Cidades

Workshop aborda manejo correto de resíduos de serviços de saúde em Boa Vista

Boa Vista é uma das capitais da Amazônia Legal e, por isso, a preservação do meio ambiente é prioridade. Para auxiliar grandes geradores de resíduos de serviços de saúde na capital, a prefeitura promoveu na noite desta quarta-feira (8), um workshop sobre manejo correto desses materiais. O evento ocorreu no auditório da Faculdade Cathedral e contou com mais de 220 participantes.

A iniciativa foi das secretarias municipais de Meio Ambiente (SEMMA) e Saúde (SMSA), onde foram apresentados três painéis: Apresentação do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS), pelo secretário municipal de Meio Ambiente, Alexandre Santos, O Papel da Vigilância Sanitária frente aos Resíduos de Serviços de Saúde (RSS), com o diretor do departamento de Vigilância Sanitária da SMSA, João Neto e Apresentação do Sistema BV Resíduos – Módulo RSS, por Elyton Silva, desenvolvedor de web.

“Estamos implantando no município a organização dos fluxos de todas as tipologias de resíduos gerados em Boa Vista. Além da área de saúde, nós já discutimos o manejo correto com grandes geradores de construção civil e domiciliares. Futuramente, vamos tratar sobre os resíduos de logística reversa, que envolve pilhas, pneus, baterias, lâmpadas e muito mais”, disse Alexandre.

Caminho sustentável

Sensibilizar os grandes geradores de resíduos sólidos que podem prejudicar o meio ambiente é um dos passos para garantir a segurança e saúde da população. Afinal, cuidar do meio ambiente é cuidar da vida, segundo a Dra. Deidra Campos, empresária e responsável técnica de uma clínica de odontologia em Boa Vista. Além disso, ela também é secretária do Conselho Regional de Odontologia de Roraima (CRO-RR).

“Participar desse workshop é uma responsabilidade com o meio ambiente. Essa informação nos ajuda a conseguir entender como funciona o processo de destinação dos resíduos que produzimos. Então, podemos buscar fazer tudo de forma correta e sustentável, cuidando do nosso ambiente e ar que respiramos”, contou.

O objetivo é agir em comunidade para garantir melhorias na capital, segundo o secretário adjunto da SMSA, Rodrigo Matoso. “Atividades como essa buscam conscientizar profissionais a se preocuparem com o bem-estar da própria empresa ou instituição e da população, melhorando a nossa saúde”, afirmou.

Fonte: Da Redação

Lara Muniz

Recent Posts

IEL-RR oferta vagas para programa de Bolsa de Inovação Tecnológica; inscrições seguem até 24 de maio

Bolsas chegam ao valor de R$ 1 mil. Programa está na sua 13º edição e…

12 horas ago

Roraima tem maior taxa de morte por intervenção policial do Brasil

Dados são do Mapa de Segurança Pública publicado neste ano; índice aumentou 225% entre os…

16 horas ago

Vacina contra a dengue usada no Brasil é pré-qualificada pela OMS

Este é o segundo imunizante que combate a doença pré-qualificado pela entidade

18 horas ago

Vila Olímpica de Boa Vista recebe etapa do ‘Meeting Paralímpico Loterias Caixa’

Mais de 100 competidores participaram do evento, nas modalidades de atletismo, natação e tiro com…

20 horas ago

Tabagismo responde por 80% das mortes por câncer de pulmão no Brasil

Estudo foi divulgado pela Fundação do Câncer, na Suíça

20 horas ago

Homem morre afogado no rio Branco ao tentar alcançar barco, em Boa Vista

Vítima de 35 anos morreu na região do Balneário Cat, após desaparecer na água; caso…

21 horas ago