Foto: Divulgação PMBV
A vacina da dengue está em dia? Então se liga! A partir desta segunda-feira, (10) a Prefeitura de Boa Vista, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, disponibiliza um lote do imunizante para 32 Unidades Básicas de Saúde do município.
O objetivo é vacinar o maior número de pessoas de 10 a 59 anos até o vencimento do lote, previsto para o dia 30 de junho.
Assim, o lote conta com pouco mais de 5 mil doses disponíveis para o público ampliado. Para se vacinar, basta apresentar o cartão de vacina, o cartão do SUS e um documento com foto. Após o dia 30 de junho, a faixa etária da imunização retorna para a população específica definida pelo Ministério da Saúde. Crianças de 10 a 14 anos.
Do mesmo modo, a vacinação contra a Dengue é uma das estratégias do MS para diminuir o número de óbitos em todo o território nacional. Visto que o imunizante diminui de forma significativa a possibilidade de agravamento dos casos, conforme explicou a superintendente de Vigilância em Saúde, Ana Paula Merval.
“Não temos óbitos registrados em Boa Vista, mas é muito importante que a população se previna e procure as unidades para se vacinar! Além do controle vetorial nos imóveis, porque temos outras Arboviroses que a vacina não abrange, como Zika, Chikungunya e outros. O controle vetorial é a principal forma de evitar a Dengue e a proliferação do Aedes aegypti”, disse
No mês passado, o resultado do Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) apontou Boa Vista como alto risco para a transmissão de Dengue em razão à proliferação do mosquito. Desde então, a prefeitura atua de forma estratégica no controle e prevenção das doenças transmitidas.
“A estratégia agora é proteger ainda mais a população. A partir de hoje, até o vencimento do lote, no dia 30, a gente já começa a vacinar esse público de 10 até 59 anos nas UBSs”, finalizou Ana Paula.
Em Boa Vista, as unidades básicas de saúde funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h as 19h, com exceção das UBSs Aygara Motta, Jan Roman Wilt e Olenka Macellaro, que funcionam em horário estendido, das 7h à meia-noite.
Confira:
Fonte: Da Redação
Suspeitos fugiram pela mata durante abordagem na BR-174 e não foram localizados
Alunos relatam calor, salas de aula sem estrutura básica e banheiro improvisado
Disputas marcam o encerramento da segunda rodada
Matéria está pronta para entrar na pauta do Plenário, que retoma as atividades neste mês
Medida permite o bloqueio de valores em contas intermediárias e a devolução de recursos em…
Em janeiro, valores estavam até 27% inferiores aos registrados há um ano atrás