Cultura

Filme “A Queda do Céu”, com o xamã Davi Kopenawa, tem sessão livre em Boa Vista

A Hutukara Associação Yanomami (HAY) e a Aruac Filmes exibem o filme “A Queda do Céu!”, em sessão única em Boa Vista (RR), nesta terça-feira, 10, no Dia Internacional dos Direitos Humanos, a partir das 18h, na sala de cinema da Playarte Multiplex, no Roraima Garden Shopping.

A partir da profecia sobre o fim do mundo, o protagonista do filme Davi Kopenawa, que é xamã e presidente da (HAY), relata questões humanitárias, climáticas e ambientais aos napë pë [os não-indígenas, os brancos]. Em suas palavras, Davi fala do filme e do papel do cinema.

“Este filme é para mostrar ao povo da cidade o nosso trabalho, que é diferente, que não machuca a floresta, não machuca a nossa terra-mãe. É para eles sentirem, gostarem e respeitarem o nosso povo, nossa natureza, nossos rios. Assim, as futuras gerações vão continuar escutando a nossa fala. O filme tem uma força e uma energia muito forte. A força da mãe terra está mostrando para que o povo da cidade a respeite.”

Reahu

O filme centraliza a história na festa Reahu, ritual funerário e a mais importante cerimônia dos Yanomami. A ocasião reúne centenas de parentes do morto com a finalidade de apagar todos os rastros daquele que se foi e assim colocá-lo em esquecimento.

Além disso, o longa metragem apresenta a cosmologia do povo Yanomami, o mundo dos espíritos xapiri, o trabalho dos xamãs para segurar o céu e curar o mundo das doenças produzidas pelos não-indígenas. Do mesmo modo, apresenta ainda o garimpo ilegal, o cerco promovido pelo povo da mercadoria e a Vingança da Terra.

“A Queda do Céu” é um filme dirigido por Eryk Rocha e Gabriela Carneiro da Cunha. É inspirado no livro homônimo de Davi Kopenawa e o antropólogo francês Bruce Albert, fruto de uma relação de 30 anos entre eles. Conforme a Hutukara, o livro é considerado por muitos especialistas como uma das mais importantes obras contemporâneas.

O filme já ganhou nove prêmios, assim como já passou por mais de 60 festivais no mundo e no Brasil. Com produção de Aruac Filmes, mais do que buscar transpor o livro para o cinema, a intenção dos diretores foi elaborar um novo capítulo cinematográfico da obra literária, a partir de uma relação estabelecida desde 2017 com Davi Kopenawa, seu filho Dário Vitório Kopenawa, Bruce Albert, os Yanomami da casa coletiva de Watorikɨ, onde foram feitas as gravações e a Hutukara Associação Yanomami, que é co-produtora do projeto.

Estudantes tem entrada livre na sessão

Com a ameaça iminente da queda do céu e cercados por garimpeiros e epidemias xawara, o xamã Davi Kopenawa e a comunidade Yanomami de Watorikɨ, nos convidam a participar do ritual sagrado Reahu, e confrontam o “povo da mercadoria” com uma contundente crítica xamânica.

Para a exibição do filme, além de convidados da Associação Hutukara, estudantes da Universidade Federal de Roraima (UFRR), Universidade Estadual de Roraima (UERR) e Instituto Federal de Roraima têm entrada livre, mediante apresentação de identificação de estudantes das devidas instituições.

Com cerca de uma hora e quarenta minutos, durante a exibição, estará presente o protagonista da obra cinematográfica, o xamã e liderança Yanomami Davi Kopenawa. Ele fará uma fala de abertura, assim como seu filho Dário Vitório Kopenawa e o diretor Eryk Rocha.

Fonte: Da Redação

Rosi Martins

Recent Posts

Dia D contra dengue promove ações de conscientização em todo o Brasil

Atividades de prevenção serão feitas em todo o país no próximo sábado

3 horas ago

Ministério do Trabalho criará plataforma para atendimento ao cidadão

Projeto piloto tem início nesta quarta-feira, 11, no Rio de Janeiro

4 horas ago

Governo Federal deve implantar seis unidades para atender mulher indígena

Casas serão construídas conforme cada bioma do país

5 horas ago

Brasil bate recorde de geração de energia eólica em novembro

Informação foi divulgada pelo Ministério de Minas e Energia

6 horas ago

Mais de 41% dos resíduos urbanos tiveram destinação inadequada em 2023

Lixões receberam 35% do total de RSUs gerados no país no ano passado

7 horas ago

Ministério da Saúde entrega sete Polos Bases e reabre 100% dos serviços de atendimento no território Yanomami

Mais de 5 mil indígenas foram beneficiados pela reabertura de sete polos base, que totalizam…

9 horas ago