Foto: Divulgação Semuc
Em comemoração ao Dia Nacional do Agente de Trânsito, celebrado em maio, a Prefeitura, por meio Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SEMOB) promoveu uma homenagem a esses profissionais que atuam na Superintendência Municipal de Trânsito (Smtran), reconhecendo o trabalho essencial por mais segurança nas ruas e avenidas de Boa Vista.
Para o secretário Daniel Peixoto, a data é mais que uma celebração: é um momento de valorização desses profissionais. “Reconhecer a coragem, a resiliência e o senso de dever dos agentes que enfrentam diariamente os desafios do trânsito é fundamental. Nosso compromisso é cuidar da mobilidade com planejamento e foco na vida”, afirmou.
Atualmente, há 94 agentes diariamente em atividades além da fiscalização. Eles desempenham funções fundamentais na educação para o trânsito, orientação de condutores, apoio a eventos e organização da mobilidade urbana. De acordo com a agente Angelice Janesko, o trabalho é essencial para a preservação de vidas.
“Infelizmente, há quem só aprenda com sanção administrativa. Não porque os agentes querem punir, mas porque muitas vezes essa é a única forma de impedir atitudes irresponsáveis que colocam em risco o próprio condutor e terceiros”, destacou.
Além da valorização dos profissionais, a Prefeitura de Boa Vista tem investido em estrutura e tecnologia para melhorar a mobilidade urbana. Em 2023, foram entregues sete novas viaturas à Smtran. Outras 15 devem ser incorporadas à frota ainda este ano.
A gestão também está focada na segurança dos ciclistas. Desde agosto de 2024, vem revitalizando ciclovias em diversos pontos da cidade. Houve a recuperação de 20 km até fevereiro de 2025. Atualmente, Boa Vista possui de 50 km de malha cicloviária. Ela atende a população que utiliza a bicicleta como meio de transporte.
Assim, a sinalização horizontal também tem recebido atenção, 117.134,43 m² de vias foram revitalizadas nos últimos três anos, contribuindo para mais segurança no tráfego. A cidade ainda conta com 91 pontos semafóricos, fundamentais para a fluidez do trânsito e redução de acidentes.
Em paralelo às ações da SEMOB, a capital participa da campanha Maio Amarelo e ações de conscientização, treinamento de direção defensiva, voltadas a condutores e servidores, eventos do município e ações de educação para o trânsito nas escolas públicas e particulares da capital.
Fonte: Da Redação
Vídeo mostra momento do acidente no cruzamento da Av. Ataíde Teive com a Av. Nossa…
O Tribunal do Júri da Comarca de Caracaraí condenou, na última quinta-feira, 27 de novembro,…
Evento em parceria com o Sebrae reúne cerca de 600 estudantes de quatro escolas da…
Hiper e supermercados, além de vestuário, calçados e acessório, se destacam entre os setores que…
Ex-prefeito foi levado para a Penitenciária Agrícola de Monte Cristo e chegou a sorrir para…
Governo também lança plataforma para usuário bloquear CPF em jogos