Cidades

Uerr abre sindicância para apurar conduta de servidores suspeitos de desviar recursos após operação Cisne Negro da PF

A Universidade Estadual de Roraima (Uerr) instaurou sindicância para identificar o envolvimento de servidores em suposto esquema de desvio de dinheiro, investigado pela Polícia Federal (PF). A denúncia veio à público com a deflagração da Operação Cisne Negro. A apuração da Uerr acontece no âmbito administrativo, paralelamente às investigações nas esferas criminal e civil.

“Nós temos o maior interesse em esclarecer isso. O trabalho da Uerr tem que ser muito cuidadoso, mas tem que ser rápido. Tenho certeza de que primeira resposta à sociedade será pela Uerr”, destaca o vice-reitor Edson Damas. Ele está conduzindo as deliberações sobre o assunto no Conselho Universitário (Conuni).

Do mesmo modo, Damas disse que o trabalho de sindicância será técnico e de análise documental e financeira. “A sindicância foi aprovada pelo Conuni, que é o órgão máximo de funções normativas, deliberativas, de planejamento e de fiscalização da Instituição”, ressalta.

O Conuni também determinou, ainda em abril, o afastamento das pessoas citadas no inquérito da Polícia Federal, que exerciam funções de chefia e de direção na Uerr, para que não haja qualquer interferência na apuração dos fatos. Segundo o vice-reitor, os trabalhos da comissão tem o prazo de até 90 dias para conclusão.

Com a conclusão do procedimento administrativo, se apontar que ocorreu conduta irregular, a Uerr vai abrir um um PAD (Processo Administrativo Disciplinar) contra o servidor, que pode culminar em várias penas, entre elas, a exoneração. Pode haver também o encaminhamento do processo para ressarcimento do dinheiro público junto à Procuradoria do Estado.

Fonte: Da Redação

Polyana Girardi

Recent Posts

Corpo de mulher é encontrado no loteamento Caburaí, zona Oeste da capital

Junto ao corpo, policiais encontraram munição de arma de fogo

38 minutos ago

Caminhão financiado de forma fraudulenta é localizado; polícia investiga suspeita de estelionato

O caminhão foi financiado utilizando dados de proprietária de uma concessionária

1 hora ago

Obras do primeiro artista Yanomami são expostas no Museu de Artes de São Paulo

Exposição retrata experiências xamânicas da cosmologia Yanomami

2 horas ago

Famílias podem embarcar no Expresso Natalino a partir deste domingo, 7

Programação segue até o dia 14 de dezembro, contemplando locais com a bela iluminação de…

3 horas ago

Mãe de adolescente morta a tiros em Rorainópolis critica liberdade concedida ao réu e pede celeridade para julgamento do caso

Acrízio Silva Leite está solto desde agosto, com medidas cautelares, após decisão que revogou sua…

4 horas ago

Justiça revoga prisão de Joner Chagas

Ex-prefeito está internado no HGR desde a quinta-feira, 4. Ele foi preso pela PF por…

4 horas ago