do setor de Radiodifusão.
De acordo com Wilson Wellisch, esse novo padrão de televisão digital pode revolucionar a forma como o brasileiro acessa o conteúdo. “A implementação desta nova tecnologia de radiodifusão será importantíssima para uma mudança de patamar no setor. Inclusive no que se refere à concorrência imposta pelos serviços de streaming. Será um trabalho longo, mas, tal como foi na implementação da TV Digital, vamos participar de uma nova virada de chave na radiodifusão”, disse
Assim, Juscelino Filho apresentou, em agosto, o projeto brasileiro da TV 3.0 no maior evento de Radiodifusão da América Latina, o Congresso de Tecnologia e Negócios de Mídia e Entretenimento (SET Expo 2023).
No dia 27 de setembro, o MCom comandou a 3ª Reunião Ordinária do GT, onde foram discutidos os testes das tecnologias candidatas para a Camada Física do ecossistema da TV 3.0, responsável pela transmissão do sinal pelo ar.
Por fim, em outubro, o Ministério das Comunicações apresentou portaria estabelecendo diretrizes complementares para a canalização, cobertura do serviço e harmonização de faixas de frequência para implantação da evolução da TV 3.0. O documento consta em Diário Oficial da União.
Fonte: Da Redação
Reuniões estavam previstas para terminar em 18 de dezembro
Maior queda foi observada na Bahia, com recuo de 1,4 ponto percentual
Trabalhos reafirmam o papel transformador da educação de Boa Vista na construção de um futuro…
Ação ocorre neste sábado, 23, no CRAS do bairro, oferecendo diversos serviços municipais à população…
A iniciativa busca garantir segurança jurídica, valorização dos imóveis e melhoria na qualidade de vida…
Sites recebiam dinheiro de apostadores e não pagavam prêmio prometido