Foto: Divulgação PMBV
Sendo a gastronomia uma das principais expressões culturais de um povo, a Prefeitura de Boa Vista promoveu neste sábado, 20, uma aula-show especial com o premiado chef Felipe Bronze, voltada para chefs, empresários e apaixonados pela culinária na cozinha do restaurante Sesc Centro. O evento gratuito reuniu mais de 180 pessoas em uma experiência marcada por aromas e sabores, especialmente do Norte do país.
Felipe Bronze, dono de restaurantes reconhecidos nacionalmente e tendo duas estrelas no Guia Michelin, preparou um tambaqui utilizando ingredientes regionais, como o tucupi preto, destacando e valorizando a culinária local. Para o chef, participar do Mormaço Cultural em Roraima é uma experiência única. Vindo do Sudeste, ele uniu seus conhecimentos à gastronomia roraimense e compartilhar vivências do dia a dia da cozinha.
“Eu me considero afortunado e honrado com o convite da Prefeitura de Boa Vista. A cozinha é a maior e mais simples tradução cultural de um povo. A gastronomia daqui é riquíssima, pois carrega o beijo da Amazônia. Conheci muitos ingredientes que são comuns aqui por meio da profissão, mas que são raros no Sudeste. Agradeço muito a oportunidade de estar aqui e, com certeza, quero voltar mais vezes”, enfatizou o chef.
Dessa forma, Cristiane Carvalho, empreendedora e beneficiária da Agência Municipal de Empreendedorismo (AME BV), estava muito ansiosa para o evento. “É um sonho participar desse evento promovido pela Prefeitura de Boa Vista. Cheguei bem adiantada para poder aproveitar e entender bem a explicação do Felipe. É muito importante que a gente tenha essa valorização culinária em eventos como o Mormaço Cultural”, disse Cristiane.
Desde a primeira edição do Mormaço, Deisiane Passos participa então de rodas de conversas e palestras com outros convidados culinários. Dona de um restaurante da cidade, ela destacou a relevância da aula-show para os apaixonados pela culinária que moram em Boa Vista.
“A Prefeitura impulsionou esse movimento e ainda trouxe o Felipe Bronze, com estrela Michelin, o que só valoriza nossa culinária e pode impulsionar turismo e a gastronomia. O Mormaço também incentiva o uso de ingredientes regionais, com pratos autênticos e cheios de sabor. É uma explosão de sabores totalmente autênticos e a nossa cozinha só cresce”, disse a empreendedora.
Durante a programação dessa manhã, alguns chefs de Boa Vista ocorreu a homenagem de alguns chefs. Entre eles, Kalu Brasil, importante nome da culinária regional com mais de 40 anos de experiência. Ela agradeceu o reconhecimento, ressaltando a importância de iniciativas que enfatizem a gastronomia amazônica.
“Eu realmente estou muito feliz, porque sinto a valorização do meu trabalho. Não foi em vão o tempo que me dediquei à culinária. Já são 40 anos nessa área, e ser homenageada hoje é muito importante para mim, porque tenho certeza de que estou deixando um grande legado para o povo de Roraima. Muitas pessoas que chegam trazem a gastronomia de seus estados e não conhecem a nossa e eu estou deixando esse conhecimento para ser compartilhado”.
O chef Felipe Bronze ainda recebeu um presente de Kalu Brasil, um exemplar de seu livro “Kalu Brasil: Da aldeia para o mundo” e pelo chef Chico Roberto, proprietário do restaurante Quinta da Damorida, com a tradicional paçoca roraimense.
Fonte: Da Redação
Em 2025, município registrou mais de 24 mil atendimentos relacionados a transtornos e comportamentais
Criança contou para a psicóloga do abrigo que o idoso teria tocado em sua parte…
Suspeitou relatou à PM que apenas se defendeu da mulher da qual, segundo ele, está…
Suspeito fugiu do local após desferir diversos golpes de faca
Elvis Rafael Salcedo Gonzalez, de 25 anos, tinha acabado de sair do sistema prisional quando…
Apostas podem ser feitas até as 20h30, horário de Brasília