A Universidade Federal de Roraima (UFRR) realiza entre os dias 14 e 17 deste mês o II Seminário do Programa Interinstitucional (UFRR/UFOPA) Migrante Surdo (MiSordo) com o tema “Pelo direito de migrar”.
O evento será on-line com transmissão pelo canal do projeto no YouTube. Conforme a UFRR, o objetivo do encontro é debater a presença e o movimento imigratório de surdos ao Brasil. Além disso, o evento apresenta ações e projetos do Misordo.
A programação conta com quatro oficinas sendo elas: Introdução a Língua de Sinais Venezuelana (LSV); Introdução a Lingua Brasileira de Sinais (Libras); Educação de surdos bolivianos: entre pontos e contrapontos e o papel da língua no acolhimento de surdos migrantes venezuelanos.
Os interessados em participar das das oficinas temáticas podem realizar a pré-inscrição pelo link.
Já as inscrições para as mesas e apresentação de trabalho ocorrem no momento da transmissão do evento. Outras informações estão disponíveis pelo e-mail: programamisordorr@gmail.com.
Criado em 2020, o Misordo tem como coordenadores os professores Augusto Azerêdo, professora Adriane Menezes na UFRR e pela professora Thaisy Bentes na Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA).
De acordo com eles, o Misordo busca proporcionar acesso à comunicação por meio de projetos e ações como serviços essenciais e assessoramento à comunidade por meio da LSV, no caso dos surdos Venezuelanos, e demais línguas.
Conforme o Misordo, mais de duzentos surdos são atendidos, por meio de parcerias com ONGs, instituições religiosas e Universidades.
Fonte: Da Redação
Autorização foi feita hoje na composição das vacinas Spikevax
Dados do 3º trimestre do ano foram divulgados pelo IBGE
De acordo com os dados levantados, volume é 7,2% superior ao captado em 2023
Medida proíbe uso do produto para fins estéticos
Cabe à PGR decidir se apresenta denúncia ao Supremo pelas acusações
Reuniões estavam previstas para terminar em 18 de dezembro