Durante a primeira ação do Núcleo de Cidadania Adolescente (NUCA) em 2024, a Prefeitura de Boa Vista promoveu um workshop no Centro de Ciência, Tecnologia e Inovação (CCTI) nesta segunda-feira (6). Os temas abordados foram empoderamento feminino e igualdade de gênero. Com turmas divididas entre manhã e tarde, o evento recebeu 160 inscrições.
Se comprometendo com a agenda de políticas públicas voltadas à infância e adolescência, Boa Vista é um dos municípios com adesão ao processo para conquistar o Selo UNICEF, uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). O Núcleo é formado por adolescentes que se reúnem para discutir o próprio desenvolvimento, implementando ações e levando reivindicações à gestão municipal.
Para ministrar o workshop, o NUCA convidou “mulheres que inspiram”. Uma delas foi a secretária municipal de Gestão Social, Nathália Cortez. “Essa é uma forma de colocar os adolescentes como protagonistas da sociedade, falando sobre temáticas importantes que desenvolvam a conscientização. O aprendizado também chega até as famílias e amigos, alcançando mais jovens que podem participar dessas ações”, disse.
Uma consequência da desigualdade de gênero é a falta de igualdade salarial entre homens e mulheres, que recebem 21% a menos, segundo dados de 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), assim como menor acesso a cargos de liderança. Cícera Mangabeira, comandante geral da Guarda Civil Municipal, também foi convidada do Núcleo. E conforme ela, é uma honra ocupar um cargo tão relevante à sociedade.
“É uma responsabilidade muito grande estar na posição de liderança em uma área predominada por homens, mas conto com o apoio da tropa. Apesar de ser um desafio, estou muito feliz. Contar a minha trajetória para essas adolescentes é uma forma de incentivá-las a continuarem firmes”, contou a comandante.
Responsável por mobilizar as ações do NUCA, a estudante Maria Clara, de 17 anos, se emociona ao lembrar da infância. Isso porque a adolescente foi integrante dos projetos Conviver e ArtCanto, onde foi incentivada a buscar o melhor desenvolvimento social. E funcionou, pois agora, ela é quem incentiva outras crianças e adolescentes a seguirem os mesmos passos.
“A iniciativa de retomar as ações esse ano foi minha e estou feliz por receber apoio. Fui atrás de outros adolescentes também engajados em questões sociais, e juntos, estamos planejando os encontros. Jamais imaginei que estaria participando ativamente de algo assim, mas fui incentivada a lutar pelo que acredito, então estou fazendo exatamente isso”, disse a estagiária da Secretaria Municipal de Gestão Social (SEMGES).
A SEMGES aproveitou a ação do NUCA para assim estimular as adolescentes do Dedo Verde, ArtCanto, Conviver e Rumo Certo a conhecerem e se aproximarem dos temas abordados. Afinal, são questões que afetam as suas vidas. “Saber quais são os meus direitos, como posso agir e como posso lutar pela igualdade de gênero é muito bom para o meu futuro”, disse Emanuelly Paiva, integrante do ArtCanto há 7 anos.
Fonte: Da Redação
Autorização foi feita hoje na composição das vacinas Spikevax
Dados do 3º trimestre do ano foram divulgados pelo IBGE
De acordo com os dados levantados, volume é 7,2% superior ao captado em 2023
Medida proíbe uso do produto para fins estéticos
Cabe à PGR decidir se apresenta denúncia ao Supremo pelas acusações
Reuniões estavam previstas para terminar em 18 de dezembro