Cidades

Veja o que fazer em casos de interrupção de serviços de abastecimento de água, energia e internet

Os serviços públicos são comodidades para o bem-estar da população, que devem ser oferecidos de maneira adequada e segura, respeitando o princípio constitucional da eficiência. A exemplo do abastecimento de água, fornecimento de energia elétrica e serviços de telecomunicação, além da internet.

Em caso de interrupção do fornecimento, a defensora pública Elcianne Viana, explica que é necessário haver uma comunicação prévia da empresa para o consumidor.

“Esses serviços essenciais são considerados contínuos, então, havendo alguma falha na prestação de serviço, o consumidor tem alguns direitos, que devem ser resguardados. Por exemplo, deve haver comunicação prévia ao consumidor de que o serviço será desligado, deve ser informado o dia a partir do qual será realizado o desligamento e o desligamento deve ocorrer necessariamente durante o horário comercial”, explicou.

Conforme a lei nº 14.015/2020, é proibido a suspensão da prestação dos serviços públicos nas sextas-feiras, sábados, domingos, feriados ou no dia anterior ao feriado.

A defensora explica ainda que é importante que os consumidores estejam cientes de que, em casos de não cumprimento dessas regras por parte das empresas, eles têm o direito de ingressar com ação judicial.

“Caso não sejam obedecidas essas regras, é gerado o direito do consumidor de ingressar com ação judicial, até de indenização por danos morais. Então, é preciso ficar atento, se resguardar com provas, com informações desse descumprimento por parte das empresas para poder ter o direito de ingressar e ser eficaz com a propositura da ação segundo o direito que foi lhes dado”, afirmou.

Como contatar a Defensoria Pública de Roraima

Para obter orientação adicional ou solicitar apoio jurídico gratuito, os consumidores podem entrar em contato com a DPE-RR por meio do Whatsapp (95) 99168-4436. Ou então procurar a sede Cível, localizada na Avenida Sebastião Diniz, 1165, bairro Centro.

A população também pode utilizar o site consumidor.gov.br, para realizar denúncias contra empresas que descumprem o código de defesa do consumidor.

Fonte: Da Redação

Lara Muniz

Recent Posts

Apostas enganosas: Ministério denuncia 25 canais online no YouTube

Sites recebiam dinheiro de apostadores e não pagavam prêmio prometido

29 minutos ago

Veja 10 dicas para fazer compras seguras na Black Friday

Federação dos Bancos alerta que golpistas aproveitam período para criar lojas falsas em redes sociais…

2 horas ago

II Feira de Resultados de projetos sociais do TJ/RR acontece neste sábado, 23

Evento é aberto ao público e ocorre no estacionamento da praça Fábio Marques Paracat, às…

3 horas ago

Está aberta consulta ao lote da malha fina do Imposto de Renda

De acordo com a Receita Federal, cerca de 220 mil contribuintes receberão R$ 558,8 milhões

17 horas ago

Homem tenta fugir da polícia, perde controle do veículo, cai em lago e acaba preso com 2 kg de cocaína no Cantá

Suspeito tentou fugir para Bonfim. Prisão aconteceu nesta quinta-feira, 21

21 horas ago